Conheça a vida de Isaac Newton analisada sob a ótica da inversão existencial.

Isaac Newton, um dos maiores nomes da Ciência clássica, e uma personalidade intrigante. Inventor do cálculo, propositor das leis do movimento e da gravitação universal e fundador dos princípios que regem a física até os dias atuais. Viveu uma vida estranhamente obsessiva, sem amigos íntimos ou relacionamentos afetivos. Dirigiu com diligência a Casa da Moeda Britânica e presidiu a Royal Society.

Retrato de Isaac Newton na meia-idade, óleo sobre tela de Sir Godfrey Kneller concluído em 1702
Sir Isaac Newton em 1702 por Godfrey Kneller.

Infância e Adolescência de Isaac Newton

Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642, em uma fazenda no interior da Inglaterra, na cidade de Woolsthorpe. Nasceu no mesmo ano que Galileu Galilei morreu. Como era muito místico, este fato o fez entender que devia dar continuidade aos estudos do grande cientista.

Logo depois no início de sua adolescência, entre 12 e 16 anos Newton tinha o hábito de copiar os textos que lia. Copiava as vezes manuscritos inteiros, com instruções de desenhos, receitas para fazer cores e técnicas de fundir metal. Bem como, nesta mesma idade chegou a fazer em seu caderno de anotações, a longo de 42 páginas, um pequeno dicionário com mais de 2,4 mil palavras. Por outro lado, na escola, era um aluno medíocre, nem ruim, nem bom.

Aos 16 anos saiu de sua casa para estudar na Kings School. Ficou hospedado na casa de um boticário (farmacêutico), consequentemente teve acesso a livros e aprendeu como manipular ervas, fazer medicamentos e até mesmo catalogar plantas e ingredientes. Nesta época era ansioso, solitário e competitivo portanto com frequência brigava com os outros garotos da escola no pátio do colégio. Diziam que ele se apaixonou pela afilhada do boticário.

Nesta idade é evidente seu porão consciencial, isto é, a fase de comportamentos imaturos e instintivos. Ou seja, seu caso, mostra-se um comportamento anti-social e agressivo. Chegou a ameaçar incendiar a casa de sua mãe e padrasto.

Ingresso na Universidade

Seu tio organizou uma maneira e enviar o jovem, com 19 anos, para a Universidade de Cambrige. Nesta época, ele encarava o aprendizado de forma obsessiva, como uma busca a serviço de Deus. Extremamente religioso, costuma escrever confissões em seu caderno, como: “ansiar por dinheiro, conhecimento e prazer mais do que por Vós [Deus]”. 

Nesta época, o currículo das Universidades britânicas estava ultrapassado. Aristóteles era a maior autoridade em todos os campos de conhecimento. Mesmo assim, Newton foi capaz de estudar filósofos como René Descartes e astrônomos como Galileu Galilei. Além disso, na mesma época que Newton ingressara na faculdade, Cambrige teve pela primeira vez um professor de matemática, Isaac Barrow. Coincidência curiosa, não é mesmo?

Em suma Newton mostra-se precoce e intensa sua relação com o autodidatismo. Muito mais do que um mero acadêmico, Newton sabia encontrar quais os conhecimentos mais prioritários para sua programação existencial. Por hipótese, deve haver alguma intervenção de amparo extrafísico.

Vida Afetivo-sexual

Aos 27 anos, Newton tornou-se professor no Trinity College. Os professores precisavam fazer juramentos cristãos para permanecerem no cargo. Além disso, a castidade era obrigatória e o casamento era proibido.

Aos 50 anos, Newton nunca chegara a se relacionar afetivamente com uma mulher. Seus amigos tentavam arrumar-lhe amantes, mas ele se enfurecia. Enquanto isso disse que o caminho para a castidade era ocupar a mente com estudos e meditações filosóficas.

O médico que o examinou após sua morte, afirmou que este nunca sentira “o gosto do pecado”. Entretanto, não passa de uma especulação. Porque realmente Newton não teve um relacionamento afetivo-sexual duradouro com nenhuma pessoa ao longo de sua vida e não há registros de relações casuais.

