A vivência de hábitos sadios possibilita muitos ganhos ao jovem. Conheça, neste artigo, a interação entre hábitos sadios – rotinas úteis – priorizações evolutivas.

Rotina Útil e Invéxis

A rotina útil é uma técnica de sequência lógica e diária de atos ou
procedimentos impostos na própria vida, capazes de auxiliar na realização da programação de vida. E neste artigo, apresentaremos a relação da Rotina Útil com a realização de hábitos sadios, e sua relevância para os aplicantes de uma outra técnica, a técnica da invéxis.

A técnica da invéxis, ou inversão existencial, é uma técnica de vida, fundamentada na ciência Conscienciologia, e se baseia no planejamento e organização máxima de toda a vida humana desde a juventude, podendo ser iniciada até os 26 anos de idade do jovem interessado na aplicação da técnica. Pela aplicação da técnica da invéxis, o jovem pode eliminar as imaturidades e irracionalidades vivenciadas na mocidade.

A ciência Conscienciologia estuda a consciência (ego, alma, self) de maneira integral, tendo em vista um novo paradigma, o Paradigma Consciencial, que considera em suas bases a existência de múltiplas vidas, dimensões e corpos de manifestação da consciência, como também a influência das bioenergias, levando em conta a cosmoética, o universalismo e, por último mas não menos importante, a autopesquisa.

Dentro deste corpus de conhecimento da Conscienciologia, a Invexologia é a especialidade que se dedica aos estudos referentes à técnica da invéxis.

Interação Hábitos Sadios – Rotinas Úteis – Invéxis

Hábitos sadios são, para a maioria das pessoas, ligados somente a ter uma vida mais saudável na questão alimentar e com a prática regular de exercícios, porém pela ótica do paradigma consciencial, o fato de ter ou não hábitos saudáveis se estende para outros pontos. Por exemplo, entram em jogo a pensenidade, as múltiplas dimensões, a série de vidas, a programação existencial.

Como já dito anteriormente, temos a ideia de rotina útil construída pela manutenção do foco no desenvolvimento da proéxis (programação existencial), com a meta de se alcançar o completismo existencial, e esse desenvolvimento só vai ser alcançado com a criação de hábitos sadios, e a manutenção desses hábitos por longos períodos, pois a evolução consciencial não acontece do nada, a dedicação é indispensável. Dentro do âmbito da evolução consciencial, pouco se alcança sem “suar sangue”.

Agora de maneira a singularizar a interação hábitos sadios – rotinas úteis, temos o caso do inversor, ou aplicante da técnica da inversão existencial, que visa, como já comentado anteriormente, o planejamento máximo da vida humana de maneira cosmoética, e para isso é necessário um grande foco por parte do jovem inversor, durante toda a vida.

O inversor vai aplicar as técnicas de rotina útil após elencar os próximos passos evolutivos prioritários, se colocando em autoenfrentamentos e encarando o desafio de desenvolver, deste cedo, hábitos sadios e, com isso, a criação de rotinas úteis, comumente elaborada com a aplicação ou desenvolvimento de técnicas pessoais para diariamente aprimorar a aplicação dos próprios hábitos sadios.

Ou seja, o jovem aplicante da técnica da invéxis se dedica a uma série de pequenos passos, atitudes simples e organizadas, visando metas a longo prazo, metas estas que, sem o devido planejamento, podem parecer inalcançáveis. Esta postura é oposta ao comportamento hedonista e vitimista, muito difundido na sociedade atual.

Crescendo Invéxis – Metas evolutivas – Priorizações – Rotina útil – Hábitos sadios.
Fonte: Pixabay

Como já comentado, a invéxis é uma das técnicas da Conscienciologia para a priorização evolutiva, ou priorização da proéxis, mas não é a única. Cabe destacar aqui esta lista de 20 itens, de Waldo Vieira, no verbete Priorologia, da Enciclopédia da Conscienciologia, com exemplos racionais e construtivos de priorizações da consciência lúcida, descritas em ordem alfabética, seguidas de pequenas descrições de cada exemplo:

