A adolescência é o período de transição entre a infância e a idade adulta, e é marcada por profundas transformações sociais, psicológicas e orgânicas. Dentre as mudanças orgânicas, estão incluídas modificações importantes na eficiência e especialização do cérebro: o amadurecimento cerebral.

Acreditava-se, há um tempo, que o cérebro estaria totalmente maduro na puberdade, porém estudos de imageamento cerebral revelam que o cérebro ainda está em desenvolvimento na adolescência. O cérebro adolescente sofre amadurecimento através do refinamento sináptico e na mielinização.

O cérebro é a principal ferramenta que utilizamos no intrafísico para o aprendizado e a evolução, de modo que o amadurecimento cerebral é uma fase importante para a fixação na programação existencial.
Fonte: Pixabay

Poda sináptica e o amadurecimento cerebral

Ao longo da infância e adolescência, perdurando até após a puberdade, ocorre perda de massa da substância cinzenta, eliminando conexões neurais desnecessárias, a chamada poda sináptica.

A perda da densidade da substância cinzenta, que ocorre progressivamente à medida que o cérebro amadurece, e é equilibrada por um aumento regular na substância branca, axônios ou fibras nervosas.² O aumento da substância branca parece perdurar para além da idade adulta.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Porém, há uma ordenação de áreas diferentes para essas modificações, sendo que áreas diferentes tem picos de elevação e redução de massa cinzenta em momentos diferentes. As áreas de associação superior parecem se desenvolver apenas após o desenvolvimento das regiões sensório-motoras¹, o que explica a maior parte das tendências de comportamento, habilidades e inabilidades das crianças, adolescentes e adultos.

Durante a infância, ocorre o desenvolvimento do núcleo caudado, relacionado ao controle do movimento e do tônus muscular e na mediação de funções como atenção e estados emocionais, nos lobos parietais, que geram a compreensão espacial, lobos frontais de modo inicial, que geram funções de pensamento, e nos lobos temporais, que ajudam com a linguagem. ²

Córtex pré-frontal

Na adolescência, a poda sináptica ocorre principalmente no córtex pré-frontal, que é fundamental para o julgamento e a supressão dos impulsos, e temporal, e em estruturas subcorticais, como estriado, tálamo e núcleo accumbens. A redução da substância cinzenta, que é relacionada à maior eficiência cerebral, começa nas porções posteriores, e move-se para a frente, e no geral ainda não alcançou os lobos frontais na adolescência.

Na adolescência o córtex frontal ainda continua sofrendo alterações de substância branca típica do cérebro infantil, e ainda apresenta um ápice importante do aumento da substância cinzenta. Em geral, somente após o estirão da puberdade é que a substância cinzenta diminui muito no córtex pré-frontal, e ocorre nessas regiões a poda sináptica, ou desativação de conexões não utilizadas, e as que permanecem são fortalecidas.¹, ²

O cérebro adolescente sofre também aumento da mielinização, o que leva a melhor integração entre os tratos, e melhor condutividade sináptica. As conexões tornam-se mais espessas e mielinizadas ao longo do desenvolvimento. Sendo assim, os lobos frontais são as áreas finais do amadurecimento cerebral. Uma maior mielinização das conexões frontais-subcorticais permitem um melhor controle cognitivo apenas ao final da adolescência.

Portanto, segundo Kuhn, ao final da adolescência os jovens têm menos conexões neuronais, porém mais fortes, mais regulares e mais eficazes, tornando o processamento cognitivo mais eficiente.³

Referências

1 – Papalia, Diane E.; Feldman, Ruth Duskin,; et al.;Desenvolvimento Humano; Revisão técnica Maria Cecília de Vilhena Moraes Silva et al; 800 p.; 12. Ed.;AMGH;Porto Alegre, RS; 2013

2- Squeglia, B.A.; et al; The influence of substance use in adolescente brain development; Article; Clin EEG Neuroscience; Author manuscript; National Institutes of Health NIH Public Acess; University of California; San Diego; 2009 January; 40(1); pg 31-38.

3- Kuhn, Deanna; Do cognitive changes accompany developments in the adolescent brain?; Article; Perspectives on Psychological Science; Vol 1; N. 1; Columbia University; New York, NY; 2006; páginas 59 a 67.