Você sabe qual é a importância da disciplina para vida?  Sabe como desenvolvê-las ou quais são os seus benefícios? Leia o texto e descubra agora!

Fonte: Freepik

O que é disciplina?

A disciplina é o conjunto de procedimentos a serem adotados pela pessoa na vida cotidiana a fim de cumprir as propostas pessoais, tendo em vista os objetivos pessoais a serem alcançados. De modo sintético, a disciplina é modo de agir que demonstra constância, métodos e normas convenientes para o bom andamento dos trabalhos

A disciplina está ligada diretamente com os hábitos. Se você cultiva hábitos negativos, como perder tempo na internet, não praticar exercícios físicos ou não ter organização, sua disciplina provavelmente é deficitária.

Agora, se você possui hábitos positivos, como fazer exercícios físicos, conviver de forma sadia com as pessoas e ter equilíbrio quanto à utilização das redes virtuais, provavelmente sua disciplina é de ótimo nível

Por exemplo, não tem como você ir para academia uma vez por semana e querer ver resultados de imediato, pois isso não é algo que gera resultados de uma hora para a outra, mas algo que leva tempo, dedicação e constância. Então, quanto mais se realiza determinada atividade, mais ela se fixa

Ser uma pessoa disciplinada não consiste em apenas pegar alguma atividade ou dever e fazer, mas sim você observar o real objetivo daquela atividade na sua vida, pois quando sabemos o porquê estamos fazendo o que estamos fazendo, a motivação aumenta e a realização de qualidade das tarefas também.

Em analogia, quanto mais se estuda novo idioma, mais claro e fácil é o seu aprendizado, e o mesmo acontece com as posturas e hábitos manifestados no dia a dia.

Dificuldade de manter a disciplina?

Apesar da disciplina ser postura importantíssima no desenvolvimento pessoal, muitas pessoas têm dificuldade de mantê-la. Para entender melhor esse problema, dividimos a disciplina em dois tipos, disciplina superficial e disciplina profunda

1. Disciplina superficial: A organização pessoal embasada no instinto emocional, que cumpre as atividades com rapidez e sem capricho (quando cumpre), de maneira superficial, irrefletida e robotizada.

  • Exemplo: Fazer um cronograma de estudos embasado nos sentimentos de motivação ali presentes. Na prática, você não irá conseguir seguir aquele cronograma com qualidade, porque você nem sempre estará motivado para estudar. Se você não considerar este fator, fará as coisas de modo superficial e sem aproveitamento.

2. Disciplina profunda: A organização pessoal embasada na racionalidade, que realiza as atividades pessoais com qualidade e acabativa, sem perfeccionismo, de modo realista e aprofundando as próprias metas evolutivas.

  • Exemplo: Fazer um cronograma de estudos tendo em vista as dificuldades que geralmente você tem em estudar (dispersão, por exemplo), se planejando de forma estratégica, e assim, buscando ter bons resultados.
disciplina
Fonte: Freepik

Veremos alguns hábitos e posturas que atrapalham o desenvolvimento da disciplina, que muitas pessoas manifestam e às vezes não percebem:

  1. O desequilíbrio emocional e afetivo gerando desmotivação no cumprimento das atividades. 
  2. A ansiedade em fazer tudo rápido, cumprindo as atividades sem esmero.
  3. O acúmulo de afazeres gerando autocobranças negativas, atrapalhando a produtividade.
  4. Falta de autoconhecimento contribuindo na estagnação das atividades prioritárias.
  5. O mecanismo de fuga pessoal frente às atividades que demandam mais esforço pessoal. 
  6. A falta de disposição e a preguiça atrapalhando o cumprimento das atividades com qualidade. 
  7. Os hábitos dispersivos, como ficar muitas nas redes sociais, causando desvios da atenção com assuntos menos importantes. 
  8. A falta de priorização quanto às atividades que não estão atreladas com os valores pessoais. 
  9. A desorganização sendo uma das bases para a falta de disciplina. 
  10. As alterações físicas e emocionais causadas pelo estresse dificultando a concentração mental.   
  11. A falta de estruturação de rotina útil pessoal resultando no desperdício do tempo. 
  12. O “deixar para depois” e deixar o que era pra depois para amanhã ou semana que vem.

Depois da leitura desses itens, são válidos os questionamentos: quais destas posturas você ainda manifesta? Em qual nível elas atrapalham o desenvolvimento das atividades? O que precisa ser feito para superar tais posturas e chegar de fato até a disciplina e na produtividade? Bom, é isso que veremos agora!

Como ter mais disciplina? 

Quando estamos com alguma atividade para cumprir, muitas vezes sentimos preguiça. Porém, segundo algumas pesquisas, ao iniciar a atividade, nos primeiros minutos (de 5 a 10 min) a preguiça vai embora e conseguimos nos concentrar na atividade e fazer aquilo render. Então lembre-se, quando estiver com preguiça de fazer alguma coisa, faça, porque aquela sensação de desânimo vai passar! Experimente!

Mas bom, o desenvolvimento da disciplina está ligada com os famosos provérbios: um passo de cada vez e de grão em grão a galinha enche o papo, pois as metas e objetivos são alcançados pouco a pouco, contudo mantendo sempre a constância. 

Aqui estão alguns hábitos que você deve desenvolver para melhorar o foco e ter mais disciplina:

  • Faça uma tarefa por vez;
  • Liste as suas prioridades;
  • Lembre-se que as vezes é necessário “abrir mão” de certas atividades;
  • Elimine ou diminua as distrações;
  • Faça exercícios físicos;
  • Tenha um descanso adequado;
  • Mantenha seu ambiente organizado;
  • Tenha metas claras, com prazos suficientes;
  • Saiba a importância das suas metas;
  • Comemore as suas conquistas. 

Com a aplicação destes hábitos, você vai perceber que sua produtividade e desempenho nas atividades irá aumentar gradativamente e sempre melhorar. E aí, o que tá esperando para aplicá-los?

Bom, além de bons hábitos, a pessoa que é disciplinada possui e desenvolve diversos traços e posturas na vida, que ajudam na produtividade e sucesso, como:

  1. Determinação no cumprimento de tarefas;
  2. Esforço frente aos desafios;
  3. Enfrentamento de dificuldades pessoais;
  4. Mais comprometimento;
  5. Maior autoconfiança;
  6. Organização da vida pessoal;
  7. Maior posicionamento nas decisões;
  8. Pragmatismo na hora da execução da coisas;
  9. Mais vontade;
  10. Pontualidade nos compromissos.

Disciplina e Inversão Existencial

Uma das bases da produtividade é a disciplina. Para se conseguir mais sucesso na vida, é necessário aplicar métodos e técnicas para que se possa obter bons resultados.

A técnica da inversão existencial ou invéxis é uma técnica de planejamento máximo da vida humana, pautada na assistência desde a juventude, na antecipação da maturidade e no cumprimento da programação existencial ou propósito de vida. Ou seja, aproveitar ao máximo o tempo para se dedicar à assistência.

A invéxis enquanto técnica auxilia muito o jovem a desenvolver uma série de traços e manifestações evolutivas, e também mudanças íntimas desde a juventude que vão qualificar a assistência.

Como já abordado, a invéxis possui um dos objetivos principais o cumprimento do propósito de vida. Nessa lógica, o desenvolvimento da disciplina contribui muito no cumprimento das metas de curto, médio e longo prazo. Devagar e sempre.

Quando se mantém a constância, o método nas atividades e bom desempenho, é possível chegar em qualquer lugar. Ter disciplina é saber organizar e aproveitar o seu tempo, principalmente quando esse tempo é utilizado para fins assistenciais

E aí, o que falta pra você desenvolver a disciplina? Com a leitura deste texto, quais posturas você irá mudar para ter melhores resultados? Para saber mais a técnica da invéxis, dê uma olhada neste site, tem muito conteúdo interessante sobre aproveitamento de vida!