Saiba o que é parapsiquismo e como desenvolver esta habilidade. Identifique se você possui parapsiquismo e aprenda a utilizá-lo em seu dia a dia de forma assistencial e cosmoética. 

Fonte: Freepik

Afinal, o que é Parapsiquismo?

Por definição, o parapsiquismo é a condição da pessoa capaz de vivenciar parapercepções além dos sentidos do corpo físico. Ou seja, as percepções que vão além do tato, olfato, paladar, audição e visão.

São sinônimos de parapsiquismo: 

  1. Parapercepciologia;
  2. Parapsicologia;
  3. Parapsicobiofísica;
  4. Sensibilidade parapsíquica;
  5. Parafenomenologia.

Podemos vivenciar diversos tipos de parapercepções, como: 

1. Parapercepções energéticas – que são referentes às bioenergias das pessoas e locais;

2. Parapercepções a partir das projeções lúcidas, que trata-se do processo de experiência fora do corpo;

3. Parapercepção de consciências extrafísicas, ou seja, personalidades que não possuem mais o corpo físico (soma), mas que se manifestam nas múltiplas dimensões através de outros veículos de manifestação.

Todos nós podemos desenvolver o parapsiquismo, independentemente de religião, crença ou de dogma. Assim como a respiração faz parte da nossa fisiologia humana, esta habilidade faz parte da nossa parafisiologia.

No contexto da aplicação da técnica da Inversão Existencial (invéxis), o desenvolvimento e aproveitamento das parapercepções pode se tornar uma estratégia otimizadora e profilática para o jovem que quer se qualificar enquanto agente interassistencial. 

Por exemplo, através do fenômeno parapsíquico de exteriorização de energias é possível transferir as melhores energias conscienciais para determinada pessoa ou ambiente, realizando assim, assistência. Lembrando apenas que esta movimentação de energias deve ser feita com discernimento e cosmoética, visando também a qualificação da intenção pessoal.  

Assim, nota-se que a principal ferramenta de pesquisa da Conscienciologia é o parapsiquismo, sendo a principal metodologia de investigação da consciência.

Quais os mitos relacionados ao parapsiquismo?

1. “O parapsiquismo é para poucos.”

Como dito anteriormente, todos nós podemos desenvolver o parapsiquismo e possuímos esta habilidade intrinsecamente. 

Cabe a cada pesquisador buscar entender, compreender e utilizar o Princípio da Descrença (não acredite em nada, tenha suas experiências pessoais) ao vivenciar os fenômenos parapsíquicos de forma lúcida.

2. “Os fenômenos parapsíquicos são coisas da minha imaginação.” 

Entende-se que o processo de dúvida e autoquestionamentos lúcidos é sadio para o desenvolvimento cosmoético do parapsiquismo. 

No entanto, cabe a cada pessoa repensar se não está sendo totalmente taxativo e ignorante frente aos fenômenos que muitas vezes se repetem diariamente, por teimosia e medo de aprofundamento da temática.

3. “Não tenho talento para desenvolver o parapsiquismo.”

Assim como é preciso manter constância e dedicação na prática de atividades físicas para obter o resultado corporal desejado, o desenvolvimento do parapsiquismo também exige prática. 

Algumas pessoas podem ter aprimorado esta habilidade em outras vidas, tornando o processo mais fluido e natural, no entanto, outras poderão precisar se esforçar mais para obter certos resultados. 

4. “Posso confiar cegamente no parapsiquismo.”

Apesar de termos condições e capacidade para desenvolver o parapsiquismo, isto não significa que devemos acreditar cegamente nos fenômenos vivenciados e elaborar interpretações imediatas. 

Enquanto aplicante da técnica da Inversão Existencial, cabe ao mesmo utilizar a autocrítica. Sendo necessário discernir, observar, registrar e avaliar as experiências parapsíquicas e suas possíveis interpretações. Por vezes um mesmo fenômeno pode ser compreendido totalmente diferente após reflexão e amadurecimento.

5. “Todas as consciências extrafísicas que fazem contato são bem intencionadas.”

