Propositor: Waldo Vieira

Nascido em 12 de abril de 1932, em Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil, Waldo Vieira formou-se em Medicina e Odontologia pela Universidade de Uberaba, MG, e fez pós-graduação em Plástica e Cosmética em Tóquio, Japão. Dessomou (descartou o corpo físico) em 02 de julho de 2015, aos 82 anos, na cidade de Foz do Iguaçu, PR.

Vieira em seu local de tabalho no Holociclo, CEAEC.

Autor de 4 tratados e mais de 20 livros, Vieira dedicou sua vida aos estudos da consciência e aos fenômenos ligados à sua manifestação, dentre eles, a projeção da consciência para fora do corpo físico. Foi projetor consciente desde os 9 anos de idade e durante 19 anos dedicou-se integralmente à pesquisa e escrita do tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, lançado em 1986, o qual embasa as ciências Projeciologia e Conscienciologia, propostas por Vieira.

Em 1988, juntamento com um grupo de pesquisadores, fundou na cidade do Rio de Janeiro o Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), que mais tarde passou a ser chamado de Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC).

Na última década e meia de sua vida, desenvolveu pesquisas no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Com a doação de sua biblioteca particular ao CEAEC, foi possível estruturar a Holoteca, que dispõe de um dos maiores acervos do mundo relacionado ao tema consciência e experiências fora do corpo.

Vieira dessomou em 2015 aos 82 anos deixando como legado uma obra vasta sobre as pesquisas da consciência. Além do tratado Projeciologia e 700 Experimentos da Conscienciologia, é autor das seguintes obras conscienciológicas: Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo; Manual da Proéxis; O que é Conscienciologia; Nossa Evolução; Manual da Tenepes; Manual da Dupla Evolutiva; Nossa Evolução; Homo Sapiens Reurbanisatus; Homo Sapiens Pacificus; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; Léxico de Ortopensatas; além de ser organizador e autor da maior parte dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.