O desenvolvimento de diversas inteligências pode ser feito desde a juventude. Na Conscienciologia, também podemos resumir diversas inteligências em um só termo: inteligência evolutiva. O que é a inteligência evolutiva na juventude e como desenvolvê-la?

Inteligência Evolutiva (IE) é a capacidade de compreender o mecanismo da evolução e aplicar tais princípios, valores e entendimentos na vida prática do dia-a-dia.

A inteligência evolutiva, além de indicar o patamar que a consciência está diante da evolução, acelera o aprendizado com a vida e a maturidade. Ou seja, quanto maior for o nível dessa inteligência, mais evoluída é a consciência e mais rápido consegue evoluir. Por isso é um atributo tão importante para estudarmos e desenvolvermos.

→ Leia também: Inteligência Evolutiva: 8 indicadores práticos

Mas é possível desenvolver a inteligência evolutiva na juventude? Sim! Neste artigo vamos falar sobre a principal ferramenta para desenvolver diversas inteligências: a técnica da inversão existencial.

Desenvolver a inteligência evolutiva na juventude envolve esforço e muito estudo.
Fonte: freepik.com

O que é inversão existencial?

Inversão existencial, ou invéxis, é uma técnica de viver que objetiva dinamizar ao máximo a evolução da consciência.

Consciência sou eu, você, todo tipo de princípio inteligente do Cosmos, também conhecida como ego, self, alma. Cada microuniverso consciencial é muito completo para ser pesquisado apenas de maneira convencional, pela ciência materialista.

Por isso, a Conscienciologia, neociência proposta por Waldo Vieira, surge com novo paradigma para investigar a consciência e sua evolução de modo integral, seus veículos de manifestação, as múltiplas dimensões, a série de vidas humanas de cada consciência, suas interações energéticas, a ética maior que rege o universo e a autexperimentação.

Mantenha-se informado!

Essa ampliação do pensamento científico traz uma nova visão sobre a vida humana. Tradicionalmente, o fluxo considerado comum, normal ou natural da vida é: nascer, crescer, estudar, trabalhar, constituir uma família, se aposentar e morrer. Mas será que a vida é apenas isso? É preciso repetir esse padrão em todas as vidas humanas?

Aqui se insere a invéxis: técnica conscienciológica para a consciência inverter com lucidez o fluxo da vida, evitando repetições dispensáveis e trazendo para a juventude reflexões e atitudes que são mais comuns em idades avançadas, tais como: buscar entender o sentido da vida, dedicar-se a ser útil para a humanidade (assistência) e aproveitar melhor as oportunidades da vida para amadurecer e evoluir.

A técnica da invéxis consiste no planejamento feito na juventude para direcionar a vida para maior produtividade, envolvimento em atividades assistenciais e investimento em renovações íntimas. O objetivo da invéxis é cumprir nesta vida um projeto ou missão, que chamamos de programação existencial (proéxis).

→ Leia também: Planejamento de Vida desde a Juventude

Por que a invéxis favorece o desenvolvimento de variadas inteligências na juventude?

A lógica por trás da inversão existencial é totalmente fundamentada na inteligência evolutiva. Vamos entender o motivo:

Antes de nascer, na dimensão extrafísica, algumas consciências passam um período estudando, planejando e se preparando para os desafios da vida humana atual, nos chamados Cursos Intermissivos. Nestes, a consciência passa a entender mais sobre seu próprio processo evolutivo e a refletir sobre o que será feito dali para a frente.

Com maior lucidez e auxílio de consciências especialistas em evolução, são analisados os erros e acertos pessoais na holobiografia (conjunto de vidas), a fim de implementar as renovações necessárias para mudar de patamar evolutivo. A partir disso é feita a programação existencial (proéxis) para a próxima vida.

A lucidez é fundamental no desenvolvimento da inteligência evolutiva na juventude.
Fonte: freepik.com

No entanto, há um gap  entre essa lucidez intermissiva e a vida humana, devido a estar em uma dimensão mais densa e se manifestando com um corpo mais rústico. Esse desafio gera a reflexão de como recuperar essa lucidez, de preferência o mais rápido possível. Nesse contexto entra a invéxis como estratégia para recuperar cons (lucidez) mais cedo através da dedicação integral a tarefas assistenciais da proéxis e da profilaxia de situações nas quais há tendência de termos errado mais no passado.

Assim, a invéxis visa a materialização integral nesta dimensão intrafísica dos aprendizados e planos desenvolvidos no Curso Intermissivo, passando a pensar e agir de fato como uma consciência, mesmo com corpo humano. Portanto, a invéxis é técnica para ajudar o aplicante a manifestar seu real nível de inteligência evolutiva na juventude.

E você, considera ter planejado sua vida antes de nascer no Curso Intermissivo? Tem interesse em saber como aplicar a invéxis? Então continue acompanhando nossos artigos e, caso queira se aprofundar, entre em contato conosco para conhecer nossos cursos sobre essa técnica de vida!

Mantenha-se informado!

Fontes:

Inteligência evolutiva. In: Enciclopédia da Conscienciologia. Encyclossapiens, 2008. Disponível no link. Acessado em: 28 dez. 2019.

Mota, Tathiana; Curso Intermissivo: Você Se Preparou Para os Desafios a Vida Humana? Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016.

Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994.