Ao estudar sobre parapsiquismo é importante compreender que não são todas as consciências que possuem ampla lucidez e cosmoética bem nivelados, algumas consciências extrafísicas ou “consciexes” podem até querer o nosso bem, mas podem acabar influenciando outras pessoas negativamente para conseguirem o que querem. Desta forma, é preciso novamente aplicar a autocrítica e não confiar de imediato nas inspirações e ideias extrafísicas. Afinal, assim como no intrafísico, nem sempre as consciências extrafísicas possuem boa intenção e discernimento, assim como nem todas são amparadores extrafísicos. 

Para saber mais sobre as características de um Amparador Extrafísico, acesse: Amparador extrafísico: quem é e como pode te auxiliar?

O parapsiquismo e seus fenômenos 

A vivência dos fenômenos parapsíquicos é universal a todas as consciências, sendo intrínseco a cada um. No entanto, para algumas pessoas as experiências parapsíquicas podem acabar passando batido por falta de atenção. 

Por vezes a consciência ainda não teve uma experiência com os mínimos detalhes e percepções de uma projeção lúcida, isto não significa que ela não possua parapsiquismo, e sim que precisará de tempo e esforço para desenvolver a projetabilidade.

Assim vemos que o parapsiquismo pode ser aprimorado de modo racional, livre de qualquer conotação religiosa ou iniciações místicas. Seu desenvolvimento lúcido possibilita a compreensão integral do que é a consciência, e também permite uma melhor compreensão do paradigma consciencial. 

Algumas vivências parapsíquicas podem ocorrer em nosso dia a dia, como a intuição. Este fenômeno trata-se da percepção instantânea da entrada súbita de pensamento, ideia, verdade ou fato, sem a intervenção de qualquer processo racional. 

Por exemplo uma mãe que pode ter a intuição que seu filho esteja em perigo, isso sem ter tido nenhum contato ou comunicação com o mesmo.

Outro fenômeno rotineiro é a precognição. Neste fenômeno acontece a aquisição parapsíquica de informações sobre possíveis acontecimentos futuros. 

Eis abaixo uma listagem de outros fenômenos parapsíquicos possíveis de serem vivenciados:

Assimilação Simpática (Assim), Clariaudiência, Clarividência, Clarividência viajora, Cosmoconsciência, Desassimilação Simpática (Desassim), Descoincidência vígil sadia, Pangrafia, Precognições, Projeções da Consciência, Psicofonia, Psicometria, Retrocognições, Sinalética Energética, Telepatia e outros. 

Para saber mais sobre cada um destes Fenômenos Parapsíquicos, acesse aqui.

Animismo X Mediunismo

Outro conceito vinculado à temática e importante de ser compreendido é o Animismo. O animismo é a capacidade da consciência produzir e vivenciar parafenômenos a partir da própria vontade e intenção.

Por exemplo, podemos utilizar do atributo da vontade para desenvolvimento da projeção lúcida. Assim como é possível utilizar da nossa intenção para fazer uma análise dos ambientes através das energias conscienciais.  

Assim, o animismo pode ser compreendido como uma categoria dentro do parapsiquismo. Outra categoria é o mediunismo.

No mediunismo, a consciência parapsíquica ou “médium”, é capaz de realizar a comunicação entre as consciências intrafísicas (que possuem corpo físico) e as consciências extrafísicas (que não possuem). 

Diferente do animismo que busca perceber os fenômenos por vontade própria, no mediunismo esta consciência realiza a comunicação por vezes de forma passiva, dando passividade para consciências sem corpo físico e não conhecendo a fundo suas reais intenções e vontades. 

Sendo assim, a mediunidade é um sistema de comunicação entre consciências pouco confiável. Os seus resultados produtivos e pró-evolutivos exigem extrema heterocrítica e autocrítica isenta, o tempo todo, para qualquer um. 

Pela Conscienciologia, entende-se a importância do parapsíquico ter lucidez sobre os fenômenos que vivencia e evitar a presença de terceiros ou intermediadores da comunicação entre consciências.

Assim como deve-se evitar dar a passividade completa e ingênua a consciências que nem se conhece direito. 

