Planejar a vida é essencial para o bom desenvolvimento do projeto de vida. Ainda mais na atual era da fartura de informações e de recursos que podem ampliar as alternativas ou gerar dispersão. Discutiremos como planejar a vida desde a juventude aplicando uma técnica para se viver de modo mais linear quanto ao projeto de vida.

Planejar a vida desde cedo otimiza as possibilidades de conquistas na idade madura.
Qual a relevância de planejar a sua vida?

Planejar para alcançar

Planejar envolve a elaboração de um plano de ações para se atingir determinado objetivo. De modo geral, todo planejamento envolve 7 perguntas básicas a serem respondidas com precisão:

  • O que realizar?
  • Para que realizar?
  • Por que realizar?
  • Para quem realizar?
  • Como realizar?
  • Quando realizar?
  • Onde realizar?

Assim, planejar envolve programar objetivos contendo metas e prazos para sua realização. Mas quando esta programação refere-se a nossa própria existência?

Algumas pessoas realizam uma programação existencial, ou proéxis, antes de renascer, realizando um curso preparatório durante o período entre vidas, o curso intermissivo.

Assim, analisam previamente o que necessitam realizar em termos evolutivos na próxima vida. Planejar a vida aumenta a probabilidade de acerto assistencial em sua existência intrafísica.

Porém, a maioria das pessoas que realizaram tal plano de vida não tem a lembrança exata do que necessitam realizar. Elas possuem um forte senso de propósito em conjunto com seus valores, e acessam gradualmente mais informações sobre sua programação planejada antes de nascer.

Em muitos casos ocorrem desvios. A falta de clareza frente ao que se quer realizar pode causar melancolia perante a própria existência. Similarmente se dá quando não conseguimos alcançar aquilo que se pretende por não planejar.

De fato, para evitar tal condição, torna-se necessário priorizar o planejamento de um projeto de vida desde a juventude. Assim, planejar a vida otimiza as potencialidades e organiza o futuro com base na experiência e no presente.

Atualmente, o jovem nasce com fartura de informações e de recursos. Isso pode ampliar as possibilidades e alternativas de escolha. No entanto, sem organização de vida e planejamento, pode gerar dispersão pela grande quantidade de estímulos.

Deste modo, é urgente priorizar e convergir os interesses precocemente, visando aproveitar ao máximo esta existência para materializar os objetivos traçados no curso intermissivo.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Técnica da Inversão Existencial

Esta é a proposta da técnica da inversão existencial (invéxis): planejar a vida desde a juventude, priorizar a evolução, a assistência, a maturidade e o parapsiquismo.

Deste modo, temos um método profilático quanto às dispersões e imaturidades comuns da adolescência. Planejar desde cedo é enaltecer o discernimento (mentalsoma), utilizar a inteligência e se apropriar das vantagens da precocidade a favor da assistência aos outros.

Portanto, busca-se ampliar a lucidez quanto aos objetivos a alcançar, de modo a planejar ao máximo a vida humana (maxiplanejamento), utilizando os aportes recebidos. Assim, reduzimos as possibilidades de desvio da rota traçada.

Planejar a vida não deve ser algo estanque ou rígido, ocorrência natural no início de qualquer planejamento. Todo plano exige monitoramento e aprimoramento constantes.

A proposta da invéxis é planejar as ações de curto, médio, longo e longuíssimo prazo até os 26 anos. É quando o corpo biológico amadurece por completo.

Além disso, as metas de vida devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizáveis (SMART).

Também, os objetivos devem envolver valores assistenciais, produtivos para quem os alcança e para o maior número possível de pessoas, com qualidade.

Por fim, intrínseco ao planejamento, há o apreço por uma ética ampla e multidimensional, também conhecida como moral cósmica (cosmoética) em que predomina o discernimento e o critério de que aconteça o melhor para todos.

Dificultadores e Facilitadores do Planejamento de vida

Até aqui vimos a pertinência em planejar a vida e uma técnica direcionadora dos esforços do jovem. Contudo, faz-se necessário o estudo de variáveis influenciadoras do planejamento, afinal, são elas que iremos considerar para analisar a viabilidade do plano. Vejamos a seguir:

Dificuldades em Planejar a Vida

Existem muitos fatores atravancadores do bom desenvolvimento do planejamento de vida. Dentre eles, listamos 6 elementos que podem desviar o jovem:

  1. Acomodação.
  2. Desorganização.
  3. Falta de objetividade.
  4. Imediatismo.
  5. Perfeccionismo (medo de errar e do que os outros vão pensar).
  6. Reatividade (esperar que as coisas se resolvam).

