Você já aplicou ferramentas para o autoconhecimento? Como tem aproveitado a fase da adolescência? Veja neste texto 5 técnicas para o autoconhecimento!

A adolescência é uma fase no qual o jovem passa por um grande processo de autodescoberta. Além das transformações físicas e biológicas, é também nesta fase que o jovem passa por mudanças mentais e sociais.

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Se refere ao nível de cognição que a pessoa tem sobre seus pensamentos, sentimentos, seus pontos fortes e fracos. 

O autoconhecimento é uma investigação contínua, não é um processo que tem um fim, pois nós estamos em constante evolução. Se a pessoa fez uma boa investigação de si mesma há 5 anos atrás e depois disso parou esse processo, é provável que ela terá uma visão desatualizada de si. Por isso é necessário permanecer aumentando o autoconhecimento o tempo todo durante a nossa existência, para que nossa autoimagem seja a mais real e atual possível.  

Por que o autoconhecimento é importante?

O autoconhecimento é uma característica que cada vez mais é valorizado na sociedade, pois quanto mais autoconhecimento a pessoa possui, melhor ela consegue agir em situações adversas de sua vida. 

Isso porque a pessoa que tem conhecimento de quais são os seus pontos fortes e fracos, ela sabe quais traços que ela possui que podem ajudá-la a superar desafios cotidianos, ela sabe quais traços podem atrapalhá-la no seu dia a dia e também pode definir estratégias para superar essas dificuldades a fim de ter uma qualidade de vida ainda maior. 

Segue ainda mais alguns benefícios de desenvolver o autoconhecimento:

  • Melhora da convivência com as pessoas ao seu redor;
  • Aumento da sua maturidade;
  • Maior facilidade em lidar com suas emoções;
  • Mais oportunidades de trabalho, por essa ser uma característica cada vez mais valorizada no ambiente corporativo;
  • Vida pessoal mais equilibrada;
  • e muito mais benefícios!

Desde qual idade devo investir no autoconhecimento?

É inteligente o investimento no autoconhecimento o quanto antes a pessoa conseguir iniciar esse processo na vida dela, pois esse conhecimento vai evitar possíveis erros que são tão comuns em fases mais jovens de nossa existência, como por exemplo, na adolescência.  

A adolescência é uma fase no qual o jovem passa por um grande processo de autodescoberta. Além das transformações físicas e biológicas, é também nesta fase que o jovem passa por mudanças mentais e sociais.

Na maioria das vezes, o adolescente passa por esse momento sem agregar muita bagagem ao seu autoconhecimento. Isso ocorre quando ele experimenta muitas coisas, sem se aprofundar em uma delas ou sem que elas sejam convergentes com seus valores pessoais.

Quando isso acontece, os efeitos podem ter consequências graves para a vida do adolescente, e algumas vezes para o resto de sua existência, principalmente quando essas experimentações se referem a comportamentos de risco. 

No entanto, o jovem que desde esse período, já investe em técnicas de autoconhecimento, tende a superar muito mais fácil essa fase de transformações. Visto que ele tende a ter experiências que convergem mais com os seus valores pessoais, de maneira que aproveita melhor este momento tão importante da sua existência.

Adolescente caminhando em busca de autoconhecimento

E se eu não investir no meu autoconhecimento desde cedo?

O jovem que não investe no seu autoconhecimento desde cedo tem muito mais chances de cair em erros que poderiam ser evitados. Na fase da adolescência temos muita necessidade de sermos aceitos nos grupos nos quais estamos inseridos.

Então, o adolescente tem uma propensão maior a influência desses grupos nessa fase. Isso faz com que ele, as vezes, tome ações contrárias aos seus valores pessoais. 

Esse problema pode acontecer nas situações mais crassas, quando por exemplo, o jovem começa a consumir substâncias ilícitas porque os seus colegas consomem, mesmo sabendo que essa ação não é a mais ética, e até tendo exemplos familiares do quão problemático isso pode ser.

Ou também podem existir situações mais sutis, mas que também são muito desagradáveis e denotam uma falta de autoconhecimento, como por exemplo, quando o jovem entra e mantém um relacionamento abusivo sem perceber que aquilo está lhe fazendo mal.

