Você sabe o que é timidez?

Você tem medo de falar em público? Você fica pensando durante horas no que vai falar? Evita errar para agradar os outros? Tem medo ou receio do que os outros vão pensar sobre você?

Se sim, este artigo é para você!

Timidez: o quê é?

A timidez é o medo experienciado por muitos indivíduos diante de pessoas desconhecidas ou situações novas, manifestando-se de forma inibida com receio em se expor por medo da rejeição.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre timidez leia também: Timidez: entenda os efeitos na evolução do jovem.

Fonte: Freepik

Se você acha que é possível superar a timidez sem esforço e sem enfrentamento, sabia que nada cai do céu. Este texto traz algumas formas para a superação da inibição, e não a fórmula mágica.

Muitos jovens levam a timidez para o resto da vida, por falta de esforço, por não saber superar, por não querer mudar “nasci assim, vou morrer assim” (Síndrome de Gabriela), ou por falta de esforço, transformando na preguiça.

Como funciona a timidez?

Dentro do funcionamento da timidez são envolvidos alguns traços da personalidade, então a timidez é algo mais complexo do que parece, pois todas as pessoas têm formas diferentes de se manifestar e muitas vezes é preciso muita autopesquisa (pesquisa de si mesmo) e reflexão para uma maior visão de conjunto sobre nós mesmos.

Veremos abaixo 11 manifestações que podem ser potencializadas ao longo do tempo, caso não aconteça o enfrentamento da timidez desde a juventude:

  1. Insegurança. A insegurança vem geralmente por medo de críticas alheias, por medo da repercussão que sua manifestação ou opinião vai ter no grupo, ou seja, prefere não se manifestar e nem opinar por medo de ações errôneas.
  2. Rejeição. Medo de ser rejeitado pelo grupo onde se encontra, assim evitando de falar muito.
  3. Autorrepressão. Não fala o que sente, reprimindo suas emoções e sentimentos por receio e insegurança de interagir
  4. Imaginação. Sempre está imaginando o que ele vai fazer e o que já fez. Ou seja, sempre fica imaginando e bolando algumas estratégias para interagir com as pessoas, mas quando tem  oportunidade não se manifesta.
  5. Orgulho. O tímido orgulhosos é tímido por querer parecer superior em relação às outras pessoas, ou seja, ele não se manifesta para querer manter sua autoimagem positiva perante às outros indivíduos ao seu redor.
  6. Inautenticidade. Não fala, não opina e não interagem, por que sempre quer agradar as outras pessoas, fazendo com que não se expresse verdadeiramente.
  7. Retranca. O uso do mecanismo de defesa do ego. Sempre está se defendendo do que as outras pessoas vão dizer sobre você, ou seja, não se dá a oportunidade de críticas dos indivíduos de convívio.
  8. Vitimismo. Sempre coloca a culpa nos outros e colocando-se em papéis de vítima, usando argumentos do tipo: “Não me deixaram falar” ou “Queria ter falado, mas ninguém deu abertura”.
  9. Ansiedade. Vive pensando no futuro. Quando tem oportunidades de conversar com pessoas desconhecidas, perde essa chance por ficar pensando o que iria dizer e acabando na ansiedade.
  10. Autocorrupção. Vive mentindo para si, enfeitando as oportunidades que não aproveitou. Nesse caso, é importante usar o princípio “se algo não presta, não presta mesmo, não adianta fazer maquilagem”.
  11. Carência Afetiva. Quer sempre agradar e ter o reconhecimento das outras pessoas, não se manifestando de forma pura e verdadeira.

Você, tímido ou tímida, utiliza algumas dessas 11 manifestações como fuga? Se sim, tem algo em mente para superá-las?

Por que superar a timidez?

Existem vários motivos para superar a timidez. Um dos princípio bem utilizados dentro da Conscienciologia pelo jovem é o princípio “isso não é pra mim”. Esse princípio diz muito a respeito de não querer ficar mais na inércia, mas sim, tomando posicionamentos evolutivos (mudar) e tendo mais liberdade de atuação e expressão, sem vergonha e nem medo de se manifestar de modo realista.

Como dito acima, quando superamos a timidez conseguimos ter mais liberdade para fazer as coisas que gostaríamos de fazer antes, sem medo e nem insegurança. Isso é o que mais importa, trabalhar em coisas que temos vontade e motivação, e que vão fazer a diferença.

Com liberdade de atuação e expressão conseguimos fazer uma assistência (ajuda) mais qualificada para outras pessoas e outros tímidos, pois sempre estamos adquirindo novas experiências através dos aprendizados e das reciclagens pessoais, ajudando muito no processo pessoal de desinibição.

Como superar?

Há várias formas de superar a timidez. O primeiro passo é se conscientizar que é um indivíduo tímido, tendo em mente alguns mecanismo de funcionamento da timidez e identificando métodos práticos para a superação.

