A principal característica da adolescência é a transição da infância para a vida adulta entre os 10 e 26 anos de idade, nesta fase existem desafios, transições e crises que ajudam no desenvolvimento da maturidade. 

Além disso, a adolescência é marcada por várias mudanças a nível biológico, cognitivo, social e emocional. É nesta etapa que o jovem esta descobrindo seus talentos pessoais, gostos e predileções, ou seja, é uma fase pela busca de autoconhecimento, essa busca auxilia na construção da identidade adolescente.

Adolescência e jovens segurando pontos de interrogação.

Adolescência e porão consciencial

Sob a ótica da conscienciologia e o paradigma consciencial uma característica da adolescência predominante é o porão consciencial. Segundo Vieira (1994), “porão consciencial é a fase de manifestação infantil até o fim da puberdade do ser humano, onde predominam os instintos animais, básicos, ou os trafares primitivos, máximos, ainda remanescentes na personalidade integral ou no microuniverso consciencial em desenvolvimento”.

  • Saiba mais sobre porão consciencial, assistindo esse vídeo.

Geralmente, na fase do porão consciencial podem surgir manifestações antievolutivas a exemplo de impulsividade, imprudência, desorganização, agressividade e rebeldia.

Pode-se entender que esta é a fase de imaturidade da pessoa devido a adaptação ao novo soma (corpo humano) e o restrigimento intrafísico (que é a redução da lucidez da consciência, devido a ressoma) e a mesologia que esta inserido.

Por essa adaptação ao novo soma, o indivíduo fica mais vulnerável aos instintos animais, procriação, alimentação sobrevivência. Busca de prazeres momentâneos, hedonismo, por vezes até arriscando a própria vida por mecanismos de recompensa do cérebro, como é por exemplo, a prática de esportes radiciais, drogadição, relações sexuais sem proteção.

O porão consciencial faz parte da ressoma e maior parte das concins apresentam neste fase, desde os 0 aos 26 anos de idade. É importante salientar que na fase entre 18 e 26 anos de idade o porão consciencial deve ser eliminado, pois é nesta etapa que completa a maturidade biológica do corpo humano, tal conduta se não eliminada evidencia uma patologia e imaturidade da conscin.

Adolescência sob a ótica da inversão existencial

A técnica da inversão existencial (invéxis) é o planejamento máximo da vida humana até os 26 anos de idade, fundamentada na conscienciologia com objetivo de executar a proéxis pessoal.

A invéxis visa a aceleração da maturidade na juventude para escolhas mais lúcidas e discernidas coerentes com a programação existencial e a evolução da consciência e não o corpo de bicho.

A unidade de medida da invéxis é a precocidade, ou seja, o inversor irá buscar antecipar algumas conquistas evolutivas, segue algumas destas conquistas listadas em ordem alfabética:

  • 1. Assistência a outras pessoas
  • 2. Maturidade
  • 3. Maturidade afetiva
  • 4. Materialização do curso intermissivo
  • 5. Recuperação de cons

Para que o inversor consiga alcançar estas metas é importante eliminar o quanto antes o porão consciencial, para que o jovem passe a manifestar a sua maturidade integral, ou seja, a maturidade que você tem enquanto consciência.

Outro motivo para a antecipação da superação do porão consciencial é devido a juventude ser uma fase crítica para o jovem, a depender de suas escolhas e ações pode-se marcar profundamente toda a vida.

As consciências que passaram por curso intermissivo recente, ao planejar sua nova existência, pretendem aproveitar ao máximo a vida intrafísica, sem desperdício de tempo e desvios na execução da sua programação existencial (proéxis). 

Pode-se concluir que o quanto antes o jovem consiga eliminar o porão consciencial mais rapidamente entrará no fluxo da sua proéxis.

Gostou? Então leia também:

Referências

VIEIRA; Waldo. 700 Experimentos da Conscienciologia; Editares; Foz do Iguaçu, PR, 2013.