Você é influenciável na Internet? Percebe que passa muito tempo nas redes e isso te traz novos hábitos, sejam positivos ou negativos, para a sua vida? Percebe que esses hábitos e a origem deles permeiam suas manifestações? Por que isso acontece? Saiba mais neste texto!

Fonte: Freepik

Você é influenciável na Internet? Por que as pessoas se influenciam nas redes?

Atualmente vivemos na Era da Fartura, onde existem vários materiais disponíveis e um arcabouço de informações. Muitas pessoas não sabem lidar com essa Fartura e acabam se dispersando bastante, principalmente nas redes disponíveis da Internet.   

Com tantas informações distribuídas na hoje, a pessoa pode começar a idealizar as coisas ao seu redor, no sentido de se manifestar com base nas manifestações dos outros vistas na Internet, seja ídolo, influencer ou algumas pessoas que ela admira muito

Quando se admira muito algo ou alguém, a tendência é que a pessoa faça tudo que estiver ao seu alcance para agradá-la, e além disso, a pessoa gosta de se manifestar igual aquela determinada pessoa. A Internet principalmente, é um grande reprodutor disso. Mas qual poderia ser a base dessa maior sugestionabilidade na Internet?

Bom, existe muita competição dentro da Internet, onde um quer ser melhor do que o outro. Muitas vezes isso se dá pela falta de autoconhecimento que, de certa forma, predomina hoje na sociedade. Pessoas seguem uma às outras sem ao menos se questionar das posturas alheias, e principalmente, sem observar as próprias manifestações e atitudes. 

Quando não se sabe o que valoriza e os interesses pessoais, acabamos deixando-nos levar por posturas e manifestações alheias. Nesse sentido, o autoconhecimento é uma grande ferramenta evolutiva. Para saber melhor os benefícios do autoconhecimento, leia: 5 Técnicas para autoconhecimento na adolescência.

Veja abaixo, 7 manifestações comuns em pessoas que se influenciam facilmente na Internet:

  1. Vitimização. O ato de se colocar no papel de vítima nas situações desconfortantes na Internet, se mantendo frágil emocionalmente, ao invés de assumir as responsabilidades dos acontecimentos. Exemplo: pessoa que se desvaloriza por ver outras pessoas como “perfeitas”.
  2. Carência. A necessidade excessiva de ficar perto de outras pessoas, tentando se encaixar nos grupos, não valorizando seus valores pessoais, seguindo exemplos negativos de outras pessoas. Exemplo:  A pessoa que fica na Internet por não querer lidar com suas emoções e sentimentos, sendo um modo de suprir as carências. 
  3. Irreflexão. O ato de não se questionar, refletir e ponderar as próprias manifestações e as atitudes alheias dentro da Internet. Exemplo: Várias pessoas comentam algo sobre determinada postagem, e você, já que todos acham isso, também acha e comenta a mesma coisa, não utilizando a autocrítica e agindo pelos impulsos. 
  4. Infantilidade. O ato de se colocar numa postura imatura e infantil, “jogando” as suas responsabilidades para as outras pessoas de convívio, ou seja, a pessoa utiliza a Internet como meio de fuga das suas responsabilidades, sobrecarregando os outros. Exemplo: O jovem que usa excessivamente a Internet de forma improdutiva sendo dificultador para a lucidez e assunção das responsabilidades.
  5. Iniciativa. A falta de iniciativa autopesquisística levando ao desvio e nivelamento ou escondimento dos interesses pessoais. Exemplo: A pessoa que segue as manifestações dos outros, por muitas vezes não saber seus gostos e valores pessoais.
  6. Acriticidade. A falta de criticidade quanto às coisas ao seu redor, podendo gerar a influenciabilidade, quando a pessoa não sabe “filtrar” as informações que adquiri durante o tempo que passa na Internet. Exemplo: A pessoa que passa horas na Internet acreditando em tudo que vê, não se questionando sobre os assuntos vistos.
  7. Comodismo. A postura egóica e estagnada de se manter na zona de conforto patológica, não priorizando utilizar a Internet de forma  inteligente e renovadora. Exemplo: Pessoa que passa horas e horas na Internet utilizando-a de forma inútil, não adquirindo nada de útil para a sua vida.

Questionamento: A folha aceita tudo que escrevemos nela, o celular aceita todo tipo de informação. E você? Consegue discernir através da autocrítica tudo que vê e ouve por aí, ou apenas sai seguindo padrões de referência?

Bem, mas como discernir melhor isso e como não ser tão influenciável dentro da Internet? Isso é o que veremos a seguir.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Como não ser influenciável pela Internet?

