Você já ouviu falar na Síndrome da Exaltação da Juventude? Entenda aqui como essa síndrome funciona, se você se lamenta com o envelhecimento natural da vida e como é possível evitar essa condição otimizando a vida desde a juventude.

Síndrome da Exaltação da Juventude

Síndrome da Exaltação da Juventude
Fonte: Google Imagens

A síndrome da exaltação da juventude é o conjunto de estados característicos de idolatria do período entre a infância e a adultidade, na qual a pessoa considera ser a juventude a melhor fase da vida e a única época prazerosa da existência humana.

A juventude é engrandecida pela sociedade como a melhor época de toda uma vida humana, desconsiderando os benefícios presentes no processo do envelhecimento e fomentando a cultura do medo da morte (tanatofobia).

O medo de envelhecer se faz presente o tempo todo (gerontofobia), e conta com um mundo sem fim de indústrias oferecendo promessas em formato de produtos para a juventude eterna ou o prolongamento da sensação de ser jovem

A filosofia do hedonismo permeia a mente das pessoas nessa condição onde utilizam seu tempo livre para se divertir e curtir a vida com o mínimo de responsabilidades possíveis. É o adulto sonhando com a vida mansa e despreocupada da criança. Isso estimula cada vez mais a estagnação do desenvolvimento pessoal e evolutivo da pessoa.

Também é bem comum encontrar adultos despreocupados com o próprio sustento econômico-financeiro, seguindo o ritmo do deixe a vida me levar. O adulto despreocupado negativamente com a própria vida compra todas as ideias acima e as incorpora em seu estilo de vida.

Causas e Efeitos da Síndrome

A síndrome gera para a própria pessoa uma sensação de insatisfação com relação ao corpo biológico, o que traz um sentimento de angústia e consequente sofrimento. Isso se dá pela não aceitação do envelhecimento inevitável natural à vida.

Há pessoas idosas revoltadas com a própria condição de velhice, focando tão somente nos aspectos negativos do processo de maturidade, desconsiderando o lado positivo. O oposto da síndrome da exaltação da juventude é a alegria jovial madura, condição de alegria por participar conscientemente da vida, deixando a mente saudável e jovem.

Essa exaltação da juventude explicita a supervalorização dos valores mundanos em detrimento dos valores evolutivos, podendo gerar desvios de rota ou desvios da programação de vida.  

Essa condição demonstra o egoísmo e egocentrismo da pessoa, pensando tão somente em si, despriorizando a assistência aos outros. Ajudar os outros através do esclarecimento traz mais maturidade para o assistente que tem que sair de si e enfrentar suas dificuldades para poder auxiliar de modo eficaz os outros.

Exaltar a juventude com o medo de envelhecer é fugir do confronto com as dificuldades pessoais e retardar o amadurecimento emocional e cognitivo. É preciso aceitar a maturidade para tirar mais proveito da vida humana e há como fazer isso desde a juventude.

Mantenha-se informado!

Como aceitar o envelhecimento e acelerar a maturidade desde a juventude

É possível ser mais maduro e aceitar o envelhecimento desde a juventude. Para isso, existe uma técnica evolutiva chamada técnica da invéxis, que visa otimizar a vida ao máximo objetivando a evolução da consciência, através de metas bem definidas e o planejamento de toda uma vida mais linear sem dogmas ou repressões para o cumprimento da programação de vida.

A invéxis é totalmente contrária à síndrome da exaltação da juventude, pois ao planejar toda a vida humana desde a juventude se considera uma vida longeva e produtiva dentro do paradigma consciencial, com a assunção de responsabilidades evolutivas consigo e com os outros através da escrita, do esclarecimento, da assistência, das metas evolutivas e reciclagens íntimas.

A invéxis considera o envelhecimento saudável e produtivo visando a escrita de gestações conscienciais, ou seja, obras interassistenciais e esclarescedoras, assim como a materialização da gestação consciencial magna, que seria o ápice da cognição da pessoa na linha de pesquisa prioritária da programação de vida pessoal.

Com a inversão existencial e a antecipação da assistência para a juventude, se adquire mais experiências de vida e criticidade, contribuindo para o desenvolvimento da maturidade perante a vida humana e a evolução pessoal.

Se você sente que tem algo para fazer na vida e tem afinidade com as ideias apresentadas aqui, entre contato conosco através do e-mail [email protected] para mais informações sobre a técnica da invéxis e muito mais.

Leia também:

1. Como a vida intelectual dinamizada pode ajudar o jovem a amadurecer mais rápido 

2. Adultescência: como atitudes adolescentes na adultidade podem afetar você (buscar o link)

3. É possível ser maduro desde a juventude?

4. Síndrome de Peter Pan: o que é e como superar

Assista no Youtube:

1. Síndrome de Peter Pan