Curiosidades sobre a vida de Isaac Newton

Como todo gênio, Newton tinha muitas excentricidades. Veja algumas delas:

Perfurar o olho

Em suas experiências de óptica, Newton perfurou a parte interior do próprio olho com um estilete a fim de observar o que ocorreria. Movia o estilete de um lado para o outro e via círculos projetados em sua visão.

Também olhava fixamente para o Sol até ficar com manchas em sua visão. Depois de um tempo, conseguia fazer aparecer essas machas em sua vista somente com a força do pensamento, sem precisar olhar para o Sol. Quando elas começaram a fica permanentes, ele se trancou por 3 dias em um quarto escuro até sua visão voltar ao normal.

Virgem e homossexual

Como já foi dito, não há registros de relacionamentos afetivos de Newton com mulheres, por isso há especulações sobre ter morrido virgem aos 85 anos. Contudo, em algumas cartas Newton mostra-se afetuoso com Nicolas Fatio, um matemático suíço, com o qual tinha estreitas relações científicas – talvez estivessem estudando a atração entre seus corpos. Quando houve suspeitas da comunidade sobre sua relação, os dois pararam de se comunicar.

Caderno de pecados

Newton carregava um livro onde registrava seus pecados. Havia registros como: ameaçar incendiar a casa de sua mãe; ansiar por prazer mais do que a Deus; bater na irmã.

Loucura

Isaac Newton teve um colapso nervoso por volta dos 50 anos e nunca mais teve o mesmo brilhantismo de antes. Não se sabe ao certo o motivo de seus problemas, mas ele encontrava-se em um estado de estresse agudo devido sua fama de cientista e à sua posição como diretor da Casa da Moeda.

Seus amigos o deixaram preso em casa por alguns meses até que ele começasse a se recuperar. Era necessária muita paciência para lidar com este pesquisador.

É possível que tenha relação com intoxicação por mercúrio, pois ele tomava muitas das poções que fabricava como alquimista. Elas o deixavam com insônia e paranoia.

Receba as novidades sobre inversão existencial em primeira mão!

Relação com amigos

Newton era muito não era muito carinhoso com seus pares, veja só o que ele escreveu à John Locke:

“Por ter entendido que o senhor havia se empenhado em arrumar confusões envolvendo mulheres […], quando alguém me contou que o senhor caíra enfermo e não sobreviveria, respondi que seria melhor que morresse mesmo. Peço seu perdão”.

John Locke foi um amigo próximo de Newton em sua maturidade, tendo ficado impressionado com o conhecimento bíblico do cientista.

Falsidade

Newton também era um pouco falso e tinha reações instáveis com as pessoas. Um de seus maiores arqui-inimigos foi Robert Hooke. Mas com ele teve também longas e cordiais conversas filosóficas por meio de cartas, dentre às quais ele escreveu:

“Se consegui enxergar mais longe, por ter ficado em pé sobre os ombros de gigantes”.

Curiosamente, Hooke era de estatura baixa, mas acredita-se que isto não foi levado em conta na frase de Newton, visto que “ombro de gigantes” era uma expressão comum na época.

As principais descobertas

Em 1665, por causa da peste negra, precisa se mudar para sua fazenda. Nesta época, totalmente isolado em seu quarto, fez as maiores descobertas de sua vida e com apenas 23 anos. Reparem: Newton fez uma das maiores descobertas da ciência durante o isolamento social de uma pandemia. Durante a pandemia do COVID-19 é sua chance de fazer uma revolução científica.

Primeiro, começou a reformular a matemática. Desenvolvia séries infinitas, prática ainda pouco dominadas em sua época. Criou então o cálculo diferencial e integral, chamado por ele nessa época de método das fluxões.

Em seguida, observando as macieiras do jardim de sua casa, teve o insight da lei da gravitação universal: a gravidade era uma força emanada pelos corpos, e não uma propriedade do espaço. Com isto, também propôs novas 3 leis do movimento, conhecidas hoje como as 3 leis de Newton.

