Você já parou para pensar sobre a importância da melhoria dos seus pensamentos e das suas ações? Uma técnica muito interessante proposta pela Conscienciologia é o Código Pessoal de Cosmoética, ou CPC. É sobre essa técnica que iremos falar neste artigo.

O código pessoal de cosmoética é essencial para o jovem que quer evoluir mais rápido.
Fonte: Pixabay

A juventude, período entre a infância e a adultidade, é um momento de vida em que, em geral, as pessoas estão em busca de significados, valores pessoais, formando as bases da própria personalidade. Mudanças do corpo, personalidade, companhias e da visão de mundo costumam acontecer nesta fase da vida.

Caso você tenha experimentado algum nível de reflexão sobre as suas ações, posturas, falas e pensamentos, pode ter se deparado com características suas que deseja modificar, para melhorar. A ciência Conscienciologia chama essa mudança de Reciclagem Intraconsciencial (recin).

Você já parou para pensar sobre a importância da melhoria dos seus pensamentos e das suas ações? Aplica alguma técnica para relembrar a si mesmo como agir nas diversas situações?

Uma técnica muito interessante proposta pela Conscienciologia é o Código Pessoal de Cosmoética, ou CPC.

Código pessoal de cosmoética

“O código pessoal de Cosmoética (CPC) é a compilação sistemática ou o conjunto de normas de retidão, ortopensenidade e autocomportamento policármico do mais alto grau moral, criado e seguido pela consciência mais lúcida, em qualquer dimensão existencial. É o regulamento pessoal da Intencionologia” (VIEIRA, 2006, p. 2.310).

O CPC pode ser visto como uma lista de comandos escritos que a pessoa faz para si mesmo, com o objetivo de se melhorar cada dia mais.

As cláusulas do CPC consistem no que a pessoa ainda necessita lembrar a si mesma ou as posturas que ainda não são estáveis na própria manifestação regularmente. Ou seja, as cláusulas são o que a própria pessoa sabe que já deveria estar fazendo e não o faz ou não poderia mais estar fazendo, e ainda faz. (MATOS, 2016)

A cláusula do CPC é a postura prioritária a ser empregada no atual momento de vida. Por isso, o CPC varia de pessoa para pessoa, e também deve ser sempre modificado ao longo dos diferentes momentos de vida. Cabe a cada pessoa eleger as recins prioritárias no momento.

Segundo Bergonzini “o CPC visa o ajuste constante da autointenção, funcionando ao modo de manual de correção das autocorrupções, e objetiva a reformulação dos padrões pensênicos patológicos já identificados, reforçando a ortopensenidade na manifestação consciencial. As cláusulas do CPC agilizam as realizações das reciclagens intraconscienciais a partir do estabelecimento de normas de retidão pessoal”. (BERGONZINI, 2010)

Mantenha-se informado!

A técnica do CPC demonstra o respeito da pessoa consigo mesma, à medida que identifica posturas inaceitáveis para si no atual momento, idade ou maturidade. A pessoa elabora racionalmente a nova postura que já é capaz de assumir, e estabelece como meta incorporar tal postura à sua intraconsciencialidade, a partir da autovigilância.

A aplicação de um código pessoal de cosmoética envolve disciplina e esforço pessoal.
Fonte: Pixabay

Elaboração do código pessoal de cosmoética

Os impactos ou efeitos da aplicação do CPC são relatados por diversos pesquisadores da Conscienciologia ao longo de anos. No caso das pessoas que iniciaram a aplicação desta técnica ainda na juventude, os impactos podem ser ainda maiores e mais profundos.

Existem diversas maneiras de elaborar o próprio CPC. A seguir, de modo prático, um passo a passo simples para elaboração do CPC a partir da análise dos erros pessoais:

  1. Com uma folha de papel em branco, em local tranquilo, reflita sobre as características da manifestação que você considera mais imaturos, ou que deseja qualificar nesse atual momento.
  2. Eleja os 3 mais prioritários, ou mais urgentes.
  3. Em seguida, escreva, para cada característica, 1 comando simples e direto para você mesmo que o ajude a modificar esse traço no seu dia-a-dia.
  4. Use a lista em local visível, de fácil acesso, como na agenda pessoa, ou no plano de fundo do smartphone.

Agora ponha em prática os comandos que você elegeu prioritários para você mesmo, e aproveite o saldo das suas mudanças para melhor (reciclagens intraconscienciais).

Referências

Bergonzini, Everaldo; Técnicas de Elaboração do Código Pessoal de Cosmoética a partir da Conscienciometrologia e da Errologia Pessoal; Journal of Conscientiology; Vol. 13; N. 50-S; International Academy of Consciousness (IAC); Londres; Outubro, 2010; páginas 157 a 176.

Matos, Guilherme; Elaboração do Código Pessoal de Cosmoética (CPC) a partir da Aplicação da Técnica do Confor da Consciência; Glasnost; Ano 3; N 3; Associação Internacional da Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); Foz do Iguaçu-PR; Julho, 2016; páginas 61 a 69.

Simões, Ana Paula; Elaboração do Código Pessoal de Cosmoética a partir do Conscienciograma; Artigo; Conscientia; Revista; Ano 2013; Vol. 17; N. 2; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho a Setembro; 2001; páginas 306 a 314.

Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia. Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006; páginas 2.840 a 2.845 e 2.404 a 2.408.