Entenda como otimizar sua vida desde a juventude a partir do potencial intelectual no dia a dia em todos os lugares, ajudando a amadurecer mais rápido e a superar traços da juventude que dificultam nossa manifestação.

Imaturidades e Cultura Social

Você sabia que as imaturidades do período da juventude são presentes a todos os jovens? E que estes estão suscetíveis a diversos erros atribuídos à imaturidade e à falta de experiências?

São diversos os erros e desajustes com relação a essa fase, quando há muita pressão e imposições da sociedade para se atender a certos padrões, desde a escolha da carreira profissional até a necessidade do casamento.

Dentro da Conscienciologia, ciência que estuda a consciência de maneira integral com todos seus veículos de manifestação e dimensões de atuação, existe um conceito chamado porão consciencial.

O porão consciencial são todas aquelas manifestações instintivas e imaturas inerentes ao ser humano somente até a maturidade física e psicológica aos 26 anos de idade.

Ainda assim, há quem se manifeste de modo imaturo além da maturidade física e psicológica, ou seja, são adultos que agem como adolescentes ou crianças, são os adultescentes. Inclusive, pode haver algum professor, supostamente intelectual, mas ainda instintivo, como na técnica do cosmograma feito da matéria de jornal eletrônico a seguir:

Dois professores em Campinas-SP discutiram e se agrediram dentro da sala de aula sobre a regra do uso de uniforme pelos alunos. (Imaturidade; Agressividade; Conflitos).

(Evans, Fernando; Redação: Professores discutem e se agridem dentro de sala de aula em Campinas; G1, EPTV; Jornal Diário; Campinas, SP; 23.03.17; Globo.)

Então, como podemos evitar as imaturidades e a repetição de erros do passado que podem marcar nossas vidas como um antes e depois?

É importante ao jovem o desenvolvimento da intelectualidade útil, ou aquela que trará diversos benefícios práticos do dia a dia, a fim de desenvolver autodiscernimento – discernir sobre suas escolhas – e a autocriciticidade – senso crítico sobre suas próprias posturas e ações-, otimizando sua vida sem ser influenciado pelos padrões sociais.

É necessário discernir e criticar suas próprias ações, manifestações, pensamentos, sentimentos e energias quanto a uma ética maior, cósmica, ou Cosmoética como é chamado na Conscienciologia e por nós aqui da ASSINVÉXIS.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Ser Intelectual

Ser intelectual não é ser chato ou dizer palavras rebuscadas, é elaborar formas de pensar e agir otimizadas através do constante polinômio estudo-leitura-debate-escrita, criando diferentes aspectos ou perspectivas de um mesmo assunto.

Principalmente se os temas de estudo são aqueles relacionados à vida do jovem e todas as variáveis sociais e culturais que afetam suas decisões, como a escolha da carreira profissional, a constituição de um relacionamento afetivo-sexual saudável, a comunicação eficaz, mata-burros socioculturais e outros.

Fonte: Freepik

A leitura e estudo de livros, artigos, jornais, revistas e outras mídias de informação com a aplicação da análise e síntese do conteúdo constitui parte de uma técnica chamada Cosmograma, que analisa os fatos ao redor do mundo.

Essas práticas desenvolvem o discernimento e a criticidade quanto a tudo ao seu redor. A intelectualidade ajuda você a entender o mundo como ele é, principalmente quando alinhado com o Parapsiquismo, ou faculdades anímicas-mediúnicas da consciência

Também alinhado à Comunicabilidade, ou qualidade da comunicação assertiva multidimensional, compõe-se o que chamamos aqui na ASSINVÉXIS de Tridotação Consciencial, ou seja, as três dotações mais importantes à consciência (comunicabilidade, intelectualidade e parapsíquismo).

O jovem também pode dispor de técnicas evolutivas a seu favor para evoluir e melhorar sua manifestação, por exemplo a técnica da invéxis.

Inversão Existencial

A Inversão Existencial, ou Invéxis, é uma técnica de viver, voltada para a evolução da consciência e da otimização máxima da vida humana, aplicada desde o período da juventude até os 26 anos, através do planejamento máximo da sua existência. Seu objetivo é manter a retilinearidade da programação de vida pessoal.

Você considera a possibilidade da existência de múltiplas vidas e que não morremos?

Se sim, provavelmente já deve saber que há um curso chamado Intermissivo, que é quando está no período entre uma vida e outra.

Quando morremos, apenas dessomamos ou descartamos o nosso corpo físico e atuamos de psicossoma no extrafísico que também é conhecido como plano astral.

Esse Curso Intermissivo, realizado para melhorar as consciências que estão ali presentes, visa também fazer um balanço da vida na terra e planejar a próxima vida terrena, cujo nome para esse planejamento é Proéxis, a programação existencial.

A invéxis é uma técnica voltada para a vida atual, considerando a programação existencial de modo a planejá-la para realizar mais assistência e evoluir com isso.