O segundo passo é o posicionamento sincero em relação a timidez, colocando em prática as ações identificadas como métodos, promovendo a superação efetiva da inibição.

Bem, se você acha esse método apresentado acima não funcionará com você, não se preocupe, pois existem vários outros métodos. Podemos fazer uma analogia de como existem vários modelos e técnicas para superar e qualificar alguns manifestação nossa.

Analogia: Para se fazer um bolo é necessário alguns ingredientes, não importa quais ingredientes colocar primeiro, ele virara um bolo de qualquer jeito. O objetivo desta analogia é mostrar que não importa a forma, mas sim o resultado.

Fonte: Freepik

Agora veremos 16 posturas e atitudes, que colocadas em prática, vão ajudar bastante o jovem tímido na superação da timidez:

  1. Autoconfiança. A obtenção da confiança em várias áreas da vida pessoal.
  2. Autoexposição. A exposição sendo a chave para a autossuperação.
  3. Enfrentamento. A dedicação e o esforço, favorecendo maior nível de enfrentamento pessoal frente a superação da inibição.
  4. Autopesquisa. A pesquisa se si mesmo ajudando na identificação das tendências pessoais, favorecendo no maior desempenho na técnicas e métodos adquiridos para a superação da timidez
  5. Autenticidade. A exposição das opiniões pessoais, favorecendo para o aumento da autenticidade da pessoa.
  6. Amizades. A assistência entre os amigos, como objetivo da qualificação grupal.
  7. Autoestima. A busca pelo autoestima sadia através da valorização pessoal
  8. Desacomodação. A saída da zona de conforto, favorecendo o enfrentamento pessoal sadio.
  9. Desdramatização. A visão realista ajudando na visão de conjunto sobre a própria timidez
  10. Docência. O professor “tímido” tendo a oportunidade de se qualificar em grupo com os alunos.
  11. Estudo. O aprofundamento na timidez ajudando o tímido na criação de novas métodos e formas de superação da inibição. 
  12. Oportunidade. O aproveitamento das oportunidades cotidianas, como por exemplo no trabalho, faculdade, escola e na convivência de modo geral.
  13. Positividade. Pensamentos positivos no momento da autoexposição, assim desdramatizando o processo de exposição em público.
  14. Propósito. A identificação e autoconscientização do propósito de vida.
  15. Voluntariado. O trabalho voluntário sendo um aporte e uma oportunidade de qualificação pessoal.
  16. Comunicação. Ligações e chamadas de vídeo com amigos, auxiliando numa maior interação e exposição.

Estas são algumas estratégias que funcionam se aplicadas diariamente. Lembre-se, que com força de vontade e determinação, tudo é possível. Você é capaz!

Com passar dos tempos, você verá que se comunicar e interagir com as pessoas é satisfatório e prazeroso, e não mais um desconforto.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Superação da Timidez e Invéxis

A invéxis (inversão existencial), é uma técnica de planejamento de vida proposta pela Conscienciologia e que tem por objetivo otimizar ao máximo as chances de realização da programação existencial de quem a aplica. As pessoas que aplicam a invéxis se propõem a viver a vida de forma técnica, evitando o senso comum do “deixa a vida me levar”, para garantir que seu tempo de vida seja aproveitado ao máximo em função da prática da interassistência, da evolução pessoal e do completismo existencial.

Para saber mais acesse: O que é invéxis?

Dentro da técnica da Invéxis é imprescindível o inversor ser tímido, pois quem aplica efetivamente a invéxis terá uma superação “intuitiva”, por justamente usar o princípio evolutivo “isso não é para mim”.

As atitudes propostas pela técnica invéxis farão com que o jovem busque a se conhecer melhor, fazendo com que ele desenvolva estratégias convergentes com seu propósito de vida, no caso o seu maxiplanejamento invexológico.

Mas o que vem a ser o maxiplanejamento invexológico?

O maxiplanejamento invexológico é o planejamento máximo da vida humana, tendo em mente os princípios da invéxis, ou seja, é um planejamento que a pessoa vai fazer da sua vida inteira, buscando metas e objetivos para a inversão existencial.

Com o planejamento máximo da vida, o jovem terá algum nortes para seguir, ou seja, ele terá metas e objetivos para se alcançar até o final na vida. Nesse sentido, a superação da timidez será apenas uma mini-meta, dentre outras metas mais sérias e avançadas durante a vida do jovem.

A SUPERAÇÃO DA TIMIDEZ NA JUVENTUDE EXIGE AUTEXPOSIÇÃO, CORAGEM, POSICIONAMENTO E, PRINCIPALMENTE, AUTOENFRENTAMENTO QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICABILIDADE INTERASSISTENCIAL.