Essas situações indicam falta de autoconhecimento, pois se o jovem conhece bem seus valores pessoais, ele sabe discernir melhor o que é bom para si e o que não é. 

Técnicas de Autoconhecimento na adolescência e juventude 

Uma maneira muito eficaz de aumentar o autoconhecimento é através de técnicas. As técnicas são procedimentos, como um passo a passo para se atingir determinado objetivo.

O objetivo das técnicas que serão propostas neste artigo são o aumento do autoconhecimento, no entanto, o jovem podem utilizá-las também para outros propósitos que o ajudarão a se melhorar como pessoa. 

As técnicas propostas aqui são baseadas na Conscienciologia, logo, não levam em consideração apenas o paradigma convencional materialista, mas sim uma realidade muito mais abrangente, levando em consideração as bioenergias que possuímos e as múltiplas dimensões com as quais interagimos, entre outros aspectos que são relevantes e fazem bastante diferença no nosso autoconhecimento.

Afinal, se a pessoa faz o processo de autoconhecimento partindo do pressuposto que a vida é 100% material, ela fica com a visão muito mais limitada e não percebe variáveis que influem na nossa personalidade e vivência do cotidiano. Se quiser saber mais sobre essa neociência Conscienciologia, acesse este artigo

A seguir, indica-se 5 técnicas para autoconhecimento na adolescência, para que você aproveite esta fase de vida com muito mais naturalidade e responsabilidade:

1 – Técnica da Autorreflexão de 5 horas

Esta técnica é indicada principalmente para adolescentes que possuem dúvidas sobre algum tema em específico e desejam aprofundar mais nele, com propósito de tirar conclusões mais amplas sobre o assunto e fazer escolhas mais assertivas.

Este tema pode ser dos mais variados tipos, mas como estamos falando se autoconhecimento, alguns temas típicos dessa fase podem ser:

Depois que você escolher qual o seu tema de análise, você irá se organizar para ficar isolado (a) em um cômodo, como por exemplo seu quarto de dormir, durante o período de 5 horas seguidas. 

Durante esse período você irá analisar a questão escolhida de vários ângulos diferentes, sem perder o foco ou devanear. Fazendo isso, você terá muito mais facilidade em criar novos raciocínios sobre o tema, tirar novas conclusões e ampliar as ideias.

Além disso, essa técnica ajuda muito no aumento do rapport com o amparo extrafísico, o qual pode te inspirar com essas novas ideias.

Por fim, o ideal é que as anotações sobre o que foi refletido seja feita apenas ao final das 5 horas. Também é otimizado avisar as pessoas que moram na casa que você irá aplicar esta técnica, para evitar interrupções. 

2 – Técnica da Imobilidade Física Vígil 

A técnica da Imobilidade Física Vígil (IFV) também é bastante indicada para ajudar no processo de autoconhecimento na adolescência. E também, para aquele jovem que possui maior ansiedade e hiperatividade.

Ela consiste em ficar imóvel por 3 horas ininterruptas, sentado em uma poltrona, com as pernas estendidas sobre um apoio, olhando fixamente para um anteparo branco e liso, mantendo os olhos semicerrados.

Somente a respiração natural é permitida, devendo-se evitar engolir e até mesmo piscar. Deve-se resistir a coceiras, tosse e a vontade de se mexer.

Durante a realização da técnica pode-se refletir sobre questões pessoais de interesse, mobilizar energias conscienciais e explorar as parapercepções, desde que se permaneça imóvel. O relógio deve ser colocado fora do campo visual.

É importante observar a colocação adequada dos travesseiros na poltrona e acomodação correta do soma, a fim de evitar tensões musculares inoportunas.

Ademais, mesmo se não conseguir ficar logo da primeira vez, 3 horas seguidas imóvel, é bom tentar várias vezes até conseguir atingir esta marca. Esse domínio do corpo físico na adolescência, conseguindo deixá-lo imóvel por todo esse tempo, ajuda a combater a ansiedade e também do domínio das próprias energias. 

3 – Técnica do Estado Vibracional 

A Técnica do Estado Vibracional é uma das técnicas mais básicas para o domínio energético pessoal, e também ajuda o jovem a conhecer melhor suas energias. Ela é inclusive muito indicada para ser realizada antes das técnicas citadas anteriormente, pois ela auxilia no processo de desassimilação de energias estranhas a nós. 