Por fim, também fez o seguinte experimento: deixou seu quarto às escuras e fez um furo na veneziana, deixando um feixe de luz solar entrar pelo buraco. Colocou um prisma entre o feixe de luz e a parede, vendo a luz branca do sol dividir-se nas sete cores do arco-íris.

Gravura do experimento decomposição da luz com prisma realizada por Isaac Newton

Sua omissão, no entanto, foi postergar a publicação de suas descobertas. Embora fizesse suas primeiras descobertas no início da juventude, veio a publicadas somente depois dos 30 anos de idade e por insistência de um de seus amigos.

Eis abaixo uma lista resumindo suas principais contribuições para a ciência:

1.  Gravidade. Formulação da lei da gravitação universal, tanto com uma descrição matemática quanto física, pois depois de suas publicações a gravidade passou a ser entendida de forma completamente diferente.

2.  Cálculo. Formulação do infinitesimal pelo método das fluxões. Atualmente conhecido como cálculo diferencial e integral e usada a notação de Leibniz, Newton contribuiu para sua formulação inicial.

3.  Espectro. Descoberta do espectro da luz, mostrando que a luz branca é composta por outras 7 cores.

4.  Telescópio. Construção de um telescópio refletor e não refrator. Com esse instrumento era possível eliminar distorções

As três leis de Newton

Uma das qualidades intelectuais de Isaac Newton era sua capacidade de formular suas descobertas em fórmulas e proposições sintéticas e funcionais. Com isso formulou três leis, conhecidas hoje como as 3 leis de Newton:

A primeira delas é chamada de lei da inércia, estando sua formulação original traduzida abaixo:

Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

Ela diz que um corpo permanece em estado de repouso ou em movimento retinínio uniforme a menos que seja aplicada outra força sobre ele.

A segunda lei é também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, também descrita pela fórmula: . (a força de um corpo é igual ao produto de sua massa pela aceleração). Eis abaixo seu enunciado original:

“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”

Ela diz que a força de um corpo é decorrente da aceleração por ele imprimido. Quanto mais acelerado, mais força há em um corpo e vice-versa.

A terceira lei, também conhecida como lei da ação e reação, diz que todas as forças agem aos pares, conforme sua formulação inicial:

“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Os pares de ação e reação tem sempre a mesma intensidade, mesma direção, sentido oposto e mesma natureza.

Estas leis, de forma geral, estão incorporadas em nossa intuição: sabemos que nosso copo será lançado para frente quando o carro frear (inércia); que um objeto acelerado causará mais danos que um devagar (princípio fundamental da dinâmica) e dois corpos colidindo serão igualmente prejudicados.

Pode parecer estranho, mas há 500 anos as pessoas não tinham essa noção que hoje parece tão óbvia para nós.

As principais obras de Isaac Newton

Newton, nos primeiros anos de sua vida, não tinha interesse em fazer publicações. Via a descoberta científica como uma missão solitária, que deveria guardar apenas para si. Mesmo depois de famosos e de muitos livros publicados, a maior parte de seus escritos não foi publicada. Hoje existe na Universidade de Cambrige o Projeto Newton, o qual visa a publicação de seus trabalhos sobre alquimia, teologia e sobre a casa da moeda. Eis abaixo os principais livros por ele publicado.

1.  Philosophiae Naturalis Princípia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural): primeira obra de Newton, nela é publicada suas três leis bem como a gravitação universal.

2.  Methodus Fluxionum et Seriarum Infinitarum (Métodos das Fluxões em Séries Infinitas): nela é publicada a suas principais contribuições para o cálculo infinifesimal.

3.  Opticks (Óptica): aqui é apresentada ao mundo as teorias e experimentos do cientista com a luz, desta vez sem grandes formulações matemáticas, pois visava atingir um público mais amplo.

4.  Arithmetica Universalis (Aritimética Universal): este livro resumo as aulas do pesquisador em Cambrige – aliás, muito desinteressantes – onde são apresentados seus métodos de resolução de problemas matemáticos.