Primeiramente, a acomodação é ficar na zona de conforto pessoal pensando já ter conquistado feitos relevantes e nem sequer ousar ir além da esfera de atuação cômoda por medo.

Já a desorganização é a manifestação da entropia pessoal, desordenada sem métodos, sistemas, procedimentos ou critérios para conduzir a vida. Nenhum planejamento bem-sucedido se assenta na desorganização.

Também, a falta de objetividade é o caminho mais rápido para o fracasso. Neste caso, é difícil saber onde se irá chegar. Planejar a vida pela invéxis é ter objetivos evolutivos ousados bem definidos.

Ainda, o imediatismo aparenta ser algo bom, com respostas de bate-pronto. Mas não é! Planejar exige refletir e discernir sobre as variáveis, opções, caminhos, métodos e objetivos. Esse processo não se dá de imediato, precipitado. A precipitação pode levar o jovem a queimar a vela pelas duas pontas.

Por outro lado, o perfeccionismo pode enrijecer e travar a manifestação do inversor existencial. Isso se dá pelo medo excessivo de errar e do que os outros vão pensar a seu respeito.

Por fim, o comportamento reativo no lugar do proativo pode ocasionar perdas de oportunidades. A pessoa espera que outros tomem as decisões da própria vida e vê as coisas acontecerem enquanto ela deveria tomar as rédeas da própria vida.

Para evitar os dificultadores do planejamento de vida, o jovem precisa desenvolver a capacidade de perceber, avaliar e criticar (autocrítica) seus pensamentos, sentimentos e atitudes (pensene).

Otimizações para Planejar a Vida

O planejamento, assim como na vida, não é feito apenas de variáveis ruins. Portanto, separamos 6 elementos otimizadores para planejar a vida desde a juventude:

  1. Abertura às mudanças.
  2. Autoconfiança nos próprios pontos fortes.
  3. Autorganização.
  4. Comprometimento com o planejado.
  5. Flexibilidade para adaptações.
  6. Proatividade.

De fato, a vida envolve muitos desafios e surpresas, de modo que é necessário adotar postura aberta às mudanças. Planejar a vida demanda abertura às mudanças.

Além disso, um bom plano de vida conta com a autoconfiança do planejador. Afinal, estamos falando da própria vida. Encarar os fatos e buscar os bônus e os ônus da evolução está adstrito à técnica da invéxis.

Deste modo, também é necessário se organizar para levar tudo de eito. Todas as áreas da vida humana são abarcados pelo maxiplanejamento, com ordenação.

Assim, se facilita o comprometimento com o planejado — outro requisito notável dentro do escopo do projeto pessoal. Sem comprometimento, deixamos um hiato entre a motivação e a realização.

Todas as variáveis mapeadas ainda não serão suficientes para garantir o sucesso do projeto de vida. Portanto, é indispensável desenvolver a flexibilidade, o famoso jogo de cintura, para se adaptar a quaisquer situações e garantir o sucesso do plano.

Por fim, é necessário antecipar os futuros problemas e mudanças ao invés de esperar acontecer ou só reagir. A unidade de medida de invéxis é a capacidade antecipatória.

Conclusão

Quem aplica a técnica da invéxis é considerado inversor ou inversora, pois inverte o fluxo comum da vida humana e antecipa uma série de atitudes para uma vida mais equilibrada e produtiva.

Um dos aspectos-chave mais desafiantes do planejamento inversivo é levar todas as áreas da vida em conjunto com o desenvolvimento das percepções além dos cinco sentidos (parapsiquismo) e a materialização de gestações conscienciais de ideias libertárias. Entre as gescons, destaco: livros, artigos, cursos e instituições — exemplificadas na teoria e na prática pelo próprio autor.

Um dos principais objetivos da inversão existencial é a conquista antecipada da condição de desassediado permanente total (desperto), ou aquele que não sofre mais com interferências negativas de outras consciências a partir de seu saldo de assistência e autopesquisa realizada.

Essas condições, são factíveis através do planejamento da vida humana considerando a aplicação exemplar da técnica da invéxis.

→ Veja também: Como ser técnico na vida sem ser paranoico?

E você, tem interesse pela aplicação da invéxis? Já realiza o planejamento de sua vida desde a juventude ou ainda se apoia na filosofia do deixa a vida me levar?

A ASSINVÉXIS é uma instituição especializada na educação e pesquisa quanto à técnica da inversão existencial, auxiliando as consciências a priorizarem sua evolução desde a juventude.

Dúvidas, elogios ou questionamentos? Seu comentário é muito importante para nós!