  1. Acareação interconsciencial imediata: em vez da fixação do ressentimento (mágoa, melindre, suscetibilidade, cotoveloma) entre as consciências.
  2. Acordo entre as partes: em vez de levar a questão às barras dos tribunais humanos.
  3. Amparador: em vez da falsa ajuda do guia amaurótico extrafísico.
  4. Autodiscernimento: em vez do emocionalismo pessoal do ansiosismo em quaisquer circunstâncias, injunções ou contingenciamentos intra e extrafísicos.
  5. Autencapsulamento energético: em vez da condição do heterassédio pessoal.
  6. Autenfrentamento: em vez da decidofobia mantida pela falta de autocrítica (autocorrupção, autodesorganização).
  7. Autoparapsiquismo vivenciado: em vez do parapsiquismo alheio, mesmo respeitável e admirável.
  8. Autopensenidade no pen: em vez do emprego predominante do sen (emoção) nos autopensenes em geral.
  9. Autovivência direta: em vez das versões alheias dos fatos ou fenômenos, parafatos ou parafenômenos.
  10. Ceticismo pessoal: em vez da condição da credulidade perante as abordagens de pesquisa (princípio da descrença).
  11. Ciência: em vez da dedicação à Arte (subcérebro abdominal, automimeses milenares).
  12. Cremação: em vez do enterramento do cadáver ou da matéria gasta.
  13. Duplologia (dupla evolutiva): em vez da condição de solteiro (celibato) ou solteira, a fim de se fazer a ponte humana para a megafraternidade.
  14. Fatuística (fatos reais): em vez do ficcionismo (ficção, factoide, realidade virtual).
  15. Gescon (gestação consciencial): em vez da gessom (gestação somática) e, se possível, a megagescon.
  16. Interassistencialidade: em vez do estado da contemplação, sedentarismo, inatividade ou a condição da indiferença ante as consciências carentes assistíveis.
  17. Invexologia (inversão existencial): em vez da Recexologia (reciclagem existencial; os jovens, rapazes e moças), se ainda exequível em função da Cronobiologia.
  18. Realização pessoal (Verbaciologia): em vez da verborragia pessoal (tagarelice).
  19. Tares (tarefa do esclarecimento avançada): em vez da vivência da tacon (tarefa da consolação tradicional).
  20. Tenepessismo: em vez de desempenhar a tarefa ultrapassada de isca interconsciencial inconsciente.

Como podemos ver, a aplicação da técnica da inversão existencial aparece nesta lista de priorizações da consciência, pois a opção pela invéxis é a opção por se dedicar a suas metas evolutivas desde a juventude, tomando para si as responsabilidades assumidas no período intermissivo (período entre vidas).

Com a assunção da invéxis, o jovem se propõe a se planejar com metas de longo, médio e curto prazo, com um foco em realizar as prioridades evolutivas primeiras no momento atual de vida, algo nem sempre fácil para se identificar por um jovem que ainda não alcançou a maturidade física (26 anos de idade), ou seja, a situação de um jovem que iniciou a aplicação da invéxis há pouco tempo. Pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas com uma dedicação em reflexões mais profundas sobre a própria vida, esta se torna uma tarefa bem possível de ser realizada.

Com essas prioridades e metas evolutivas já mais definidas, cabe ao jovem, nos primeiros anos de aplicação da técnica da invéxis, procurar formas de avançar nessas metas e prioridades de maneira mais organizada, focada e dedicada, visando um completismo em relação ao planejamento existencial realizado antes de nascer, e é nessa situação que entram em cena as técnicas de rotina útil.

Técnicas de Rotina Útil

Após já ter desenvolvido, com algum tempo de reflexão, as metas evolutivas pessoais em longo, médio e curto prazo, a consciência deve observar quais são as principais mudanças, as principais novas posturas ou posicionamentos pessoais que poderão auxiliá-la a alcançar essas metas.

Com isso em mente, a consciência vai poder montar uma rotina útil, com a aplicação de hábitos sadios, com a superação dos microinteresses pessoais, sem processos de idealizações, colocando em prática, de forma organizada, o planejamento realizado, seguindo um caminho mais retilíneo para a realização dessas metas, o que é umas das bases da técnica da inversão existencial: a minimização dos desvios antievolutivos.

Cabe destacar aqui também que uma rotina útil é aquela que se baseia nas metas pessoais, realizada de maneira técnica, com uma série de escolhas, priorizações, e envolve responder “não” para um projeto que até parece legal, porém, se fosse realizado, poderia caracterizar um grande desvio do planejamento de vida. Um outro exemplo bem comum de desvio da aplicação da rotina útil vem da pessoa que pensa que lotar a agenda é a melhor opção. Temos que fazer aqui uma diferenciação entre ser workaholic e aplicar uma rotina útil.

Aplicar uma rotina útil frente aos desafios assumidos com as metas não é a mesma coisa que encher a sua rotina. Essa postura do “não tenho tempo para nada”, além de ser péssima do ponto de vista mental e físico para a consciência, restringe a capacidade de reflexão, foco e disciplina da pessoa.

Para resolver a postura comentada acima, cabe à consciência conseguir parar e refletir sobre suas prioridades, e rever se tudo o que está em sua agenda está alinhado as metas pessoais, quais posturas no dia a dia podem ser modificadas, e quais escolhas são focadas nos microinteresses. Esta reflexão deve ser feita por você e para você, ninguém além de você mesmo pode tomar as responsabilidades sobre a sua evolução. Seja franco consigo mesmo. Reflita com autotransparência.