Além de suas obras científicas, no fim do século XX foram publicados alguns de seus textos sobre teologia, intitulado As Profecias do Apocalipse e o Livro de Daniel. Nele o cientista faz análises sobre os livros proféticos da bíblica.

Nesta obra é possível ver a regressão infantil de Newton às tendências místicas de sua época, evidenciando total falta de inteligência evolutiva e a síndrome da erudição desperdiçada (também chamada de síndrome de Swedenborg).

Vida Social e Intelectualidade na Meia Idade

Isaac Barrow convidou Newton para participar das reuniões da Royal Society. Ele optou por não comparecer às reuniões presencialmente. Em vez disso, preferiu escrever uma longa carta expondo seu experimento com o prisma e suas conclusões sobre as propriedades da Luz. Em 1672, aos 30 anos, Newton faz sua primeira tentativa de se expor em público. 

Junto à Alquimia, a Teologia mostrou-se como um dos principais interesses da meia idade do pesquisador. Newton era mais bruxo que cientista. Paradoxalmente, devido ao método de pesquisa de suas obras posteriores, ele foi o responsável por purgar da ciência qualquer aspecto místico.

Embora acreditasse em um Deus “eterno e infinito”, por outro lado era contra a Santíssima Trindade. Acreditava que a crença em Jesus e no Espírito Santo eram um pecado de idolatria.

No entanto, ele lia as escrituras obstinadamente. Tinha uma fascinação especial por profecias, pelas quais chegou a desenvolver métodos de interpretação. Chegou a comparar Bíblias em inglês, latim, grego, hebraico e francês, escritas em diversas épocas. Com isso, concluiu que as escrituras contemporâneas haviam sido adulteradas para fortalecerem a imagem de Jesus Cristo.

Portanto nesta fase da vida novamente percebe-se a omissão assistencial do cientista. Todo estudo feito por ele nesta época nunca foi publicado. Entretanto, possivelmente sua inclinação para estudos místicos talvez tenha lhe dado abertura para o estudo do parapsiquismo em outras vidas.

A Publicação de Seu Primeiro Livro

Em 1684, Halley e Hooke estava tentando entender porque os planetas se moviam em torno do Sol em um movimento de elipse. Depois de não chegarem a nenhuma conclusão – talvez por debaterem esses assuntos tomando cerveja, mandaram uma carta para o Newton pedindo ajuda. É claro que Newton se gabou dizendo que sabia o porquê e respondeu uma carta enunciando a lei da gravitação universal.

Halley ficou enlouquecido com a resposta de Newton e foi atrás dele para saber mais sobre o assunto. Depois de ler diversos textos de Newton, decidiu então que iria patrocinar a publicação de seu primeiro livro.

O livro se chama Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Nele, Newton apresenta a lei da gravitação universal e suas três leis do movimento – aquelas que você estuda na escola – e a aplicação deste conhecimento.

Com muita matemática, calcula os movimentos dos planetas, da lua, do movimento das marés, tudo isso com uma precisão enorme. Além disso, neste livro ele descreve como deveria funcionar a Ciência. Logo depois, este livro inaugura a ciência como a conhecemos. Ao passo que foi escrito com uma linguagem bastante inacessível, pois ele não queria ser “perturbado com leigos em matemática”.

Esta obra do Newton fez exatamente isso. Depois de sua publicação, todo o desenvolvimento da física, da química, da matemática e da engenharia foi impulsionado. O método científico foi inaugurado, a matemática foi trazido para o centro das ciências físicas e o misticismo foi purgado das investigações científicas.

Carreira Profissional

Em 1696, Newton abandonou para sempre sua clausura em Cambrige. Foi convidado pelo Rei para dirigir a Casa da Moeda. Como resultado a universidade foi seu lar por 35 anos, ele saiu de lá sem olhar para trás e nem deixar amigos. Bastante ingrato, não é mesmo?

Seu novo trabalho era bastante lucrativo e exigia pouco esforço físico e mental. Por consequência exigia pouca matemática, basicamente só as 4 operações básicas – igual todos os empregos de pessoas normais – mas a contabilidade era bastante complexa.