Para saber mais sobre Planejamento Existencial e o sentido da vida, clique aqui.

Inversão Existencial e Autodidatismo

Dentro da técnica da invéxis, é abordado aqui um dos fundamentos da técnica: o autodidatismo, devido à sua importância e a seus efeitos na vida do autodidata da juventude até o final de sua vida.

O autodidatismo quando bem direcionado tem efeitos práticos na vida do jovem intelectual de modo a dispensar inúmeras graduações e especializações acadêmicas, assim como proporcionar maior liberdade – outro fundamento da invéxis – para sua vida.

Um exemplo de autodidatismo é aquele que gera fruto intelectual ou obra escrita. Dentro das metas da invéxis, a escrita de gescons, gestações conscienciais, é prioritária para o desenvolvimento da intelectualidade e da comunicabilidade, sendo também uma obra assistencial aos outros e para si mesmo.

A técnica da invéxis pode fazer a diferença para aqueles jovens que já encontraram um sentido para suas vidas por meio da assistência mais técnica e atacadista aos outros.

Além disso, ela reformula a rota de vida de quem a aplica para planejar uma existência voltada para as gestações conscienciais, notadamente aquelas em forma de livros esclarecedores;

Essa assistência atacadista exige o que já citamos aqui chamado de “Tridotação Consciencial”, desenvolvida por meio dos estudos e práticas assistenciais assim como a docência conscienciológica voluntária, debates em tertúlias conscienciológicas e dinâmicas parapsíquicas na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS) todos os sábados.

Clique aqui para assistir às Tertúlias Conscienciológicas, todos os dias, a partir das 12h30.

Vida intelectual dinamizada

A vida intelectual dinamizada é a vida pautada nos estudos, análises, reflexões, e debates orientados por temáticas úteis ao desenvolvimento pessoal e a especialização nos assuntos e temas de interesse genuíno e assistencial.

A participação em debates é importante para o desenvolvimento da criticidade e discernimento do jovem intelectual, atributos essenciais para a formação de uma consciência ponderada, reflexiva e de ação correta quanto aos desafios da vida. Como exemplo temos a tertúlia Conscienciologica que debate verbetes diferentes diariamente.

Dentro da técnica da invéxis, por exemplo, o jovem pode se destacar quanto à várias áreas da vida devido ao investimento precoce nesses atributos e notadamente na intelectualidade assistencial cotidiana.

E você, já pensou em dinamizar sua vida intelectual e melhorar de patamar na sua evolução?

Desenvolver-se e destacar-se perante à sociedade, principalmente indo contra o fluxo dos valores vigentes, é um ato de coragem e àqueles cuja faculdades psíquicas desenvolvidas através da dinamização da vida intelectual, sendo considerados a minoria do planeta.

Conheça 10 atividades para otimizar sua vida intelectual

Para finalizar a leitura deste tema, trazemos para sua leitura técnicas e atividades para enriquecer sua rotina intelectual e gerar novos frutos assistenciais escritos, debatidos e expostos.

A seguir, apresentamos 10 técnicas para você otimizar de modo significativo sua vida intelectual:

  1. Técnica de leitura ativa e resumo de livros clássicos;
  2. Leitura técnica de dicionários e uso de 1 palavra nova por dia;
  3. Técnicas de Debates: Argumentação, réplica e tréplica;
  4. Estudo técnico conscienciométrico de biografias dos gênios da humanidade;
  5. Técnicas de anotação insights e ideias ordenadamente no caderno de bolso;
  6. Fichamento e catalogação de livros da biblioteca pessoal;
  7. Estudo programado de temas desconhecidos a partir de livros técnicos;
  8. Escrita de verbete para a Enciclopédia da Conscienciologia;
  9. Escrita pela madrugada após boa noite de sono;
  10. Utilização de ganchos didáticos ou se lembrar de exemplo previamente elaborados para explicar uma ideia ou assunto;
  11. (Brinde) Escrita do diário pessoal.

Nós da ASSINVÉXIS esperamos que este artigo tenha sido útil para você leitor, ou leitora.

Se você sente que tem algo para fazer na vida e tem afinidades com as ideias apresentadas aqui, entre contato conosco através do e-mail contato@assinvexis.org para mais informações sobre a técnica da invéxis e muito mais.

Referências Bibliográficas

Nonato, Alexandre; et. al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; 304 p.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011

Referências Webgráficas

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/professores-discutem-e-se-agridem-dentro-da-sala-de-aula-em-campinas-veja-video.ghtml
http://www.conscienciologia.org.br/materias/entrevista-com-a-professora-dayane-rossa-autora-do-livro-oportunidade-de-viver/

Leia também:

  1. Grupo de Jovens voltando para pesquisa da consciência
  2. A Vida de Florence Nightingale: Análise Invexológica
  3. É possível ser maduro desde a juventude?