Saiba neste artigo como superar o vício na internet através de técnicas e conheça uma técnica evolutiva chamada invéxis.

Você acha que passa muito tempo na internet, a ponto de ficar quase o dia todo conectado nos dispositivos tecnológicos e quer aproveitar mais seu tempo? Se a resposta for sim, você está no artigo certo!

Vício na Internet e Era da fartura

Neste início de Século XXI vive-se a Era da Fartura de todo tipo de informações, tecnologias, oportunidades e bens disponíveis como nunca teve nos anos passados.

Contudo, vive-se também a Era do Desperdício, onde o ser humano desperdiça muitas vezes as oportunidades, aportes, tempo e, principalmente, a si mesmo quando não aplica os próprios talentos e recursos na evolução pessoal.

O autodesperdício acontece principalmente na internet, onde existem muitos conteúdos e oportunidades a serem utilizadas, mas que muita gente utiliza essas informações para fugir das responsabilidades do dia a dia.

O jovem desperdiça muito tempo e energia na internet.
Fonte: Pixabay

Consequências do vício na internet

 Através de tantos jogos, redes sociais, sites e aplicativos de namoro, é comum de acontecer o vício na internet.  

Como a internet é bem recente e os jovens nasceram praticamente junto com ela, eles conseguem se adaptar muito mais rápido do que qualquer adulto.

O vício na internet pode atrapalhar diversas áreas da vida como a área profissional, afetiva e social.

As crianças de hoje em dia, com três, quatro, cinco anos já têm celular. Isso prejudica o metabolismo e outras partes que estão em desenvolvimento do corpo da criança podendo causar problemas futuros.

Hoje em dia, muitos jovens ficam dependentes da internet, perdendo  muito tempo nos aparelhos tecnológicos, principalmente no celular. Essa dependência acontece, muitas vezes, por falta de controle do tempo e falta de atenção, principalmente os jovens que têm uma tendência muito grande de serem mais impulsivos, ou seja, agirem sem pensar. Dizemos que então que os jovens têm essa tendência, por estarem na fase em que chamamos de porão consciencial. Mas o que seria o porão consciencial?

O porão consciencial é a fase em que os jovens se encontram mais infantis, imaturos e agem mais pelos instintos e impulsos.

O vício pelas redes sociais traz sérias consequências para o jovem.
Fonte: Pixabay

O uso excessivo da internet pode causar problemas psicológicos e físicos. Veremos alguns desses problemas abaixo.

1. Relacionamentos pessoais

Conviver com amigos e familiares faz com que os jovens consigam se desenvolver, ganhando mais maturidade ao longo das convivências. No caso do vício nas redes da internet, o jovem demora mais para alcançar um nível de maturidade considerável e, além disso, ele perde muitas oportunidades para se qualificar, ajudar as outras pessoas e evoluir.

2. Alienações sociais

A alienação através da internet é bem comum atualmente, o jovem não consegue se comunicar com as outras pessoas e então foge para internet.

3. Improdutividade

Não consegue ter um dia produtivo, pois fica demais mexendo nas redes da internet e só perdendo tempo, assim deixando de fazer coisas mais interessantes que vai ajudar a si mesmo e outras pessoas.

4. Convívio social

Conseguir um bom emprego, um lugar confortável para morar e um relacionamento duradouro com alguém é bem difícil de acontecer, notadamente porque o vício na internet faz a pessoa “perde” o jeito de conviver com outras pessoas.

5. Obesidade

A maioria dos casos de obesidade no Brasil são causadas pelo longo tempo que passam na internet, fazendo com que as pessoas ficam horas e horas sem comer e quando se alimentam, compraram comidas já prontas por “falta” de tempo.

6. Ansiedade

A ansiedade de quererem mexer na internet acontece bastante hoje em dia, principalmente nas redes sociais. Ver se fulano viu e/ou respondeu suas mensagens, ver quantas curtidas teve e checar se alguém te ligou, isso tudo demostra ansiedade.

7. Medo de ficar sem internet

Esse medo de ficar sem internet já podemos dizer que o jovem já tem um uso excessivo na internet e que se não superar esse vício crônico na internet pode ter consequências bem mais catalisadoras no futuro próximo, como o estresse, dificuldade de se concentra em atividades simples, dependência crônica e outros.

8. Obsessão pela internet

O vício na internet pode causar dependência fazendo com que elas fiquem várias horas na frente da tela do computador ou celular, ou seja, a pessoa que não consegue ficar ao menos um dia sem internet.

9. Timidez

Os jovens que teve ou tem o vício na internet, geralmente têm dificuldade de socializar por ficar muito tempo nos aparelhos tecnológicos e de se comunicar com outras pessoas, por isso muitas vezes pode acontecer de o jovem ficar mais tímido.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Especialistas alertam sobre a necessidade do controle do uso da Internet. Entre os principais problemas gerados estão à dificuldade transtornos ligados ao isolamento e de administrar o próprio tempo.

Como superar o vício na internet?

Para superar o vício na internet ninguém tem que sofrer. Muita gente dramatiza esse processo de superar alguma dificuldade. Mas não, com as amizades e dedicação será fácil superar qualquer problema.

Um dos primeiros passos para a superação é a autoconscientização do vício, tendo em mente o mecanismo de funcionamento e a identificação das metodologias para a superação.

O segundo passo, que é o mais importante, é o posicionamento e as metodologias sendo colocadas em prática para a assunção da superação do vício na internet.