Moeda comemorativa de cinco libras com a gravura de Isaac Newton
Moeda comemorativa de cinco libras com a gravura de Isaac Newton

Além de ganhar um salário alto, ele ainda ganhava uma porcentagem das moedas que fabricava. Com esse trabalho, ficou milionário. Desde o século XVII, ser funcionário público te deixa rico mais rápido do que ser um gênio da física. Vai entender.

Newton foi convidado para ser presidente da Royal Society e aceitou o convite. Ele era definitivamente um dos membros mais insuportavelmente chatos: ia à todas as reuniões, comentava sobre todos os assuntos e não aceitava ser contrariado.

Rotina de Isaac Newton

Uma pessoa notória não se faz apenas com uma boa genética, mas sim com dedicação e persistência. Isaac Newton tinha uma rotina estranhamente obsessiva em seus estudos e pesquisas, o que provavelmente contribuiu para a abrangência de seu pensamento. Venha a rotina do pesquisador em algumas fases de sua vida.

Estudante e pesquisador em Cambrige

Como estudante, Newton recebia pouco dinheiro de sua mãe para ajudar em seus estudos. Por causa disso, precisava prestar serviços para outros alunos, a fim de ganhar um dinheiro extra e ajudar a pagar a faculdade – isto era conhecido como subserver.

Nesta época – e em boa parte de sua vida – Newton era workaholic. Costumava passar noites em claro perdido em leituras, experimentos ou observações astronômicas.

Não tinha uma organização exemplar, ou algum método de produtividade. Contraditoriamente, era um tanto desorganizado: deixava papeis espalhados por todo seu quarto, muitos deles envolvendo pesquisas inacabadas. Na maior parte de sua juventude, não tinha o hábito de iniciar e terminar um projeto de pesquisa.

A sua produtividade era baseada na obsessão. Passava noites em claro escrevendo séries matemáticas ou vasculhando textos bíblicos em busca da data do apocalipse.

Entretanto, quando tinha interesse, iniciava e terminava uma obra de maneira exemplar, escrevendo tratados científicos que perduraram por séculos.

Diretor da casa da moeda

Na adultidade, Newton trabalhou como diretor da Casa da Moeda. Neste cargo, diferente do que muitos imaginariam, Newton era muito eficiente, levando a instituição à um novo patamar de produtividade e organização.

As habilidades científicas de Newton auxiliaram muito a contabilidade e o sistema financeiro da Inglaterra. Ele implementou métodos de mensuração, registro e conferência nunca antes vistos na administração pública de um país.

Aliás, um mito muito comum é pensar que cientistas são pessoas teoriconas. Uma pessoa com um raciocínio elevado também é um excelente trabalhador braçal, pois descobre melhores maneiras de fazer o trabalho com eficiência.

Análise da vida de Isaac Newton sob uma nova perspectiva

Esta análise será realizada sob a ótica da inversão existencial, nesta técnica evitam-se filhos, casamentos, comprometimentos religiosos ou políticos, além da dedicação à uma carreira profissional assistencial, ao desenvolvimento do parapsiquismo, do autodidatismo e da assistência. Assim também ela se inicia na adolescência, onde precocemente busca-se a evolução. Newton vivenciou muitas premissas desta técnica, entretanto será que podemos dizer que ele à vivenciou?

Nesta nova perspectiva busca-se aproveitamento máximo da vida humana com base no Universalismo, na Cosmoética e da Multidimensionalidade. Seu objetivo é o desfrute evolutivo da existência, partindo da premissa de que somos uma consciência e não somente o corpo físico.

Análise dos pontos positivos da vida de sua vida

A inversão existencial, ou invéxis, tem dois coadjuvantes: os amparadores extrafísicos e o autodidatismo. Em sua juventude, percebe-se claramente este segundo coadjuvante. Embora não fosse o melhor exemplo na escola, buscava de forma autônoma os conhecimentos que considerava útil para sua vida.

Desta forma o amparo extrafísico se mostra presente em suas escolhas de livros e encontro com pessoas, mostrando sua relação com o primeiro coadjuvante da técnica.

