Produtivo. Ideia de produtividade de estratégia de crescimento.
Imagem: Freepik

Produtividade Evolutiva

Atualmente o jovem encontra muitos desafios para se manter produtivo por haver muitos estímulos externos, por exemplo: redes sociais, rede de amigos, internet, séries, games, e entre outros.

Tendo em vista essa realidade, muitas pessoas se questionam como ser mais produtivo evolutivamente nesse momento de muitas dispersões, ou seja, como conseguir desenvolver alguma atividade que seja útil tanto na evolução pessoal quanto no desenvolvimento das outras pessoas, como por exemplo: voluntariado, escrita de artigos, livros e verbetes, que geram reflexões pessoais para si e para outras pessoas.

Definição – ser produtivo é: 

1. Relativo a produção;

2. Aquele que produz; produtor, frutífero, que traz resultados, quem concretiza algo.

A produtividade em si é a capacidade de realizar o máximo de trabalho possível com o mínimo de recursos necessários.

Já a produtividade evolutiva, vai além do viés intrafísico, ou seja, aqui do plano físico, a produtividade evolutiva tem bases nos resultados ligados as recins (reciclagens intraconscienciais), mudanças pessoais e a interessistencialidade, ou seja, ajudar a si mesmo e auxiliar outras pessoas a evoluírem. 

Em síntese, a produtividade evolutiva ocorre quando os resultados do que você vem produzindo estão gerando melhorias pessoais e auxiliando outras pessoas, outras consciências.

Uma coisa importante para se considerar é: nem sempre viver ocupado significa que você está sendo produtivo. Ser produtivo evolutivamente é saber aproveitar bem o nosso tempo e a nossa energia em projetos importantes para nossa programação de vida, aquilo que você se propôs a fazer antes de nascer.

A produtividade tem muito mais a ver com o planejamento do que a própria execução das atividades, é no caminho que a pessoa reflete sobre os aprendizados da vida e tem as interações com outras pessoas, gerando assim, mudanças pessoais.

Ser produtivo é saber organizar quais são as suas responsabilidades e ter disciplina para seguir o que foi estabelecido. Nesse sentido não adianta você planejar e não ter disciplina para fazer o planejado.

Caso você encontre dificuldades em manter a rotina organizada, coloque energia e força de vontade no processo, não se esmoreça no caminho, pois sabemos que há muitas dispersões, mas com determinação você pode alcançar a concretização das metas.

A vida humana tem várias áreas, tais como: profissional, afetiva, relacionadas ao voluntariado, escrita, trabalho e entre outras, temos que saber “equilibrar os pratos” da vida, ou seja, levar as áreas da vida em conjunto, para assim ter equilíbrio no desenvolvimento pessoal.

Você pode por exemplo dar atenção para apenas uma área da vida, mas as outras áreas podem ficarem deficitárias, contudo, isso não é inteligente evolutivamente.

Mas então, como podemos conseguimos estudar, trabalhar, escrever verbetes, dar aula tudo ao mesmo tempo?

Antes de buscar ser produtivo, você deve se perguntar algumas questões para si mesmo:

Quais são as minhas prioridades? 

O que realmente é importante para você, para sua evolução enquanto consciência? 

Não pense somente no resultado, mas reflita o porquê de querer fazer determinas atividades, e ter bem claro se aquela tarefa é importante dentro da sua evolução pessoal.

Quais são as minhas metas para evoluir?

Após ter claro o que é prioritário dentro da sua evolução, reflita se você tem planejado as metas de curto, médio e longo prazo, e se estabeleceu prazos e estratégias para alcançar essas metas para o seu desenvolvimento pessoal.

O planejamento é importante para assim auxiliar a organizar as etapas da concretização de determinada tarefa, sem ter um planejamento, a pessoa pode ficar sem clareza do que fazer para conseguir alcançar determinada meta, podendo gastar mais tempo e energia por não ter claro como fazer acontecer. 

Eu sei quais são os meus talentos pessoais?

Já se perguntou quais são os seus traços pessoais que te auxiliam a alavancar a sua evolução? Sabendo quais são, você pode utilizá-los ao seu favor na concretização das tarefas.

Exemplo: Uma pessoa com o traço da organização, ela consegue gerenciar a rotina pessoal e assim fazer várias atividades sem deixar de cumprir com o cronograma estipulado. 

Outro exemplo: A pessoa apresenta o traço da vontade férrea e percebe que precisa se qualificar e fazer melhorias enquanto consciência, porém nota que ainda é uma pessoa com baixa produtividade. Ao saber que é uma pessoa com muita vontade, começa a colocar energia para sair da estagnação, procurando quais as melhores estratégias para ser mais produtiva.

Eu tenho claro minha rotina diária?

Muito importante ter clareza da rotina diária, ter uma agenda visa auxiliar na organização pessoal, a desorganização é um travão na produtividade evolutiva, a pessoa fica “solta”, podendo ceder aos caprichos.

Quando você estabelece uma rotina, você começa a ter mais disciplina e então consegue produzir o que é mais útil naquele momento evolutivo.

Exemplo: A pessoa precisa terminar um trabalho da faculdade, mas por não ter anotado na agenda, esquece e ao esquecer se compromete a ir no cinema com os amigos, deixando para fazer o trabalho de última hora.