Se analisarmos qual o nível de dependência, em relação aos aparelhos tecnológicos, teremos uma ideia para a superação.

A mudança de hábitos mais saudáveis é muito importante para que o jovem saia um pouco da internet e da zona de conforto, e vá fazer coisas mais produtivas e interessantes. Novos hábitos que o jovem, disposto a superação, pode começar aplicar no dia a dia.

Superar o vício na internet traz recompensas libertadoras e gratificantes.
Fonte: Pixabay

 Vejamos alguns hábitos que vão fazer a diferença quando colocados em prática:

Leitura concentrada

Ler diariamente pode ser interessante para desconectarmos um pouco da internet e usar nossa habilidade de ler, ganhar conhecimento, viajar nas histórias e principalmente aumentar nosso nível de intelectualidade.

Escrita diária

Colocar nossas ideias no papel, computador ou/e celular é muito importante, pois isso deixará nossa mente mais livre e mais aberta para novas ideias.

Amizades evolutivas ou amizades virtuais?

Sair um pouco com os amigos, sem mexer no celular, pode ser uma boa substituição. As amizades evolutivas são melhores que qualquer jogo da internet, pois nos estimulam a conversar, trocar experiências e principalmente, fazem com que não percamos o objetivo e o foco das prioridades evolutivas.

Qual o seu propósito de vida?

Você está coerente com seu objetivo de vida? A identificação do propósito de vida é muito importante para que o jovem não se desvie da sua programação existencial ou Proéxis. Com a identificação do que você quer para sua vida faz com que a possibilidade de desvio seja menor.

A invéxis tem como objetivo o precoce do auxílio aos outros e o cumprimento da proéxis, também conhecido como propósito ou missão de vida.

→ Se ficou interessado (a) nesse assunto leia também: Qual seu Propósito de vida?

Invéxis: ferramenta para profilaxia do vício na internet

Com a aplicação da técnica da invéxis, o jovem terá visão de conjunto o suficiente para entender mais sobre si mesmo, fazendo com que ele tenha mais discernimento para fazer tais decisões.

A inversão existencial é a técnica de otimização máxima da vida humana, fundamentada na Conscienciologia, aplicada desde a juventude, objetivando o exercício precoce do auxílio aos outros e o cumprimento da programação existencial (proéxis), também conhecido como propósito ou missão de vida.

Na técnica da invéxis, ter autonomia desde cedo é fundamental para que consigamos ser mais assistenciais. A melhor forma de seremos livres e termos mais liberdade de atuação é sermos independentes, ou seja, sermos uma pessoa autônoma.

Autoconhecimento

Buscar a conhecer novos assuntos de interesse pode fazer com que o jovem entenda mais sobre si mesmo.

→ Veja também: Autoconhecimento na juventude: indo além do simplismo

Reflexão

Refletir diariamente sobre nossos hábitos e manifestações podem fazer com que amadurecemos mais rápido. As reflexões fazem com que tenhamos mais discernimento e mais visão de conjunto sobre determinadas manifestações nossas, fazendo então as profilaxias dos erros já cometidos.

Técnica do Estado vibracional

O Estado Vibracional, mais conhecido como EV é a movimentação básica das energias conscienciais, ajuda a pessoa a fazer a “limpeza” dos pensamentos, sentimentos e energias, ou seja, a pessoa que aplica diariamente o EV consegue se concentrar com mais facilidade e ser mais produtivo no dia a dia.

Supondo, por exemplo, um jovem que fica muito tempo assistindo séries, vídeos ou jogando games e não tem costume de fazer EV, dificilmente ele vai pensar em outra coisa a não ser ficar na internet, tendo hábitos negativos.

A autossuperação do vício na internet traz grandes vitórias e nos motivam a continuar progredindo na evolução.
Fonte: Pixabay

Caminhada revigorante

Caminhar ao ar livre, passear com o cachorro, andar um pouco no condomínio é uma ótima opção para quem quer sair um pouco do mundo virtual e ir para o mundo real. Além dos exercícios físicos fazerem muito bem para a saúde, eles dão motivação para sempre continuarmos em frente.

Com o tempo praticando novos hábitos o vício cada vez será menor e aquela dependência que tinha antes vai gradualmente sumindo.

Vício na internet e proatividade

Abaixo, veremos uma tabela comparativa entre o Vício do jovem na internet e a Proatividade na internet.

Vício do jovem na Internet Proatividade do jovem na Internet
01. Jogos, filmes e series on-line Cursos, lives e palestras on-line
02. Vídeos ociosos no YouTube Vídeo construtivos no YouTube
03. Amizades ociosas ou má companhia Amizades evolutivas
04. Perda de tempo na internet Ganho de conhecimento na internet
05. Autocorrupção Autocrítica
06. Vivências virtuais Vivências reais
07. Robotização Existencial Autoconscientização Multidimensional
08. Uso das redes sociais de modo ocioso Uso das redes sociais de modo produtivo
09. Falta de posicionamento Posicionamento
10. Desvalorização dos trafares Valorização dos trafores
11. Alimentação desregulada Alimentação regulada
12. Dependência da internet Independência da internet
13. Desvalorização dos aportes Valorização dos aportes
14. Rotina desorganizada Rotina organização

É válido fazer estas comparações, pois com isso termos uma visão maior e ampliada em relação ao nosso uso na internet.

A Internet pode ser positiva ou negativa, mas quem decide isso é você!