Projeciologia

A Projeciologia (Latim: projectio, projeção; Grego: logos, tratado) é a ciência que estuda o fenômeno da Projeção da Consciência, conhecido também como experiência fora do corpo, projeção astral, desdobramento, entre outros. Esta área de estudo é uma das especialidades da Conscienciologia.

Ao contrário de linhas místicas ou religiosas, a Projeciologia estuda o fenômeno de forma científica, não-dogmática, estimulando os estudantes e pesquisadores a experimentarem o fenômeno por si mesmos e confirmarem ou refutarem, com base em suas vivências, as teorias sobre o assunto. Estimula ainda a racionalidade, a criticidade e o questionamento das fontes de informação produzidas até então.

A experiência fora do corpo é conhecida há milênios. Em praticamente todas as civilizações que deixaram manuscritos é possível encontrar referências a ela. Além disso, é um fenômeno considerado natural, característico da fisiologia normal do ser humano, independente de sexo, raça, religião, crença, status ou idade, sendo que 100 % da humanidade se projeta todas as noites, independentemente de ter ou não consciência deste fato.

As pesquisas mais avançadas consideram a projeção consciente um estado alterado de consciência (EAC) distinto do sonho, devaneio, pesadelo ou alucinação; não devendo ser confundido com eles. Na projeção consciente, o indivíduo se vê separado do corpo físico, porém mantendo o juízo crítico, raciocínio e clareza de pensamentos, por vezes com um nível de lucidez semelhante ao da vigília física comum.

Um dos maiores benefícios da experiência fora do corpo é a substituição da crença pelo experimento e comprovação pessoais. Desta maneira, o projetor elimina de suas abordagens o medo, as informações equivocadas, obscuras e o misticismo, passando a tratar a realidade multidimensional e os fenômenos parapsíquicos de maneira objetiva e racional.

Tratado Projeciologia, primeira edição.

A ciência Projeciologia foi proposta oficialmente pelo médico e odontólogo brasileiro Waldo Vieira, a partir de 1981 com a publicação do livro “Projeções da Consciência”. Em 1986, Vieira publicou o Tratado Projeciologia – Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, 1.232 páginas, fruto de 19 anos de pesquisas, o qual encontra-se na 10ª edição.

Em 1988 foi fundado o IIP, Instituto Internacional de Projeciologia, dedicado às pesquisas e ensino da ciência Projeciologia. Mais tarde, em 1994 com o lançamento do tratado 700 Experimentos da Conscienciologia, foi adicionado ao nome do instituto o termo Conscienciologia passando então a ser chamado de IIPC, Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (www.iipc.org).