Dicas para aumentar a produtividade

A seguir, algumas dicas práticas para aumentar a produtividade, mas lembre-se: cada pessoa tem uma forma de ser, tem um jeito de funcionar, é necessário que você encontre quais são as melhores técnicas que vão te auxiliar a aproveitar o tempo de forma útil:

1. Liste tudo o que é prioritário, tenha uma agenda, use blocos de anotações, se você for uma pessoa visual, use post-it no computador, ou na parede do escritório.

2. Utilizar agendas on-line, para acessar no celular, tablet, notebook e outros locais eletrônicos e estar sempre ciente do que precisa fazer no dia.

3. Tenha uma rotina estabelecida, a falta de rotina te leva para a postura “depois eu faço” e isso pode te levar a perder a noção do que é prioritário, pois sua rotina estará “solta”. Sem rotina ficamos sujeitos aos caprichos imediatos.

4. Bloqueie as distrações quando for fazer alguma atividade, por exemplo, escrever algum artigo, fazer um trabalho e outros. Coloque o celular dentro de uma gaveta, tire ele de perto de você ou desligue para não receber as notificações e te gerar impulsos para ver o celular, mude o hábito de sempre ficar grudado no celular.

5. Faça pausas, ou seja, cada vez que for fazer uma tarefa, fixe sua atenção na atividade por pelo menos 30 minutos antes de fazer qualquer outra coisa, assim que passar o tempo estipulado, faça uma pausa para não ficar cansado mentalmente, levante para se esticar, caminhe, faça algo útil, porém que relaxe a mente.

6. Liste os hábitos que te fazem perder energia na hora que for produzir algo, veja quais são seus mecanismos de funcionamento. Isso poderá te nortear para como superar esses hábitos, o autoconhecimento é essencial, pois através dele conseguimos ter criticidade e saber como fazer mudanças de hábitos.

7. Faça boas alimentações no seu dia e faça exercícios físicos, para manter a saúde. Dessa forma, para nossos cérebros terem bom funcionamento, não adianta queremos produzir um monte e esquecer da qualidade de vida e bem-estar.

8. Tenha momentos de lazer na agenda. Cultive um lazer que agregue a sua evolução, por exemplo, assistir a documentários científicos e depois analisá-los; converse com amigos que agreguem valor, e entre outras atividades.

9. Trabalhe com suas energias, para auxiliar a ter maior desenvoltura e resistência energética para se manter firme nas atividades prioritárias em sua evolução. Dentro da Conscienciologia, existe a técnica do Estado Vibracional (EV), que te ensina a movimentar as energias até chegar na vibração do corpo, auxiliando em diversos fatores quanto a saúde das suas energias pessoais. 

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Produtividade no contexto da Inversão Existencial

Para o jovem que deseja otimizar ao máximo a vida humana, com resultados evolutivos, existe a técnica da inversão existencial:

A técnica da inversão existencial é planejamento técnico, máximo para a vida intrafísica a que a conscin pode se propor, fundamentada na Conscienciologia e Projeciologia, sem influências doutrinárias, sectárias, inculcadoras, místicas, ou mesmo das ciências acadêmicas, convencionais e mecanicistas (VIEIRA, 1994, p. 690). 

Dentro aplicação da técnica da invéxis, o planejamento é basilar, pois é através do planejamento máximo da nossa vida humana, conseguimos aproveitar o máximo para otimizar nossa evolução.

Sem uma rotina útil, dificilmente o aplicante da técnica da invéxis conseguirá ter bons resultados quanto a aplicação da técnica.

O inversor existencial ao se organizar mais, conseguirá ter melhor rendimento quanto a produtividade evolutiva, consequentemente se desenvolvendo enquanto consciência, pois durante o processo da produção, o inversor passará por diversos desafios até a conclusão de determinada atividade.

Você já se questionou sobre o que vem produzindo e se essa produção traz benefícios para a sua evolução? 

Ser produtivo evolutivamente é saber aproveitar bem o nosso tempo e a nossa energia em projetos importantes para nossa evolução pessoal.

Referências:

Artigos:

Como ter produtividade na quarentena: https://assinvexis.org/artigos/produtividade-na-quarentena/

Como organizar sua vida desde a juventude. Link: https://assinvexis.org/artigos/organizar-vida-desde-a-juventude/

Organização evolutiva e inversão existencial. Link: https://assinvexis.org/artigos/organizacao-evolutiva-e-invexis/

Verbetes:

Autoprodumetria conscienciológica (Autocronoevoluciologia) – Link: https://drive.google.com/file/d/1ancIWE7l94idHml1vi6FSIa8WWLcsRrU/view?usp=sharing

Produtividade autolibertadora (Autocoerenciologia) – Link: https://drive.google.com/file/d/1MQfg7ltz_GhJzXvrlhGR5RzYZRSvT4Wi/view?usp=sharing

Qualificação da autoprodutividade (Autevoluciologia) – Link: https://drive.google.com/file/d/1xChU6_gZXR5QDRjeS-6teHqYMukmas8Y/view?usp=sharing

Rotina útil (Intrafisicologia) – Link: https://drive.google.com/file/d/1oQ46wRAHCM-gAaDR-bqA_1SI9lZ031Vz/view?usp=sharing

Técnica da invéxis (Invexologia) – Link: https://drive.google.com/file/d/1HUH0vtsGM8RFQ8Q4RRcwx_OL2BZfdV4L/view?usp=sharing

Livros:

Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011.Vieira, Waldo.

700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 690.