Aprenda mais sobre como a organização da própria vida pode aumentar o grau de satisfação íntima com a própria produtividade.

Organizar a vida é um desafio para todo jovem. A correria do dia a dia seja na escola, no trabalho ou na faculdade dificulta o jovem pensar sobre os próprios desempenhos e propósitos de vida.

Quem se interessa pela própria vida tende a entrar em conflito quanto se tem tarefas e obrigações a cumprir, e não se consegue manter a vida organizada para fazer aquilo que deseja dedicar-se mais.

Se você tem interesse em melhorar a sua organização convido a continuar leitura.

O que é organização?

Organização pode ser compreendida como a capacidade de ordenar determinadas atividades para se cumprir determinado objetivo.

Por exemplo o jovem que deseja passar no vestibular pode organizar seus horários para estudar as matérias da prova, separar para cada dia uma matéria diferente, marcar o tempo de estudo e posteriormente avaliar o seu desempenho nos simulados.

Na medida que ganha experiência, o jovem estudante poderá desenvolver técnicas de estudo mais eficazes e aplicá-las nos horários em que reservou para estudar.

Por exemplo, ler em voz alta os textos de história ou português para melhorar a fixação da memória do conteúdo, fazer exercícios resolvidos de matemática para depois resolver os problemas.

De todo modo, organizar-se depende de responder as seguintes perguntas para o objetivo que se deseja alcançar:

i) Quais as atividades que preciso fazer para alcançar este objetivo?
ii) Quando irei fazer estas atividades?
iii) Como irei fazer estas atividades?
iv) Onde irei fazer estas atividades?

Como organizar a rotina pessoal
Fonte: Pixabay

Um estudante de pré-vestibular que tem interesse em estudar matemática poderá responder estas perguntas:

i) Quais as atividades que preciso fazer para alcançar este objetivo? Resolver os problemas de matemática do livro.

ii) Quando irei fazer estas atividades? Duas vezes na semana no período da tarde

iii) Como irei fazer estas atividades?  Primeiro irei ler os exercícios resolvidos, depois  irei refaze-los e por fim quando tiver assimilado os conceitos irei resolver os problemas.

iv) Onde irei fazer estas atividades? Na biblioteca da escola.

Mas será que a organização só se aplica ao pré-vestibular? Se você tem interesse em desenvolver uma organização em outras aspectos da vida, o tema abaixo te ajudará a concretizar este objetivo.

Inversão Existencial e Organização

Para quem tem interesse em melhorar a sua organização pessoal em diversos aspectos da vida humana poderá estudar a técnica da inversão existencial.

A inversão existencial é a técnica evolutiva pautada no paradigma da Conscienciologia que busca a otimização máxima da vida humana.

Para se otimizar ao máximo a vida humana é preciso desenvolver estratégia de vida desde a juventude, passando pelas escolhas optadas pelo jovem como a graduação durante o pré-vestibular até a materialização de projetos pessoais.

Para viabilizar projetos é preciso antes de mais nada de organização, é por isso que na técnica da inversão existencial a organização torna-se um dos principais pilares na contuda do jovem.

Além disso, o objeto da organização agora deixa de ser apenas um único objetivo como passar no vestibular, para se tornar a vida do jovem como um todo.

O jovem interessado em ter uma organização evolutiva começa então a construir um estrutra pautada nas áreas da vida, seperando-as de acordo com os valores e objetivos pessoais.

organização das áreas da vida
Fonte: (Google Imagens)

Vejamos alguns exemplos de áreas da vida:

1. Amizades: que perfils de vínculos desejo ter?
2. Profissão: qual a profissão que desejo seguir?
3. Conhecimento: que áreas do conhecimento me interessam?
4. Finanças: como irei utilizar o meu dinheiro?
5. Família: como lido com a minha família?
6. Voluntariado: qual o meu perfil de assistência?

Separar a vida em diferentes áreas ajuda o jovem a organizar a vida. Mas seria isto suficiente para se desenvolver uma organização evolutiva?

Inversão existencial e produtividade

Na vida, o jovem tenderá a ter dois tipos de tarefas que precisa desempenhar, as atividades compulsórias e as atividades escolhidas.

São exemplos de atividades compulsórias: as tarefas domésticas, o emprego, o relacionamento familiar, o pagamento das contas, a manutenção do carro.

Já as atividades escolhidas pode-se compreender como sendo aquelas que aumentam sua motivação e satisfação íntima quando se está desempenhando-as. Estas atividades motivadoras tem relação com os valores pessoais do jovem.

Na inversão existencial prioriza-se os valores pessoais que são evolutivos, ou seja aqueles que tragam algum benefício positivo para outras pessoas e também proporcionem o amadurecimento pessoal.

Entende-se como amadurecimento a capacidade do jovem utilizar a própria inteligência para acabar com os próprios conflitos e sofrimentos, bem como manter uma vida cotidiana mais equilibrada nos relacionamentos interpessoais.

organização e relacionamentos
Fonte: Pixabay

A organização evolutiva, portanto, trata-se do jovem conseguir utilizar as atividades compulsórias da vida humana em favor dos projetos pautados nos seus valores evolutivos.

Procedimentos para cultivar a organização e valores evolutivos

Se você tem interesse em cultivar valores evolutivos poderá seguir os seguintes passos:

Em primeiro lugar, invista na autocrítica primeiramente para se saber o que se deseja para a própria vida e se estes desejos são produtivos, benéficos, ou seja, evolutivos ou não.

Em segunda lugar, programe hábitos compátiveis com os projetos pessoais pautados nos valores evolutivos identificados.

Em terceito lugar,  pondere sobre as atividades compulsórias da vida humana pensando em estratégias que possam otimizar o próprio tempo para aumentar a disponibilidade para os projetos pessoais.

Por fim, defina com base nas perguntas: O que? Quando? Como? Onde?; as ações associadas a estes projetos evolutivos.

Gostou deste artigo? Então leia também:
1. Talentos pessoais: autoconhecimento desde a juventude
2. Planejamento de vida desde a juventude
3. Qual o sentido da vida?

Referências Bibliográficas

1. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011.

2. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; PR; 2013, páginas .