A unidade de medida da invéxis é a precocidade e esta qualidade não faltava em Newton. Ao passo que com apenas 23 anos foi capaz de cruzar a fronteira do conhecimento de sua época. Nisto pode-se observar outra qualidade invexológica do pesquisador: a habilidade de priorizar o mais evolutivo para sua vida.

Quem aplica a invéxis procura fazer assistência ainda na juventude, não esperando a aposentadoria para isto. Esta assistência é baseada na tarefa do esclarecimento, isto é, na produção e divulgação de conhecimentos libertários para as consciências. Newton fazia este tipo de assistência. Antes de atingir a maturidade biológica – 26 anos de idade – foi capaz de resolver questões misteriosas para grandes nomes anteriores a ele, como Galileu, Copérnico, Kepler e Tycho Brae.

Publicação de Livros

Outro ponto positivo da vida de Isaac Newton foi a publicação de livros. Sob o mesmo ponto de vista a técnica da invéxis objetiva o exclusivismo às gestações conscienciais (gescon), isto é, livros capazes de trazer conhecimentos libertário para humanidade. Dessa maneira as gescons não se resumem à obras intelectuais, pois elas são a materialização de conhecimentos capazes de renovar o conhecimento humano.

O aplicante da técnica da invéxis busca construir uma carreira profissional sólida e assistencial, de modo que lhe gere renda suficiente para pagar seu gastos pessoais. Busca também conquistar independência financeira, a fim de conseguir liberdade para seus estudos e pesquisas. Newton fez isso de maneira inteligente. Entretanto, teve falhas em termos de Cosmoética.

Análise dos pontos negativos de sua vida

Devido às críticas recebidas por suas proposições pela luz, 15 meses depois de sua eleição para Royal Society, ele decidiu se retirar da sociedade e de toda troca de cartas. Além de teimoso e inflexível, Newton não tinha maturidade emocional para lidar com críticas, ficando ausente da sociedade científica por anos.

Newton ficava dias em seus aposentos em Cambrige, sem se importar com refeições ou descanso. Quando saía, ficava igualmente isolado no salão principal da Universidade. Seus colegas aprenderam a não lhe perturbar, enquanto ele permanecia sozinho e distraído desenhando diagramas no chão.

Quando exercia seu cargo, liderava grupos de investigadores a fim de punir ladrões e falsificadores de moedas. Quando encontrava algum, dava-lhes sentenças de morte pela forca ou amputação das mão. Estas atitudes são frontalmente antagônicas à invéxis, pois esta é uma técnica que visa a vivência máxima da Cosmoética.


Outro ponto importante para a invéxis é o desenvolvimento da afetividade madura, por meio da composição da dupla evolutiva. A dupla evolutiva é uma proposta de relacionamento, sem filhos ou casamento, baseado na confiança e na assistência. Em relação ao cientista, esta sem dúvida foi uma lacuna em sua vida, talvez influenciando em seu temperamento difícil e inflexível.

Conclusões sobre a vida de Isaac Newton

O que Newton descobriu continua sendo a essência daquilo que conhecemos, como se fizesse parte de nossa intuição natural. Mais do que qualquer outro filósofo de sua época, foi o maior arquiteto do pensamento moderno. Graças a suas proposições é que procuramos leis matemáticas para os ciclos econômicos e para o comportamento humano.

Na opinião deste autor, Newton não pode ser considerado um aplicante da invéxis. Isto porque a decisão de não casar e não ter filhos, em seu caso, não foi pensada em lhe dar liberdade, mas sim uma proibição imposta por seu cargo na Universidade. Além disso, ao longo de sua vida foi responsável pela pena de morte de algumas pessoas, o que gera um estigma em sua vida multidimensional. E você, leitor, acha que Newton aplicou a técnica da inversão existencial?

Gostou? Leia também:

René Descartes: Vida, Obra e Aproximações com a Invéxis

Resenha Crítica do Livro A República, de Platão

Invexograma de Leonardo da Vinci: Análise Introdutória