Exemplos de como a rotina útil pode ser aplicada:

1) Para a superação de trafares (traços-fardos), traços ruins ou defeitos da consciência. Isto se dá com a utilização de diversas técnicas já existentes ou novas técnicas de autopesquisa que mais se adaptam ao traço a ser superado. Essas técnicas são usadas em uma sequência lógica, aplicada ou adaptada no dia a dia da consciência, sendo esta sequência composta pela reflexão, a identificação, o planejamento, o ciclo de aplicação da rotina útil voltada a esta meta e balanço constante dos resultados e mudanças factuais, e, por fim, a reciclagem ou superação deste traço.

2) A rotina útil pode ser aplicada também para a mudança de hábitos alimentares ou em outras formas de mudanças de atitudes voltadas ao corpo físico e à saúde física, seguindo basicamente uma mesma lógica de sequência de passos citados acima, com uma reflexão e análise dos pontos a serem modificados no dia a dia, com posterior planejamento das mudanças a serem tomadas, e novamente o ciclo de aplicação da rotina útil voltada a esta meta e balanço constante dos resultados e mudanças factuais, com a mudança propriamente dita, culminando na criação de novos hábitos saudáveis.

Podem ser citados muitos outros casos de aplicações da rotina útil a mudanças de posturas, traços, desenvolvimento da intelectualidade com pesquisa, leitura e escrita, o desenvolvimento do parapsiquismo e criação de novos hábitos saudáveis, sobrepondo hábitos passados não tão produtivos frente aos desafios assumidos.

Outro ponto relevante a ser destacado é que o planejamento, a aplicação, e a manutenção de rotinas úteis e hábitos sadios são personalíssimos, ou seja, a consciência, a pessoa, é a única responsável pela aplicação e pelos resultados esperados nas mudanças, não podendo terceirizar a responsabilidade de algum possível fracasso a nenhuma outra consciência.

Benefícios da aplicação de Técnicas de Rotina Útil

Após todos os pontos acima discutidos, cabe a consciência, jovem ou não, analisar em sua vivência, quais são suas prioridades evolutivas primeiras, pois essa dedicação de aplicar rotinas úteis e cultivar hábitos saudáveis é uma das habilidades mais relevantes para quem quer se dedicar à evolução e à consecução de sua própria programação existencial, ou programação de vida, de maneira mais organizada e retilínea, alinhada com os valores pessoais, como já comentado anteriormente. E este é o caso do inversor existencial dedicado, portando, ao inversor ou jovem interessado na aplicação da técnica da invéxis, as habilidades de criar, alinhar, manter e fazer balanços constantes frente aos desafios assumidos anteriormente são fundamentais.

Para reforçar e sintetizar a importância da aplicação de rotinas úteis e hábitos sadios, independentemente de seu momento de vida, pode-se listar, em ordem alfabética, os seguintes pontos a serem alcançados ou desenvolvidos com essa aplicação:

  1. Alinhamento.
  2. Aprofundamento da aplicação de técnicas de vida (inversão existencial e reciclagem existencial).
  3. Atenção.
  4. Dedicação.
  5. Desenvolvimento.
  6. Foco.
  7. Manutenção.
  8. Organização.
  9. Priorização evolutiva.
  10. Produtividade evolutiva.
  11. Retilinearidade.
  12. Superação de traços-fardos.
  13. Tecnicidade no desenvolvimento de novos hábitos sadios.

Gostou deste artigo? Então leia também, aqui no site da ASSINVÉXIS, os seguintes textos: Superação da impulsividade pela Inversão Existencial; Rotina útil e técnicas projetivas: como conciliar?; Como planejar a vida desde a juventude.

Referências:

  1. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude;pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 22.
  2. Paskulin, Marcello; Técnica da Invéxis; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N.4908 apresentado no Tertuliarium / CEAEC; Foz do Iguacu, PR; 13.17.2019; disponível em: <http://www.tertuliaconscienciologia.org/>.
  3. Sinhorini, Wildenilson; Prioridade Proexológica; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N. 2044 apresentado no Tertuliarium / CEAEC; Foz do Iguacu, PR; 04.09.2011; disponível em: <http://www.tertuliaconscienciologia.org/>.
  4. Vieira, Clara Emilie; Manual Pessoal de Prioridades; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N. 3153 apresentado no Tertuliarium / CEAEC; Foz do Iguacu, PR; 22.09.2014; disponível em: <http://www.tertuliaconscienciologia.org/>.
  5. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; página 46.
  6. Vieira, Waldo; Priorologia; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N. 222 apresentado no Tertuliarium / CEAEC; Foz do Iguacu, PR; 30.04.2006; disponível em: <http://www.tertuliaconscienciologia.org/>.
  7. Vieira, Waldo; Rotina Útil; verbete; In: Vieira, Waldo; Org.; Enciclopédia da Conscienciologia; verbete N. 43 apresentado no Tertuliarium / CEAEC; Foz do Iguacu, PR; 02.10.2005; disponível em: <http://www.tertuliaconscienciologia.org/>.