Por exemplo, ao invés de buscar algum sensitivo para auxiliá-lo na comunicação com algum parente dessomado (que descartou o corpo físico), o próprio pesquisador pode estudar e praticar técnicas de projeção consciencial para entrar em contato com determinada consciex.

Parapsíquicos históricos

Ao estudarmos a história do parapsiquismo, nota-se que esta condição, apesar de ainda não ser levada em consideração pelo paradigma mecanicista, sempre permeou a humanidade. 

Abaixo vemos alguns projetores históricos, como:

1. Emily Brontë (1818-1848).

2. George Eliot (nome literário de Mary Anne Evans: 1819-1880).

3. David Herbert Lawrence (1885-1930).

4. Alfred Tennyson (1809-1892).

5. John Buchan Tweedsmuir (1875-1940).

6. Virginia Woolf (1882-1941).

7. William Wordsworth (1770-1850).

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Como desenvolver o parapsiquismo?

Após a compreensão do parapsiquismo ser uma habilidade inerente a toda e qualquer consciência, cabe agora refletirmos sobre a finalidade do desenvolvimento do parapsiquismo.

Para isso, algumas questões podem auxiliar, como:

  • “O que eu espero alcançar ao desenvolver o parapsiquismo?”
  • “Qual minha real intenção ao aprimorar minhas habilidades parapsíquicas?”
  • “Quais os tipos de consciências extrafísicas irei atrair com o padrão da minha pensenidade ao desenvolver o parapsiquismo?”

Além disso, técnicas de identificação, avaliação e qualificação da intencionalidade pessoal podem facilitar no processo de melhoria dos pensamentos, sentimentos e energias (pensenes) referentes ao processo parapsíquico. 

É possível compreender o parapsiquismo com base em dois tipos de intencionalidade: centrífugo e centrípeto

O parapsiquismo centrífugo é aquele no qual a pessoa busca sair de si mesma a fim de perceber e ajudar os outros. Sendo assim mais assistencial e altruísta quanto às necessidades alheias. 

Já o parapsiquismo centrípeto trata-se da atuação dentro da intraconsciencialidade da pessoa, apenas para si mesma. 

Vale lembrar que: quanto mais qualificada for a pensenidade e intencionalidade do pesquisador ao desenvolver seu parapsiquismo, mais facilmente irá conseguir se conectar com consciências extrafísicas amparadoras, que visam a interassistência e a cosmoética. 

Assim, seguem 4 dicas e sugestões para o desenvolvimento do parapsiquismo:

  • Prática Energética

No geral, a prática de atividades energéticas podem favorecer o desenvolvimento de habilidades parapsíquicas da consciência. Exercícios, como: mobilização básica das energias, estado vibracional, exteriorização, absorção das energias e outros. 

Em específico, a prática e intensificação do Estado Vibracional irá facilitar e estimular o processo de descoincidência dos veículos de manifestação. Além de favorecer o processo de desassimilação energética, ou seja, a limpeza das energias perturbadoras em volta da pessoa. Através desta higienização energética, torna-se mais fácil à conscin perceber o padrão de suas próprias energias e pensenidade, trazendo maior criticidade e lucidez quando se perceber influenciada por outras consciências. 

Esta prática também possibilita ao experimentador identificar e retornar ao seu padrão máximo de homeostase íntima. Ao ancorar este padrão homeostático, quando estiver em contexto de assédio ou interferências parapsíquicas patológicas, a mesma poderá buscar retornar ao seu exemplo de qualificação máxima das energias pessoais.

Além disso, as práticas energéticas promovem a maior facilidade para perceber e mapear as sinaléticas parapsíquicas, auxiliam no desenvolvimento de acoplamentos energéticos e desenvolvimento interassistencial.

  • Autoexperimentação Lúcida

Outra sugestão para desenvolvimento do parapsiquismo é a autoexperimentação lúcida, isto através do animismo, ou seja, de maneira ativa e autocrítica – característica essencial do inversor.

