É muito comum os adolescente apresentarem comportamentos de risco. A adolescência é a fase da vida de transição entre a infância e a adultidade, sendo uma fase da vida sabidamente problemática. Nesta fase da vida, a pessoa está, em geral, buscando entender-se, formando as bases da própria personalidade.

O adolescente é, em geral, menos maduro que o indivíduo adulto, em função da sua pouca experiência de vida. Porém na juventude são tomadas decisões que geram consequências para o restante da vida humana, positiva ou negativamente. É notório que a pessoa na adolescência tende a manifestar comportamentos de risco, outros comportamentos imaturos, e características como impulsividade, baixo limiar de frustração, conflitos íntimos, desorganização, imprudência, impaciência, dispersividade, rebeldia, entre outros. 

A fase de manifestação infantil e adolescente da vida, caracterizada pelo predomínio dos traços fartos mais primitivos pode ser denominada Porão Consciencial ( https://www.youtube.com/watch?v=uJrSZe2uH4E&t=2s ), segundo as pesquisas de Waldo Vieira (VIEIRA, 2018).

Leia também>> http://assinvexis.org/artigos/a-adolescencia-sob-a-otica-da-inversao-existencial/

Mas porque o jovem tem mais tendência a comportamentos de risco em comparação a pessoas de mais idade? Existe alguma explicação neurobiológica para esse fato? 

O que embasa os comportamentos de risco na juventude?

Estudos observacionais e neurofisiológicos demonstraram que o cérebro na adolescência ainda não está totalmente desenvolvido. A estrutura cerebral ainda passa por transformações marcantes nesse período da vida. Segundo Papalia (2013), “mudanças dramáticas nas estruturas cerebrais envolvidas nas emoções, no julgamento, organização do comportamento e autocontrole ocorrem entre a puberdade e início da vida adulta”.

Segundo Steinberg, a propensão para comportamentos de risco parece resultar da interação de duas redes cerebrais (STEINBERG, 2007):

1. Uma rede socioemocional que é sensível a estímulos sociais e emocionais, tal como a influência dos pares.

2. Uma rede de controle cognitivo que regula as respostas a estímulos.

A rede socioemocional torna-se mais ativa na puberdade, enquanto a rede de controle cognitivo amadurece mais gradualmente até o início da idade adulta. Segundo esses pesquisadores, isso poderia explicar a tendência a explosões emocionais e a comportamentos de risco na adolescência, ocorrendo ainda mais frequentemente em grupos. Impulsividade. 

Os sistemas corticais frontais ainda não desenvolvidos associados à motivação, impulsividade e adicção poderiam explicar, por plausibilidade, porque os adolescentes buscam excitações e novidades, permitem que os sentimentos se sobreponham à razão e por que muitos têm dificuldade para se concentrar em metas de longo prazo (PAPALIA, 2013).

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

COMO SE DÁ A INTERFERÊNCIA DAS COMPANHIAS DOS JOVENS NOS COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS E DE RISCO?

Na juventude, em função da busca pela autoidentidade e formação da personalidade, as relações são importante fonte de apoio emocional. Os grupos de pares são fonte de afeto, acolhimento, compreensão e orientação moral, ambiente para experimentação e formação de relacionamentos íntimos que servem de ensaio para a intimidade adulta, e um ambiente para conquistar autonomia e independência dos pais.

Segundo Papalia (2013 p. 442), os adolescentes começam a confiar mais nos amigos do que nos pais na busca de intimidade e troca de confidências, com tendência de envolvimento em comportamentos levemente antissociais para demonstrar aos amigos a sua independência de regras parentais e disposição a violar regras para obter aprovação dos pares e popularidade.

Em um estudo experimental, realizado na Filadélfia com 306 adolescentes, foi utilizado videogame para mensurar a influência à propensão de riscos. Em todas as faixas etárias, a propensão aos comportamentos de risco era mais alta na companhia dos pares do que sozinho, porém mais evidente para os participantes mais jovens. (GARDNER; STEINBERG, 2005)

A influência do grupo, assim como irmãos mais velhos e seus amigos, no consumo de tabaco, bebida e drogas ilícitas foi extensivamente documentada pelo centro CASA (Center on Addiction and Substance Abuse), da Columba University. A incidência do primeiro contato e consumo dessas substâncias é significativamente maior por influência dos pares.