Toda área do conhecimento humano conta com seus artefatos, ou seja, objetos desenvolvidos para obter e aperfeiçoar os avanços nestes campos. Assim, artefatos do saber são todas as criações que visam facilitar, ampliar, aperfeiçoar ou agilizar o processo do conhecimento científico e cultural-popular da humanidade.

Dentro da concepção semântica, o vocábulo artefato ou artefacto designa a ação humana no ato de fabricar ou construir com arte e/ou criatividade; já o saber se refere ao conhecimento, a ciência, a informação, a notícia, instrução e erudição.

Algumas áreas do saber não têm como artefato a tecnologia mecânica de objetos concretos, mas sim as sutilezas dos atributos da consciência como artefatos pioneiros do saber universal. Neste sentido podemos utilizar a expressão “artefatos do saber” de forma mais ampla: a arte do saber, onde vão estar presentes os aspectos fundamentais da inteligência humana.

Os artefatos do saber podem ser classificados como: primários, quando se referem aos objetos mais gerais, utilizados por todas as áreas do saber, como por exemplo: jornal, livro, TV; educacionais quando se relacionam ao processo de ensino-aprendizagem (material didático, recursos audio-visuais e outros); tecnológicos, referentes à tecnologia científica (ex.: microscópio, microcomputadores); específicos, próprios de cada área do conhecimento (ex.: aparelhos de observação metereológica, astrológica); e históricos, reportando-se à inventos já obsoletos (ex.: o ábaco, a pena utilizada para escrever); e na concepção mais ampla, os artefatos conscienciais, relativos aos atributos e aspectos da consciência humana (ex.: a memória, a percepção e outros).

Compreender como funcionam os artefatos do saber para utilizá-los mais adequadamente na proéxis pessoal, pode ser um bom método de aprimorar os mecanismos evolutivos conscienciais.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

1. ENCICLOPÉDIA Século XX. Vol. 5; 3o ed.; Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1977.
2. DICIONÁRIO Prático Ilustrado. Vol. 1; 1a ed.; Porto: Ed. Lelo E Imços; 1964.
3. FERREIRA, Aurélio Buarque De Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 15a ed.; Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1986.

Tags da sua leitura