Existem diversas formas de se atingir o Estado Vibracional (EV), qual é caracterizado pela dinamização máxima das energias de nosso corpo energético, trazendo muitos benefícios para ele.

A técnica que iremos explanar aqui é a mais utilizada, a qual se chama Circuito Fechado das Energias até atingir o EV. Segue o passo a passo da técnica:

  • Busque uma posição confortável, deitado(a) ou sentado(a). Pode ser aplicada de pé também, exigindo maior controle motor e de equilíbrio do corpo físico.
  • Comece a concentrar a atenção e a perceber suas energias. Elas podem ser percebidas como um calor em torno de você ou sensação de eletricidade no corpo. Cada pessoa pode apresentar um sinal característico para a manifestação das energias.
  • Leve através da vontade suas energias a se concentrarem no alto de sua cabeça.
  • Faça suas energias percorrerem seu corpo da cabeça até os pés e mãos, e retorne as energias à cabeça, repetindo este movimento várias vezes.
  • Com a aceleração da circulação de energias se instala o estado vibracional. As sensações podem ser: intenso calor percorrendo o corpo, eletricidade, formigamento e outras. É bom estar atento para perceber a particularidade da sua percepção.

Fique por alguns minutos mantendo o EV para que a desassimilação energética ocorre completamente e suas energias sejam reestabelecidas. Após realizar o EV, também é bastante propício fazer reflexões sobre temas que seja do seu interesse. 

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

4 – Técnicas Projetivas

A Projeção Consciente é o fenômeno no qual a consciência (ego, self ou personalidade humana) atua em dimensões não físicas, livre do restringimento do corpo biológico.

Este fenômeno ocorre quando há a desencaixe dos veículos de manifestação da consciência. O fenômeno também é chamado de projeção astral, experiência fora do corpo, desdobramento, entre outros.

A prática da projeção consciente é uma excelente ferramenta de autoconhecimento na juventude, pois além de quebrar paradigmas, principalmente o paradigma de que só somos nosso corpo físico, quando a pessoa está sem os condicionamentos de seu corpo físico, ela consegue se conhecer melhor, sem restrições. 

Técnica da Concentração Mental

Assim como no caso do EV, existem diversas técnicas que o jovem pode aplicar para ter uma projeção consciente, porém aqui iremos explicar a técnica da Concentração Mental. Essa técnica se baseia na concentração fixa em um objeto simples, que leva a consciência (a pessoa) a se desligar de tudo à sua volta até que o seu psicossoma, seu outro corpo de manifestação, se desencaixe do corpo físico.

O objeto sugerido é uma vela acesa, pela sua simplicidade e capacidade de fixar a nossa atenção. As etapas da técnica são:

  • Isole-se em um ambiente fechado onde não será perturbado durante a prática.
  • Coloque uma vela acesa em um prato grande, sobre uma mesa, longe de cortinas ou outro objetos (a fim de evitar acidentes), em um dos cantos do ambiente.
  • Feche as janelas para evitar o vento.
  • Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável no outro extremo do ambiente, há aproximadamente 3 metros da vela.
  • Escureça completamente o ambiente, deixando apenas a luz da vela.
  • Fixe a sua atenção na chama da vela, afastando outros pensamentos até que chegue ao ponto em que, para si mesmo, só existam você e a vela.
  • Durante a técnica, evite devaneios, pois os mesmos distrairão sua atenção e prejudicarão a sua saída.
  • Ao perceber um estado de leveza, de descoincidência, busque dirigir-se até a vela com o seu outro corpo, o psicossoma, deixando seu corpo físico na poltrona.
  • Ao atingir a projeção, busque manter a lucidez e sair para outro ambiente.
  • Após a experiência, registre todas as suas percepções e vivências.

Muitas vezes, é preciso repetir a aplicação da técnica por diversas vezes para se conseguir realizar a projeção consciente. No entanto, é uma repetição que vale a pena, pois a projeção lúcida é a ferramenta mais completa de autoconhecimento que possuímos até hoje!

