Juventude e Maturidade

O período da juventude é visto como período da formação da personalidade e em transição para a vida adulta, numa fase em que comportamentos imaturos são tolerados, considerados compreensíveis e relevados socialmente.

Exemplos disto são o uso de drogas psicotrópicas (anuladoras de cérebros e claramente prejudiciais à saúde), a prática irresponsável de esportes radicais (tendo seus riscos relativizados pela indústria do turismo e do lazer) e a promiscuidade (cujo valor intrínseco é a pessoa como produto descartável, própria dos tempos modernos, da indústria cultural).

Além disso, a sociedade tende a infantilizar a juventude, tanto os mais novos quanto os jovens adultos. O exemplo mais clássico disso é a chamada Geração Canguru. São adultos “boa vida” que estendem o período da adolescência, adiando a saída da casa dos pais, mesmo com emprego fixo e estabilidade econômica, não assumindo a responsabilidade da vida adulta.

Entenda aqui sobre a Síndrome de Peter Pan e Adulstescência

Porém, este comportamento infantil não deve ser encarado como natural, tolerável e necessário no período da juventude. É possível viver com racionalidade, antecipando o comportamento maduro para a fase adolescente sem perder a jovialidade.

Conscienciologia e Inversão Existencial

A Conscienciologia (ciência que pesquisa a consciência) estuda a técnica da Inversão Existencial (Invéxis), que consiste no planejamento técnico de toda a vida humana durante a juventude, focando na autopesquisa e assistencialidade, dispensando muletas místicas e religiosas.

Inverte a tendência cultural de pensar na assistência apenas após a aposentadoria priorizando-a desde a mocidade. O foco é no esclarecimento, ou seja, na ajuda às pessoas a pensarem por si mesmas com senso crítico, utilizando o incremento da intelectualidade para isso.

O inversor existencial pode, de maneira deliberada, ter uma vida útil desde a juventude, optando por adequar a vida em prol da evolução, primando pela autocrítica e discernimento nas escolhas de amizades, profissão, lazer e objetivos de vida.

A invéxis visa o estabelecimento de hábitos sadios e rotinas úteis, valorizando a maturidade independente da idade física. A profilaxia de engodos e falácias sociais é feita a partir da priorização da erudição e de debates técnicos produtivos.

A técnica da invéxis foi praticada e proposta pelo pesquisador Waldo Vieira e atualmente conta com centenas de pesquisadores e praticantes espalhados pelo Brasil e exterior.

Inclusive conta a ASSINVÉXIS (Associação Internacional de Inversão Existencial – www.assinvexis.org), instituição científica, sem fins lucrativos, voltada para a pesquisa, debate e ensino da técnica.

Para saber mais sobre esse tema, assista ao vídeo “É possível desenvolver a maturidade desde a juventude?“, no canal da Assinvéxis no YouTube.

Leitor ou leitora, antecipar a maturidade consciencial é uma prioridade para você? Evoluir e assistir são posicionamentos pessoais que só dependem da sua vontade.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Bibliografia

1. VIEIRA, Waldo. 700 Experimentos da Conscienciologia.  Rio de Janeiro, RJ: IIPC. 1994.

Filipe Colpo é pós-graduado em Psicologia Positiva, graduado em Psicologia e coautor do livro Inversão Existencial. É pesquisador da Conscienciologia desde 1996.