Alguns livros podem auxiliar neste processo de treino de habilidades parapsíquicas, como: 

  • “Competência Parapsíquicas: Técnicas para desenvolvimento do Parapsiquismo”, dos organizadores Almir Justi, Amin Lascani e Dayane Rossa. 
  • “Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano”, do médico e propositor das ciências Projeciologia e Conscienciologia, Waldo Vieira. 

A criação e aplicação de autoexperimentos poderá ser de acordo com as necessidades e afinidades de cada pesquisador. Alguns poderão sentir maior facilidade e naturalidade para desenvolver suas habilidades parapsíquicas em contato com a natureza, então sugere-se que aproveitem estes ambientes.

  • Energias Imanentes

Como dito anteriormente, algumas pessoas poderão sentir-se mais à vontade quando em contato com a natureza, pois neste ambiente é comum percebermos um padrão energético mais “limpo”. 

A energia imanente é a forma mais pura ou básica da energia, e é utilizada pela consciência para a produção da energia consciencial ao acrescentar seus pensamentos, sentimentos e outras informações.

A prática de atividades energéticas em ambientes com os mais diversos tipos de bioenergia (aeroenergia, hidroenergia, fitoenergia, cosmoenergia, geoenergia e outras) pode favorecer a qualificação do parapsiquismo por conta da pouca informação pensênica contida nesses tipos de energia. 

  • Dinâmicas Parapsíquicas

Comparecer nas dinâmicas parapsíquicas de Instituições Conscienciocêntricas pode favorecer o aprofundamento das habilidades parapsíquicas, afinal, são locais especializados para estas atividades.

Toda estrutura, equipe intrafísica e equipe extrafísica de amparadores facilita e otimiza o processo de qualificação grupal e interassistência.

Além disso, o contato com consciências experientes e possíveis colegas de curso intermissivo favorece o holopensene estimulador de recuperação de cons – processo holomnemônico de retomada da lucidez através da lembrança de informações intermissivas. 

A aplicação da Invéxis e o Parapsiquismo

Por definição, a Inversão Existencial é: “A técnica de planejamento máximo da vida humana, fundamentada na Conscienciologia, aplicada desde a juventude, objetivando o cumprimento da programação existencial, o exercício precoce da assistência e evolução”. (Nonato et al., 2011, p. 22). 

Tendo em vista o objetivo da técnica, de otimização máxima da vida humana em função da proéxis, cabe ao aplicante da invéxis buscar de forma sadia aprimorar suas habilidades parapsíquicas. Compreender e mapear suas sinaléticas parapsíquicas, dominar o Estado Vibracional, desenvolver a Projetabilidade Lúcida e outros, poderá auxiliá-lo na inversão assistencial e energética. 

Além disso, o desenvolvimento do parapsiquismo pode propiciar os seguintes benefícios ao Inversor Existencial:

  1. Tornar o aplicante menos suscetível a influências exteriores;
  2. Torná-lo lúcido a estas influências;
  3. Possuir uma fonte de informações novas sobre si mesmo e o mundo;
  4. Proporcionar maiores condições de prestar assistência;
  5. Qualificar a assistência feita;
  6. Favorecer o contato com os amparadores;
  7. Aceleração da evolução pessoal;
  8. Desenvolvimento dentro da tridotação consciencial;
  9. Auxílio na antecipação da maturidade;
  10. Desenvolvimento do autodiscernimento;

Desta forma, compreende-se que o parapsiquismo é uma habilidade natural e disponível para todos. Seu desenvolvimento não necessita de muletas. Apenas pela utilização da vontade e intenção qualificada é possível ter vivências parapsíquicas positivas, favorecendo a autonomia consciencial e a liberdade.

Referências:

  1. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011.
  2. VI­EI­RA, Wal­do; Pro­je­ci­o­lo­gia: Pa­no­ra­ma das Ex­pe­ri­ên­ci­as da Cons­ci­ência Fora do Cor­po Hu­ma­no; 10a Ed. Ver. e aum.; As­so­ci­a­ção In­ter­naci­onal Edi­ta­res; Foz do Igua­çu, PR; 2009.
  3. Idem; Parapsiquismo; verbete; In Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia. Disponível em: http://encyclossapiens.space/buscaverbete/