Histórico da ASSINVÉXIS

A ideia da Inversão Existencial foi proposta inicialmente em 1946 pelo pesquisador da consciência, Waldo Vieira – médico e odontólogo, ainda na sua juventude, aos 14 anos de idade. Contudo, devido à mentalidade conservadora da época não foi possível encontrar pessoas interessadas no assunto, somente na década de 90 houve massa crítica para que este tema viesse a ser estudado e debatido mais amplamente.

Em 1992, surgiu o primeiro Grupo de Pesquisa sobre a Inversão Existencial (Grinvex) no Rio de Janeiro, RJ, com os jovens estudantes da Conscienciologia, voluntários do IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia. A partir deste, outros grupos se consolidaram em diferentes cidades do Brasil e, posteriormente, em países como a Argentina e os Estados Unidos.

Vìdeo de Histórico da Invexologia

A primeira ideia de uma associação de inversão existencial surgiu em 1998 diante da necessidade de uma estrutura para dar suporte ao trabalho de pesquisa dos grinvexes. Em agosto de 1999, durante o I FIC (Primeiro Fórum Internacional de Conscienciologia) e II CIPRO (Segundo Congresso Internacional de Projeciologia) em Barcelona, o IIPC apresentou a primeira proposta de um departamento específico para dar assessoria aos assuntos de inversão existencial. Esta ideia amadureceu até o final do mesmo ano, sendo oficializada em dezembro, durante o Congraçamento do IIPC.

Este departamento – Assinvéxis – passou a auxiliar o trabalho dos grupos de pesquisa sobre inversão existencial, incentivando a produção de debates e artigos científicos, criando e divulgando eventos como a Biocam – Caminhada Bioenergética e o SIG – Simpósio do Grinvex, evento no qual, até hoje, pesquisadores jovens de todo o Brasil compartilham os resultados de seus trabalhos.

Com a sistematização dos Simpósios dos Grinvexes, houve um amadurecimento das pesquisas, desencadeando o II Congresso Internacional de Inversão Existencial, em julho de 2003. Durante este evento, identificou-se o aumento do número de jovens que chegavam com alto grau de maturidade consciencial às instituições conscienciocêntricas – ICs (instituições centradas na pesquisa da consciência), afinizados às ideias da Conscienciologia.

A crescente demanda de trabalho, em parceria com outras ICs, exigiu da Assinvéxis uma estrutura ampla e organizada, que superasse os limites departamentais do IIPC. Por este motivo, em 22 de julho de 2004, durante o III Congresso de Inversão Existencial, realizado no CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia, em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, a Assinvéxis tornou-se uma instituição independente.

Atualmente, a Assinvéxis conta com voluntários em todo o país e tem sua sede no Campus de Invexologia no bairro Cognópolis na cidade de Foz do Iguaçu. Atua promovendo cursos, palestras, publicações e eventos científicos sobre a técnica da Inversão Existencial.

Linha do Tempo da ASSINVÉXIS

1946 Proposta inicial da Técnica da Invéxis: Waldo Vieira, aos 14 anos de idade, apresentou pela primeira vez a técnica da invéxis. Entre as décadas de 40 e 70, não havia ambiente propício ao debate e à difusão desse tema, devido à mentalidade conservadora.

1991 Apresentação pública da Técnica da Invéxis: Em 1991, a invéxis foi lançada no I Congresso Brasileiro de Projeciologia, em Brasília (DF), passando a ser mais debatida e conhecida publicamente.

1992 Primeiro Grinvex: Inversores no Brasil e em outros países começaram a formar grupos de pesquisa da invéxis, com reuniões regulares, visando o estudo em equipe e a troca de experiências. Esse grupo denominou-se Grinvex – Grupo de Inversores Existenciais. O grinvex, primeiro grupo de pesquisa do IIPC, foi fundado no Rio de Janeiro, RJ, realizando a primeira reunião em 9 de fevereiro de 1992.

1994 700 Experimentos da Conscienciologia: Publicação do livro “700 Experimentos da Conscienciologia”, com sessão nº 37 (Invexibilidade) totalmente dedicada à Invéxis, apresentando os fundamentos técnicos da técnica..