5 – Técnica da Inversão Existencial 

A Técnica da Inversão Existencial (invéxis) pode ser considerada a técnica mais completa de todas dessa lista pelo fato de se referir a vida toda da pessoa. Portanto, não é uma técnica para ser aplicada apenas 1 ou 2 vezes, é uma técnica para ser aplicada durante toda a existência da consciência.

A técnica da invéxis pode ser caracterizada como a técnica de planejamento máximo da existência, fundamentada na Conscienciologia e aplicada desde a juventude, na qual o jovem irá antecipar o exercício da assistência aos outros e investir no seu processo de autoconhecimento desde cedo. 

Para aplicar a inversão existencial, primeiro o jovem irá verificar se possui afinidade com esse planejamento de vida desde cedo para assistir as outras pessoas e se melhorar cada vez mais, até o fim de sua vida.

Caso exista essa afinidade, é preciso que o jovem verifique se possui os pré-requisitos para aplicar a técnica, pois ela é direcionada a um perfil de pessoas que realmente se identificam com os seus fundamentos.

Após essa verificação, é preciso estudar o livro 700 Experimentos da Conscienciologia, na seção de Invexologia (p.689), para entender mais a técnica e como aplicá-la no dia a dia.

Fundamentos da Invéxis

Existem 15 fundamentos principais da Técnica da Inversão Existencial, porém vamos citar aqui 5 para que você entenda um pouco mais no que se baseia:

01.  Idade. A aplicação da técnica inicia até os 26 anos, idade média da maturidade biológica. Neste período, a reeducação consciencial é mais eficiente, pois a autoimagem e as sinapses ainda não estão totalmente consolidadas.

02.  Liberdade. A conscin encontra-se livre, sem comprometimentos escravizantes ou irreversíveis, seja com instituições, pessoas ou ideologias. As obras magnas são feitas com independência e liberdade de expressão.

03.  Autocrítica. A autocrítica é a característica essencial da invéxis, qualificando os interesses, metas, eliminando autocorrupções e travões intraconscienciais.

04.  Maxiplanejamento. O maxiplanejamento define as metas prioritárias, evolutivas, traçando o foco a curto, médio e longo prazo; estratégias e ações, com autocrítica, para dinamizar o aproveitamento do tempo visando a proéxis.

05.  Assistência. Um dos princípios fundamentais da invéxis é a realização precoce de interassistencia. A inexperiência intrafísica não justifica a omissão deficitária na tarefa do esclarecimento. O que não faltam são oportunidades interassistenciais neste planeta, assumir a invéxis é indicativo de responsabilidade intermissiva.

A técnica da invéxis pressupõe o investimento no autoconhecimento o tempo todo, de maneira que o adolescente evite repetir erros do passado, de outras vidas e desta, e também evite comprometer sua missão de vida atual devido a falta de reflexão sobre as ações tomadas no dia a dia. 

Por último… 

Na Conscienciologia existem diversas técnicas de autoconhecimento que podem ser aplicadas por jovens e também por pessoas de todas as idades. O investimento neste processo é muito importante para termos uma vida mais produtiva e plena possível, com muitos aprendizados e principalmente, cumprir com a missão que nos comprometemos em realizar nesta existência! 

E você, o que achou das técnicas? Já aplica alguma técnica de autoconhecimento? Compartilhe conosco! 😉 

Conteúdos Complementares

Artigos:


1. Autoconhecimento na juventude: indo além do simplismo

Ebooks gratuitos:
1. Vieira, Waldo, Nossa Evolução.
2. Vieira, Waldo. Projeciologia.
3. Vieira, Waldo. 200 Teáticas da Conscienciologia.
4. Vieira, Waldo. 700 Experimentos da Conscienciologia.

Vídeos:
1. Palestra – O que é invéxis?
2. Aula Tertúlia – Técnica da Invéxis

Fontes:

Vieira, Waldo. Projeciologia: panorama das experiências da consciência fora do corpo humano. Foz do Iguaçu: Editares, 2019.

Vieira, Waldo. 200 Teáticas da Conscienciologia. Rio de Janeiro: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, 1997.

Nonato, Alexandre; et. al. Inversão existencial: autoconhecimento, assistência e evolução desde a juventude. Foz do Iguaçu: Editares, 2011.

https://arace.org/instituicao/laboratorios/lab-de-imobilidade-fisica-vigil/