Você sabia que a maior causa de morte entre os jovens são os acidentes de trânsito? Entenda porque este tipo de acidente é tão comum durante a juventude, o impacto gerado na vida dos jovens e para a sociedade e como pode ser prevenido.

As causas de morte ao longo do tempo são tópicos de pesquisas e estudos populacionais. Sendo assim, existem companhias, organizações e bancos de dados financiados pelos governos para analisar estes números, e compreender onde alocar investimentos em saúde e quais instruções realizar para a sociedade.

Você sabia que a maior causa de morte entre os jovens são os acidentes de trânsito? Entenda  porque este tipo de acidente é tão comum durante a juventude, o impacto ...
Placa representando acidentes de trânsito com resultado fatal
Fonte: Pixabay

Nesse sentido, as mortes por acidentes ou violência são denominadas “causas externas”, e estão entre as principais causas de morte ou invalidez no planeta. Os números são ainda mais preocupantes quando analisamos estes dados por idade, pois é fato que estas tragédias atingem principalmente a população jovem.

Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada  ano em decorrência de acidentes de trânsito, e mais de 20 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade.

Ainda segundo a OPAS, quem mais está sob risco é a população de países de baixa e média renda, sendo que mesmo em países de alta renda, as pessoas de menor nível socioeconômico são as mais afetadas por acidentes, e os jovens: as lesões ocorridas no trânsito são a principal causa de morte entre pessoas de 5 a 29 anos de idade.

Como prevenir acidentes de trânsito na juventude?

O relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre prevenção de acidentes, de 2018, traz 7 pilares principais para as intervenções visando a prevenção de acidentes: (1) Administração da velocidade; (2) Reduzir consumo de bebidas alcoólicas entre motoristas; (3) Aumentar o uso de capacetes por motociclistas; (4) Aumentar o uso de cinto de segurança; (5) Aumentar o uso de sistemas de segurança para crianças (como cadeiras com cinto); (6) Reduzir a distração entre os motoristas; (7) Reduzir o consumo de substâncias psicoativas entre os motoristas.

Mantenha-se informado!

Quais os impactos dos acidentes de trânsito na vida dos jovens e para a sociedade?

Diante destes dados, podemos refletir sobre o impacto das mortes ou da invalidez entre pessoas jovens. A juventude é uma fase da vida com maior propensão ao risco (criar link para o artigo: “porque jovens tem maior propensão ao risco”), em função da imaturidade cerebral e do porão consciencial. As atitudes imprudentes são mais frequentes entre jovens, no geral, o que pode explicar o maior número de acidentes nesta população.

Em contrapartida, a juventude é o início da vida humana. A pessoa está recém iniciando uma vida nova, com planos, metas e perspectivas produtivas pela frente. Os jovens não deveriam ser mais protegidos e resguardados pelas políticas públicas e educativas?

O fenômeno da inversão da pirâmide etária é notório. A população está envelhecendo a cada dia mais, e isso tem consequências em termos financeiros, previdenciários e de saúde pública. Nesse contexto, a principal consequência social da morte de jovens em grande escala é a escassez da população ativa e produtiva, que historicamente alavanca a produção da sociedade, tanto em termos de recursos, matérias primas, trabalho, quanto em termos de movimentos sociais, culturais e inovações. Jamais houve sociedade sem jovens produtivos.

Invexologia e prevenção de acidentes de trânsito na juventude

Do ponto de vista evolutivo, a Invexologia, especialidade da ciência Conscienciologia que estuda a técnica de planejamento máximo da vida humana desde a juventude, tem atenção especial à autopreservação lúcida do jovem. Esta ciência estuda, sob a ótica da Autopesquisa as ações e meios pelas quais o jovem pode preservar-se na juventude para uma vida produtiva em termos assistenciais e intelectuais.

– > Leia também: Talentos Pessoais: Autoconhecimento desde a Juventude

Deseja saber mais sobre a Invexologia? Clique aqui para mais informações.

Você, leitor ou leitora, considera alarmantes os dados sobre mortes por acidentes entre indivíduos jovens? Já analisou quais riscos corre na sua vida, e quais ações tem feito no dia-a-dia para se preservar?

Referências:

  1. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011.
  2. Vieira, Waldo; Acidente Marcante; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; apres. Coordenação da ENCYCLOSSAPIENS; revisores Equipe de Revisores da ENCYCLOSSAPIENS; 27 Vols.; CLXXIV+23.004 p.; 1.112 citações; 11 cronologias; 33 E-mails; 206.055 enus.; 602 especialidades; 1 foto; glos. 4.580 termos (verbetes); 701 microbiografias; 274 tabs.; 702 verbetógrafos; 28 websites; 670 filmes; 13.896 refs.; 54 videografias; 1.087 webgrafias; 9ª Ed. Digital; rev. e aum.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); &Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; ISBN 978-85-8477-120-2; disponível em: <http://encyclossapiens.space/nona/ECDigital9.pdf>.
  3. Global status report on road safety 2018; World Health Organization, 2018; disponível em < https://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2018/en/>; acesso em 29-12-2019, 11:00;
  4. Folha informativa – Acidentes de Trânsito; Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); Atualizada em fevereiro de 2019; Disponível em: <https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5147:acidentes-de-transito-folha-informativa&Itemid=779>; Acessado em: 29-12-2019, 10:30;