Você já pensou a respeito da importância do desenvolvimento da intelectualidade desde a juventude?
Foco e intelectualidade desde a Juventude
Atualmente, a juventude vive repleta de estímulos externos com os aparatos tecnológicos, pressão por estudar dentro da chamada educação de mercado além da valorização do hedonismo pela sociedade.
Neste contexto, o jovem intermissivista retém série de desafios a serem superados de modo a fazer preponderar os ideais intermissivos aplicados na autoevolução, de modo a se tornar mais intelectual.
Para isso é necessário o investimento na intelectualidade desde cedo. Com o exercício constante do mentalsoma (corpo do discernimento) é possível qualificar o autodiscernimento, e ser capaz de manter o foco nas atividades e nos objetivos prioritários da vida.
Manter o foco na programação de vida é um dos pilares da inversão existencial, onde o jovem começa a refletir sobre o que pretende fazer para os próximos anos.
Isso, abrange os patamares em que quer estar daqui a 5, 10 ou 20 anos e, através de um planejamento, passa a praticar assistência aos outros melhorando o mundo ao redor.
Gestações Conscienciais
A melhor forma para o intermissivista intelectual prestar assistência é através da produção de gescons ou gestações conscienciais, produções direcionadas a atender o mentalsoma das consciências podendo ser desde um escrito publicado até a construção de uma escola.
Para o inversor, a intelectualidade deve ser direcionada para a tares (tarefa do esclarecimento) seja, gráfica ou oral.
As gescons ganham consistência intelectual quando o jovem passa a ser o próprio objeto de estudo, buscando melhorar o temperamento pessoal através da autotares.
Por exemplo, ao colocar os pensamentos no papel compartilha-se experiências pessoais com outras pessoas, esclarecendo a superação de dificuldades encontradas na vida ou propondo soluções para problemas vivenciados no dia a dia.
Se começar a produzir desde cedo com o tempo o jovem terá acúmulo de dados suficiente para produzir diversas obras de base intelectual. Abaixo são listados, em ordem lógica, 3 categorias de produções:
Diário
Registro de percepções ou ideias acumuladas a partir das experiências pessoais, possibilitando definir tema de pesquisa.
Artigo
Produção de escrito intelectual com o objetivo prévio de modo a compartilhar a pesquisa realizada.
Livro
Acumulação de diversas publicações fruto do desenvolvimento do tema de pesquisa.
Além da escrita o jovem poderá contribuir através da docência. O hábito de lecionar permite a ampliação dos conceitos abordados, já que ensinar exige antes de tudo compreender a dificuldade do outro.
Diante deste contexto podemos enumerar em ordem crescente de dificuldade possibilidades de atuação do jovem docente intelectual.
Escola
O estudante de ensino médio pode ensinar os colegas de turma em dificuldade e ajuda-los a obter boas notas nos exames do colégio.
Faculdade
O universitário interessado se pré-dispõe à monitoria de uma cadeira da grade curricular.
Conscienciologia
O intermissivista adolescente reconhece a própria capacidade de atuar em sala de aula das instituições conscienciocêntricas contribuindo para o desassédio consciencial.
Invexologia
O inversor existencial assume compromisso com a docência invexológica trazendo a experiência de vida para compartilhar com candidatos a invéxis.
—-> Leia também: Como estudar para o Enem: 13 dicas práticas
Inversão Existencial e desenvolvimento da intelectualidade
Na invéxis a organização é vital, ainda jovem a conscin apresenta muitas pendências na vida como escolha da carreira profissional, autonomia financeira ou relacionamento afetivo estável. Tais fatores dificultam a disponibilidade mental para a atividade intelectual.
Diante disso a elaboração de uma agenda de horários ajuda na auto-organização mental atribuindo cada tarefa importante para a vida a determinado horário.
Com isso evita-se a preocupação com possíveis problemas visto que cada situação será resolvida a cada momento já programado.
Como podemos ver a cima, além da docência e da escrita, também passa a ser interessante para o jovem participar de grupos de pesquisa onde poderá debater e trocar ideias com diferentes pontos de vista.
A convivência pautada na intelectualidade favorece o amadurecimento mais rápido dos jovens que passam a ser reunir com um objetivo em comum estudar sobre alguma temática.
Dentro da inversão existencial os grupos de pesquisa são chamados Grinvex (grupo de inversores existenciais) onde a convivência está direcionada para a evolução intelectual dos membros com conquistas evolutivas a exemplo da produção de gescons já mencionada a cima.
Outro exemplo de ganho de amadurecimento é a leitura, por meio dela o jovem poderá acessar o pensamento de diversos autores em diferentes contextos.
Abaixo será demonstrado alguns temas para o inversor se dedicar ao desenvolvimento da intelectualidade.
—-> Leia também: como a vida intelectual dinamizada pode ajudar o jovem a amadurecer mais rápido
Como desenvolver a intelectualidade desde a juventude
Abaixo são listadas 7 categorias de livros de acordo com a obra Como ler Livros dos autores Adler e Von Doren (2010) com as respectivas aplicações no contexto da inversão existencial:
História
Obras expondo fatos e os contextos culturais de diversas épocas (incluindo biografias) ajudando na pesquisa de vidas anteriores.
Filosofia
Obras clássicas e contemporâneas, permitindo o acesso de grandes pensadores do passado e estimulando a abstração.
Ciência e matemática
Obras relativas ao estímulo do raciocínio lógico e o entendimento de tecnologias inovadoras e seus potenciais assistenciais.
Ciências sociais
Obras que ajudam na compreensão da sociedade intrafísica, possibilitando, por exemplo, a prevenção contra mata-burros sociais.
Literatura imaginativa
Obras pertinentes apenas quando consideradas referência para a época, muitos best-sellers atuais são ignoráveis.
Práticos
Obras relativas a finanças e saúde ou obstáculos a serem superados, auxiliando na sustentação no cumprimento da programação de vida.
Narrativas, peças e poemas
Obras apropriadas para quem gosta de lazer intelectual, contudo não tão prioritárias quanto as demais.
Vale destacar a importância de se consultar nos dicionários as palavras desconhecidas. O ganho de vocabulário é extremamente útil principalmente para o inversor desenvolver a intelectualidade desde a juventude com propósito de produzir a obra-prima intelectual.
Além disso, pode-se recomendar o cosmograma, a técnica que consiste em fazer recortes de revistas e jornais com tema pré-definido e com isso coletar registros de fatos relatados pela mídia ganhando maior noção e conhecimento do tema de pesquisa.
A técnica do cosmograma é debatida e descrita com mais detalhes, no link a seguir:
Diante das ferramentas apresentadas a cima, o leitor pode se questionar:
Qual o empenho pessoal nas atividades intelectuais? Compreende a importância de tornar-se mais intelectual em sua própria vida?
Gostou do artigo? Leia também:
- Grupo de Jovens voltando para pesquisa da consciência
- Como ter foco e resultados de vida pela técnica da invéxis
- Como organizar sua vida desde a juventude
Bibliografia
Adler, Mortimer & Von Doren, Charles; Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente; Editora: realizações; São Paulo; SP; Brasil; 2010; páginas 199 a 308.