Waldo Vieira: Propositor da Conscienciologia
Nascido em 12 de abril de 1932, em Monte Carmelo, Minas Gerais, Brasil, Waldo Vieira formou-se em Medicina e Odontologia pela Universidade de Uberaba, MG, e fez pós-graduação em Plástica e Cosmética em Tóquio, Japão. Dessomou (descartou o corpo físico) em 02 de julho de 2015, aos 82 anos, na cidade de Foz do Iguaçu, PR.
Infância e formação de Waldo Vieira
Filho de Aristina Rocha e Armante Vieira, Waldo Vieira nasceu numa família pobre no interior de Minas Gerais. Já na infância começa a ter os primeiro fenômenos parapsíquicos e estudar este tema com profundidade através da montagem de uma biblioteca pessoal e estudos dentro do Espiritismo.
Em diversas tertúlias realizadas no CEAEC (Centro de Altos Estudos da Consciência) contava que começou a comprar livros (principalmente dicionários) aos 5 anos de idade. Também relatava que aos 9 anos já saia do corpo (projeção consciente) e pode comprovar os fenômenos para familiares a partir da descrição “física” de um assediador do próprio pai. Dizia que ao descrevê-lo, seu pai ficou chocado porque era a exata descrição de uma pessoa que ele tinha dado um tiro numa situação de autodefesa.
Waldo Vieira sempre demonstrou um grande interesse na leitura, e neste sentido, sua mãe contribuiu muito em sua formação intelectual. Aristina, professora, orientava Waldo Vieira em seus estudos e no desenvolvimento do autodidatismo, além de o ter indicado e o enviou para Uberaba (MG) para poder ter um preceptor, Mário Palmério (educador e político).
Agora você veja, eu mesmo nessa vida tive preceptor, bem como certos professores que olharam com mais carinho, assim de perto aquilo me ajudou muito. Eu andei estudando as coisas bem antes de tudo devido a minha mãe, eu me antecipei, não foi eu bem, foi minha mãe a partir do meu pai vendo a minha situação eles fizeram com que eu me antecipasse intelectualmente, minha formação escolar intelectual cultural foi bem melhor do que a média onde eu nasci. (
GESING, Alzira; Waldo Vieira, a Conscienciometria, o Conscienciograma e a Conscius. Glasnost; Ano 3; N° 3; Julho 2016.
Em Uberaba Waldo Vieira se gradua em Odontologia e posteriormente em Medicina. Com sua aptidão intelectual, foi assistente de professor na Faculdade Triângulo Mineiro desde esta época estudantil.
Proposição da Conscienciologia
Autor de 4 tratados e mais de 40 livros, Vieira dedicou sua vida aos estudos da consciência e aos fenômenos ligados à sua manifestação, dentre eles, a projeção da consciência para fora do corpo físico. Foi projetor consciente desde os 9 anos de idade e durante 19 anos dedicou-se integralmente à pesquisa e escrita do tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano, lançado em 1986, o qual embasa as ciências Projeciologia e Conscienciologia, propostas por Vieira.
Em 1988, juntamento com um grupo de pesquisadores, fundou na cidade do Rio de Janeiro o Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), que mais tarde passou a ser chamado de Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC).
Na última década e meia de sua vida, desenvolveu pesquisas no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Com a doação de sua biblioteca particular ao CEAEC, foi possível estruturar a Holoteca, que dispõe de um dos maiores acervos do mundo relacionado ao tema consciência e experiências fora do corpo.
Vieira dessomou em 2015 aos 82 anos deixando como legado uma obra vasta sobre as pesquisas da consciência. Além do tratado Projeciologia e 700 Experimentos da Conscienciologia, é autor das seguintes obras conscienciológicas: Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo; Manual da Proéxis; O que é Conscienciologia; Nossa Evolução; Manual da Tenepes; Manual da Dupla Evolutiva; Nossa Evolução; Homo Sapiens Reurbanisatus; Homo Sapiens Pacificus; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; Léxico de Ortopensatas; além de ser organizador e autor da maior parte dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia.