Você já acordou no meio da noite sem ser capaz de movimentar o seu corpo, apesar de estar lúcido? Saiba mais sobre o fenômeno da paralisia do sono.
O que é a paralisia do sono?
Você já acordou no meio da noite sem ser capaz de movimentar o seu corpo, apesar de estar lúcido? Se sim, você já experienciou a paralisia do sono. A paralisia do sono, também conhecida como catalepsia projetiva, é um fenômeno natural, caracterizado pela impossibilidade passageira da pessoa movimentar o seu corpo quando passa do estado de sono para o estado vigio.
Ela tem muita associação com o fenômeno da projeção consciente, no qual a consciência humana se separa do corpo físico. Juntamente com a paralisia do sono também podem ocorrer fenômenos parapsíquicos como a clarividência e a clariaudiência, nos quais a pessoa consegue ver ou enxergar além da dimensão intrafísica, o que pode gerar medo nas pessoas que os vivenciam.
Causas da Paralisia do Sono
A paralisia do sono é causada por uma dissociação entre a sensibilidade e as capacidades motoras, de modo que a pessoa consegue sentir o seu corpo, mas não consegue movê-lo.
A paralisia do sono pode ocorrer em dois momentos diferentes, quando se está indo dormir ou quando se está acordado. No primeiro caso ela é chamada de paralisia hipnagógica e no segundo de paralisia hipnopômpica.
Na paralisia hipnagógica o corpo começa a relaxar progressivamente até alcançar um ponto em que a atividade motora deixa de ficar sob o controle consciente. Essa transição ocorre de maneira praticamente imperceptível, pois em geral o nível de consciência também diminui a medida que o corpo vai relaxando. Na paralisia hipnopômpica, a pessoa acorda, mas não consegue mover-se, sendo o mais comum dos dois tipos de paralisia.
O que fazer para sair da paralisia do sono?
Apesar de parecer assustador, não há necessidade de ter medo, pois a paralisia do sono é sempre temporária e pode ser facilmente desfeita. O segredo para sair da paralisia do sono é se concentrar em mover apenas uma pequena região do corpo, como os dedos de um dos pés ou de uma das mãos, em vez de tentar realizar grandes movimentos com todo o corpo.
A medida que a pessoa conseguir realizar pequenos movimentos, ela vai ativando a parte do sistema nervoso responsável pela ação motora e com isso vai saindo da paralisia e conseguindo se movimentar. Os problemas geralmente ocorrem porque a pessoa fica nervosa, pois ela acha que ficará paralisada para sempre.
O importante é ficar calmo e manter em mente que a paralisia é um fenômeno natural e inofensivo, que ocorrerá com a grande maioria da população em alguma fase da vida.
Referências Bibliográficas
- VIEIRA, Waldo; Projeções da Consciência. Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; 9a Ed. Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013.
- VIEIRA, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 10a Ed. Ver. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009.