Paradoxalmente, ao mesmo tempo que vivemos na Era da Fartura e da Informação, vivemos na Era do Desperdício, onde apesar de termos tudo em mãos, não aproveitamos o suficiente.

Para não ser facilmente influenciável, eis abaixo 6 posturas que podem auxiliar:

1. Aproveitamento. A valorização e aproveitamento da Internet como meio de avanço evolutivo. Exemplo: Pessoa que usa as redes para fins assistenciais (estudo e pesquisas, por exemplo), como forma de antecipar seu amadurecimento pessoal.

2. Autoconhecimento. A autopesquisa é algo basilar para o autoconhecimento. A postura de querer se conhecer melhor ajuda no alinhamento mais concreto do que você gosta e de onde você quer chegar. A influenciabilidade para as pessoas que se autoconhecem é mínima. Exemplo: Porque estou vendo esse tipo de conteúdo no Instagram? É minha prioridade? Isso vai me ajudar a chegar onde quero estar daqui 10 anos? 

3. Autoestima. A construção da autoestima através do reconhecimento dos traços pessoais evita ser suscetível na Internet. Exemplo: A pessoa se valoriza porque reconhece e valoriza aquilo que ela tem de melhor, os trafores (TRAços FORça, qualidades pessoais).

4. Autocrítica. A autocrítica perante as informações e conteúdos vistos na Internet. Exemplo: A pessoa vê algum conteúdo na Internet que usa a autocrítica e o autodiscernimento como meio de não ser influenciado pela informação exposta no seu feed.

5. Escrita. A escrita diária funcionando como avaliador das posturas das pessoas, principalmente as posturas manifestadas na Internet. Exemplo: A pessoa possui um diário que funciona como forma de avaliar o dia dela e o quanto ficou conectada na Internet.

6. Questionamento. Utilizar questionamentos no dia a dia ajuda na manutenção dos interesses pessoais, através da reflexão. Exemplo: O que eu quero da minha vida? O que eu faço hoje, para chegar onde quero chegar no final da vida?

Com essas posturas empregadas diariamente, você não será tão influenciável dentro da internet e irá perceber que seu nível de aproveitamento e produtividade na Internet será maior, você com certeza vai notar a diferença. Mas o mais importante destas posturas, é a manutenção.

Agora, vejamos abaixo 3 condições que fazem um crescendo em relação a como não ser influenciável na internet:

1. Superação do vício é uma das condições fundamentais dentro do papel da não influenciabilidade, pois quando você possui uso crônico das redes sociais, e da Internet de modo geral, você se torna “alvo fácil” em se influenciar com as postagens das outras pessoas, principalmente. 

2. Ter autocrítica quando se vê conteúdos na internet é muito importante para a manutenção do foco, pois evita dispersões mais sérias, como a influenciabilidade.

3. A identificação do seu propósito evolutivo se torna imprescindível na não influenciabilidade na Internet, porque você saberá onde quer chegar evolutivamente, com isso você não vai ser suscetível e disperso quanto a Internet. Para saber mais, leia: Qual seu propósito de vida?.

Produtividade na Internet e Inversão Existencial

Hoje em dia, tudo está em constante desenvolvimento e evolução, menos as pessoas que passam horas e horas na frente das telas da Internet, dispersas da vida, seguindo padrões, pois ficam estagnadas, fazendo as mesmas coisas durante dias, semanas, anos e até mesmo décadas.

Pela Conscienciologia, principalmente pela técnica da inversão existencial ou invéxis, é valorizada a assunção de responsabilidades e a execução da programação existencial pessoal através da produtividade assistencial desde de cedo.

Nesse sentido, a utilização produtiva da Internet se torna uma ferramenta insubstituível, em termos de oportunidades de amadurecimento pessoal e de autodesenvolvimento.

Por esses e outros motivos, ser influenciável na Internet é algo maléfico e antievolutivo.

Reflexão: Vale a pena refletir o porquê ainda sustenta posturas negativas evolutivamente, qual é o apego existente?

Referências:

1. Barbosa, Cassielle; Superação do Vício na Internet através da Invéxis; Artigo; ANAIS DO XXX SIMPÓSIO DO GRINVEX – SIG; Foz do Iguaçu, PR; 22-23.Maio.21; SIG – SIMPÓSIO DO GRINVEX; Revista; N. 30; 9 citações; 1 E-mail; 4 enus.; 1 microbiografia; 5 siglas; 1 tab.; 5 refs.; 6 webgrafias; Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); Foz do Iguaçu, PR; Maio, 2021; páginas 85 a 96. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12bR4Rh-Wtmp_YA6Xb125FDUqhvxVIHbR/view

2. Nonato, Alexandre; et al; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011.