A seguir temos seis instrumentos da telecomunicação atual que esclarecem alguns atributos da comunicação consciencial:

1. Satélites: A visão do cosmos nos cobra lucidez quanto a esta realidade. Alimente suas idéias com princípios continentais e vontade solar, seus sentimentos com o sensoriamento da biosfera e ausculta estelar, suas energias através da convivência harmônica entre camadas troposféricas e ionosféricas. Observe seu universo.

2. Fibra Ótica: trazem para dentro do nosso núcleo visceral domiciliar outros universos de experiências. Sensações e sentimentos. Símbolos e pontos de vista: idéias novas. Fique em contato.

3. Rádio: A música sustenta o clima de comunicação. A entoação de sua voz mostra a sinfonia ou a dislalia de seus sentimentos, o ritmo transparece seu psiquismo, a harmonia sua maturidade. Eduque-se. Saiba como, onde e quando ouvir, quando, onde e como falar. Se coloque na posição de seu interlocutor quando ouvinte, experimente ser o receptor enquanto fala.

4. Telefone, televisão: Imagens e expressões chaves desencadeiam reações. Quem adota um lado não tem como conhecer o outro se estiver desligado. Vistorie e use toda a irradiação de sua comunicabilidade.

5. Aparelhagem audiovisual: Recursos didáticos para ensinar. Aprender a usar o máximo de nossos recursos de ensino conscienciais. Tente um novo paradigma. Recupere os cons.

MULTIDIMENSIONALIDADE. Todos vivemos isolamentos de segundos, meses, ou vidas. Usamos mecanismos de defesa a antipoluições conscienciais. Mesmo o escafandro explorador de águas abissais se comunica com a superfície.
Lembre-se: a consciência não pára também de se comunicar.

AUTOCONHECIMENTO. Escreva em um pedaço de papel oito artefatos de nossa tecnologia humana disponíveis para seu uso. Como eles, não é provável que tenhamos elaborado artefatos conscienciais catalisadores de nossa evolução, durante o ciclo de vivências intrafísicas?

  1. DAVIDOFF, Linda. Introdução a Psicologia. São Paulo: McGrall-Hill, 1983; p. 294-337.
    2. SIAMAR. A Questão Dos Paradigmas. Ntsc; s.d.; (vídeo de 38 minutos).
    3. VIEIRA, Waldo. Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1986; p. 529.
    4. XAVIER, Francisco Cândido. Renúncia. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, C1944; p. 27-28.