A juventude pode ser considerada uma força motriz de mudança social. Infelizmente, tal premissa costuma ser utilizada para inculcar no grupo de jovens de cada época, propagandas ideológicas, ideais consumistas, dogmas religiosos, entre outras formas de manipulação.

Em contrapartida, um grupo de jovens com senso crítico e intenções positivas é capaz de promover mudanças para melhor de seu círculo social, comunidade e até o mundo, sem usar violência. Como isso é possível? Vamos discutir essa questão neste artigo, analisando o papel da juventude em revoluções até a Revolução Consciencial e o exemplo do grupo de jovens chamado Grinvex.

→ Leia também: Grupo de Jovens voltando para pesquisa da consciência.

Não se esqueça de exercitar seu senso crítico ao longo da leitura, pensando se essas ideias fazem sentido e como você pode aplicá-las em sua vida!

Um grupo de jovens pode revolucionar a sociedade de forma pacífica.
Fonte: freepik.com

Relação entre Grupo de jovens e Revoluções

Revolução é um movimento que busca mudanças sociais por meio de rebeliões (Fonte: Dicio). Ao longo da história, observa-se a participação ativa de jovens em movimentos revolucionários.

Predominantemente, as revoluções históricas envolveram violência. Sendo assim, vale ponderar: o saldo de seus efeitos são mais positivos ou negativos? Do ponto de vista da evolução consciencial, todo tipo de violência, independente da finalidade, ainda é primitiva e anti-evolutiva.

Receba as principais novidades sobre inversão existencial

Além disso, inúmeras vezes utilizou-se a ingenuidade dos jovens como massa de manobra para difusão de paixões revolucionárias, a citar exemplo da Juventude Hitlerista. Portanto, característica essencial que faz a profilaxia de manipulações e aproveita o potencial transformador dos jovens é a autocrítica.

As revoluções mais profundas partem do loc interno (de dentro da própria consciência), e não do loc externo. Nesse contexto, a inversão existencial, proposta por Waldo Vieira, é um movimento da consciência que inverte deliberadamente padrões e interesses existenciais, a partir do livre-arbítrio, buscando escolhas mais evolutivas em detrimento das convenções sociais.

Grupo de jovens pesquisadores da Inversão Existencial

O grinvex (grupo de inversores existenciais) é um grupo de jovens que se reúnem periodicamente para pesquisar, a partir das suas experiências pessoais, a técnica evolutiva da inversão existencial. Tal pesquisa é fundamentada no paradigma consciencial, portanto centrada no locus interno. Mas o que é inversão existencial?

Inversão existencial (invéxis) é uma técnica que objetiva a estruturação da vida dedicada à evolução da consciência, por meio do investimento na assistência e nas renovações íntimas desde a juventude. A invéxis parte do senso crítico da pessoa: ao analisar as incoerências do mundo, observa-se o que se tem de melhor para contribuir. A partir disso, estrutura-se toda a vida em torno de um projeto assistencial que possa deixar um legado evolutivo para a humanidade.

Desse modo, o grinvex é um grupo de jovens que não fica apenas discutindo ou apontando as mazelas do mundo, mas propõe soluções práticas que partem de dentro para fora. Não faz sentido querer mudar o mundo sem mudar primeiramente a si mesmo: potencializar nossos talentos e reciclar nossos defeitos e fissuras.

Efeitos revolucionários do Grinvex

Durante a participação no grinvex, percebe-se um ciclo virtuoso de autorrevoluções. Ao planejar e discutir um projeto de vida assistencial, a pessoa melhora a si mesma e, com isso, capacita-se ainda mais para concretizar seu projeto, motivando-se para novas renovações íntimas. Eis o princípio da Revolução Consciencial!

Esse movimento é contagiante pelo princípio do exemplarismo pessoal. O convívio sadio desse grupo de jovens é baseado na amizade, e compartilhar seus planos e acompanhar o desenvolvimento dos colegas é motivador. Uns atuam como exemplo para os outros, com efeitos profundos devido ao exemplarismo horizontal, isto é, influência entre pessoas de mesma faixa etária.

O convívio sadio do grinvex é baseado na amizade, e compartilhar seus planos e acompanhar o desenvolvimento dos colegas é motivador.
Fonte: freepik.com

Além disso, tratando-se de pesquisa consciencial, considera-se o estudo e exercício do parapsiquismo sadio, ou seja, a lucidez quanto às múltiplas dimensões. Com isso, percebe-se através de fatos e parafatos os efeitos energéticos e multidimensionais das renovações íntimas e ficam ainda mais evidentes os efeitos negativos e patológicos das revoluções violentas e ideologias de massas.