1994 Publicação do 1° Jornal da Invéxis: Em agosto 1994 foi lançado o 1° Jornal da Invéxis pelo grinvex São Paulo, publicado em mais 21 edições até o ano de 2008.

1997 Iº Simpósio Interno do GRINVEX (SIG): Em julho de 1997 foi realizado o Iº Simpósio Interno do GRINVEX (SIG).

1998 Iº Congresso Internacional de Inversão Existencial (CINVÉXIS): Em 23 de janeiro de 1998, foi realizado em Florianópolis (SC) o Iº Congresso Internacional de Inversão Existencial (CINVÉXIS). Neste mesmo ano, começaram os debates para criação de uma instituição específica para o estudo da técnica da invéxis.

1999 Criação da ASSINVÉXIS: A partir de 1999 iniciou-se as atividades da ASSINVÉXIS, denominada na época de “Assessoria Internacional aos Inversores Existenciais”, durante o I Fórum de Investigación de la Conciencia – I FIC, II Congresso Internacional de Projeciologia, realizado em Barcelona, Espanha.

2001 Primeiro SIG Internacional: Em 26 de maio de 2001, foi realizado o primeiro SIG fora do Brasil, Simposio del Grinvex, em Madrid, na Espanha.

2003 Iª SINVÉXIS e IIº CINVÉXIS: Em 2003 foi realizado a Iª Semana da Invéxis e IIº CINVÉXIS, em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.

2004 Lançamento da ASSINVÉXIS – IIª SINVÉXIS e III CINVÉXIS: Vinculado ao IIPC até 2003, a ASSINVÉXIS tornou-se Instituição Conscienciocêntrica, independente, em 22 de julho de 2004, durante o III Congresso Internacional de Inversão Existencial, em Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

2004 Lançamento do Teoria e Prática da Inversão Existencial (TPIE): Realização da 1ª turma do Curso Teoria e Prática da Inversão Existencial (TPIE), em Foz do Iguaçu, PR.

2005 IIIª SINVÉXIS e IVº CINVÉXIS: Em 2005 foi realizado a IIIª Semana da Invéxis e IVº CINVÉXIS, em Foz do Iguaçu/PR, Brasil.

2005 Iª Qualificação Docente Invexológica: 2006 Lançamento do Prática da Tridotação na Invéxis: Realização da 1ª turma do Curso Teoria e Prática da Inversão Existencial, em Foz do Iguaçu, PR.

2007 Lançamento do Curso Currículo do(a) Inversor(a) Existencial: Realização da 1ª turma do Curso Currículo do(a) Inversor(a) Existencial, em Foz do Iguaçu, PR.

2008 Aquisição do terreno para construção do Campus de Invexologia.

2011 Lançamento do livro Inversão Existencial: Lançamento do livro “Inversão Existencial: autoconhecimento, assistência e evolução desde a juventude” pela Editora Editares.

2013 Realização do curso ECP3 no Hotel Rafain em Foz do Iguaçu com 306 participantes

2013 Lançamento do laboratório Serenarium

2013 Lançamento do Projeto Laboratório Alameda Técnica de Viver

2013 Construção das primeiras moradias no Campus da Assinvéxis

2014 Construção do Auditório da Assinvéxis no Campus de Invexologia

2016 Lançamento da Sede Administrativa da Assinvéxis no Campus de Invexologia

2016 Realização do curso Teoria e Prática da Inversão Existencial na Finlândia

2017 Realização do curso ECP3 no Hotel Mabu Interludium com 174 alunos.

2018 Lançamento do Centro de Apoio ao Serenauta no Campus de Invexologia.

2019 Realização da 1ª edição do Curso Prática da Cosmovisão na Invéxis, viagem internacional de 14 dias pela Europa passando pela Finlândia e Inglaterra contando com a participação de 56 alunos. O curso teve como objetivo proporcionar aos alunos ampliação da cosmovisão pessoal por meio do contato com culturas e sociedades diferentes da brasileira, observadas a partir da Invexologia.