Você já acor­dou no meio da noi­te sem ser ca­paz de mo­vi­men­tar o seu corpo, apesar de es­tar lú­ci­do? Saiba mais sobre o fenômeno da paralisia do sono.

O que é a pa­ra­li­sia do sono?

Você já acor­dou no meio da noi­te sem ser ca­paz de mo­vi­men­tar o seu cor­po, apesar de es­tar lú­ci­do? Se sim, você já ex­pe­ri­en­ci­ou a pa­ra­li­sia do sono. A pa­ra­li­sia do sono, tam­bém co­nhe­ci­da como ca­ta­lep­sia pro­je­ti­va, é um fenôme­no na­tu­ral, carac­te­ri­za­do pela im­pos­si­bi­li­da­de pas­sa­gei­ra da pes­soa movi­men­tar o seu cor­po quan­do pas­sa do es­ta­do de sono para o es­ta­do vigio.

Ela tem mui­ta as­so­ci­a­ção com o fenô­me­no da pro­je­ção cons­ci­en­te, no qual a cons­ci­ên­cia hu­ma­na se se­pa­ra do cor­po fí­si­co. Jun­ta­men­te com a pa­ra­li­sia do sono tam­bém po­dem ocor­rer fenô­menos pa­rap­sí­qui­cos como a clarividên­cia e a cla­ri­au­di­ên­cia, nos quais a pes­soa conse­gue ver ou enxergar além da di­men­são in­tra­fí­si­ca, o que pode ge­rar medo nas pes­so­as que os viven­ci­am.

Cau­sas da Pa­ra­li­sia do Sono

Fonte: Freepik

A pa­ra­li­sia do sono é cau­sa­da por uma dis­so­ci­a­ção en­tre a sen­si­bi­li­da­de e as capa­ci­da­des mo­to­ras, de modo que a pes­soa con­se­gue sen­tir o seu cor­po, mas não con­se­gue movê-lo.

A pa­ra­li­sia do sono pode ocor­rer em dois momen­tos di­fe­ren­tes, quan­do se está indo dor­mir ou quan­do se está acor­dado. No pri­mei­ro caso ela é cha­ma­da de pa­ra­li­sia hip­na­gó­gi­ca e no se­gun­do de pa­ra­li­sia hip­nopôm­pi­ca.

Na pa­ra­li­sia hip­na­gó­gi­ca o cor­po co­me­ça a re­la­xar pro­gres­si­va­men­te até alcan­çar um pon­to em que a ati­vi­da­de mo­to­ra dei­xa de fi­car sob o con­tro­le cons­cien­te. Essa tran­si­ção ocor­re de ma­nei­ra pra­ti­ca­men­te im­per­cep­tí­vel, pois em ge­ral o ní­vel de cons­ci­ên­cia tam­bém di­mi­nui a me­di­da que o cor­po vai re­la­xan­do. Na pa­ra­li­sia hip­nopôm­pi­ca, a pes­soa acor­da, mas não con­se­gue mo­ver-se, sen­do o mais co­mum dos dois ti­pos de pa­ra­li­sia.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

O que fazer para sair da paralisia do sono?

Ape­sar de pa­re­cer as­sus­ta­dor, não há ne­ces­si­da­de de ter medo, pois a pa­ra­li­sia do sono é sem­pre tem­po­rá­ria e pode ser fa­cil­men­te des­fei­ta. O se­gre­do para sair da pa­ra­li­sia do sono é se con­cen­trar em mo­ver ape­nas uma pe­que­na re­gião do cor­po, como os de­dos de um dos pés ou de uma das mãos, em vez de ten­tar re­a­lizar gran­des mo­vi­men­tos com todo o cor­po.

A me­di­da que a pes­soa con­se­guir re­a­li­zar pe­que­nos mo­vi­men­tos, ela vai ativan­do a par­te do sis­te­ma ner­vo­so res­pon­sá­vel pela ação mo­to­ra e com isso vai sain­do da pa­ra­li­sia e con­se­guin­do se mo­vi­men­tar. Os pro­ble­mas ge­ral­men­te ocorrem por­que a pes­soa fica ner­vo­sa, pois ela acha que fi­ca­rá pa­ra­li­sa­da para sem­pre.

O im­por­tan­te é fi­car cal­mo e man­ter em men­te que a pa­ra­li­sia é um fenô­me­no natu­ral e ino­fen­si­vo, que ocor­re­rá com a gran­de mai­o­ria da po­pu­lação em al­gu­ma fase da vida.

Referências Bibliográficas

  1. VI­EI­RA, Wal­do; Pro­je­ções da Cons­ci­ên­cia. Diá­rio de Ex­pe­ri­ên­ci­as Fora do Cor­po Fí­si­co; 9a Ed. As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal Edi­ta­res; Foz do Iguaçu, PR; 2013.
  2. VI­EI­RA, Wal­do; Pro­je­ci­o­lo­gia: Pa­no­ra­ma das Ex­pe­ri­ên­ci­as da Cons­ciência Fora do Cor­po Hu­ma­no; 10a Ed. Ver. e aum.; As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­onal Edi­ta­res; Foz do Igua­çu, PR; 2009.